Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 926 / 2017

18/06/2017 - 17:33:07

ABC do Interior

Roberto Baia

Salário dos professores

A presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Graça Lisboa, informou, durante sessão do Legislativo, que na reunião com o Sinteal, sugeriu ao prefeito Rogério Teófilo que acatasse a proposta de um dirigente do movimento (professor Arnaldo Rocha) que entregasse ao movimento grevista a documentação de receita do Fundeb, para que o sindicato pudesse analisar as contas da Educação, o que foi aceito pelo prefeito. 

Feita a avaliação por parte dos profissionais da Educação, eles chegaram à conclusão de que o aumento poderia ser dado.

Duas categorias

De acordo com a vereadora, no encontro seguinte o prefeito afirmou que se desse o aumento para os ativos, não poderia repassar para os inativos, que são remunerados com o dinheiro da previdência do município e não do Fundeb. A vereadora Professora Graça, por sua vez, destacou que o aumento teria que ser para as duas categorias. 

“Foi quando o prefeito  falou que não poderia por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, que seria desrespeitada com a equiparação dos inativos”, explicou a vereadora.

É a favor

Em seu pronunciamento na tribuna da Casa, Professora Graça declarou que se tiver que defender algum lado, defenderia, como está defendendo,  os profissionais da Educação, pois ela é a favor  de suas reivindicações. “Porém, os vereadores precisam conhecer o teor dos documentos analisados pelo Sindicato, para poder ajudar nas negociações”, disse a vereadora para informar que a Casa recebera um ofício do Sinteal, pedindo a realização de uma Audiência Pública, o que vai ser discutido com os vereadores.

Ela falou que as negociações ainda continuam e que os vereadores receberam bem a iniciativa do sindicato em conversar com os profissionais de Educação.

Fora do Cauc

Após o pedido de Tutela Cautelar, feito pela Prefeitura de Palmeira dos Índios ao Tribunal Regional Federal (TRF), sediado em Recife, efetuado pelo procurador Geral do Município, finalmente, o município virou uma página negra na sua história. A cidade estava com nome sujo e, agora, volta a exercer o exercício normal das atividades ao sair da lista de devedores do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o antigo Cadastro Único de Convênios, o Cauc.  

A decisão judicial também determina que a União e a Caixa Econômica Federal excluam o nome de Palmeira dos Índios do Cadastro de Informações de Créditos não Quitados (Cadin).

Outros municípios

Até o momento, Palmeira dos Índios (AL), Ilhéus (Bahia), Óbidos (Pará), Santarém (Pará), Santana (Macapá), Espigão do Oeste (Roraima) e Uruguaiana (Rio Grande do Sul) conseguiram sair do cadastro de devedores por meio deste tipo de decisão. 

Dos 16 itens que constavam no Cauc, o município de Palmeira ainda tinha duas pendências que somavam uma dívida de R$ 25 milhões em Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), deixada por governos anteriores. E foi justamente referente a este débito que a Justiça concedeu a tutela provisória de natureza cautelar, para determinar a exclusão do registro do município em virtude desta pendência.

Gestão anterior

Com isso, Palmeira estava impossibilitada de receber recursos provenientes do governo federal, enquanto fizesse parte da lista de maus pagadores. 

“Estamos aliviados porque a partir de agora, o município vai poder receber os recursos que conquistamos pela bancada federal, e também de alguns ministérios, nos nossos cofres públicos. Não era justo que Palmeira sofresse com dívidas deixadas por gestões anteriores e não pudesse receber os repasses nas áreas de infraestrutura, de turismo e tantas outras. Agora, temos a possibilidade de dar andamento aos nossos projetos que vão beneficiar Palmeira e a população”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Lixo no Baixão

O lixo espalhado em alguns bairros de Arapiraca é um dos problemas que a atual administração vem enfrentando nos últimos meses. Na Rua Abel Monteiro, no bairro Baixão, a comunidade tem feito insistentes apelos e até o momento nenhuma providência foi adotada.

 Muita sujeira

De acordo com informações dos moradores, o lixo toma conta do logradouro há mais de um mês. Para piorar ainda mais a situação, até caminhões e carroças colocam lixo no local diariamente, sem que nenhuma atitude tenha sido tomada para evitar o problema.

 Mau cheiro

“Os moradores não aguentam mais. O local está quase intransitável, por conta de muito lixo doméstico, entulhos e metralhas jogados no meio da rua. À noite, a fedentina é insuportável. Os mosquitos e escorpiões colocam em risco a vida dos moradores e, principalmente, das crianças e idosos”, afirmou um morador que pediu para não ter o seu nome revelado com medo de represálias.

Hospital-escola

Com Live Comunicação -  Única opção de atendimento de emergência clínica para Arapiraca e mais de 50 cidades, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho se tornará em breve hospital-escola da Universidade Federal de Alagoas.

A informação foi passada por representantes da Ufal, que já solicitou as certidões e todos os documentos necessários para que o convênio seja firmado. 

Ensino e Pesquisa

Uma comissão entre técnicos e professores do hospital e da universidade foi criada para acompanhar o processo. Um dos primeiros passos será a criação da Coordenação de Ensino e Pesquisa, que ficará responsável em estruturar a parceria com a universidade.

De acordo com o diretor-médico do HR, Ulisses Pereira, a oficialização deverá ocorrer até o final do ano. Ele comemorou a notícia como um dos momentos mais importantes da história do hospital.

PELO INTERIOR

... Com Ascom - Foi encerrado na quarta-feira (14), o prazo para o preenchimento do formulário online, disponível no site da prefeitura http://web.arapiraca.al.gov.br, referente ao cadastro do Censo 2017 dos servidores efetivos municipais de Arapiraca. Quem não realizar o procedimento será excluído da folha de pagamento de junho.

... Durante o procedimento online, o servidor foi direcionado a página de agendamento, onde escolheu data e horário para a entrega dos documentos exigidos pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, que segue até este sábado (17), no anexo do  3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges.

... Em reunião com a secretária municipal de Educação de Arapiraca, Mônica Pessoa, a vereadora Professora Graça pediu a relação das escolas que estão funcionando.

... O documento lido na tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, na presença de 13 dos 17 vereadores da Casa, a Professora Graça destacou que 6 escolas que estão funcionando normalmente, outras 38 escolas, de acordo com o documento, estão funcionando parcialmente e outras 15 escolas estão fechadas.

... Escolas que estão funcionando normalmente, de acordo com o documento lido pela presidente da Câmara Municipal de Arapiraca: Escola Benjamim Felisberto, Escola João Carlos, Escola Otávio Lourenço, Escola Pedro Suruagy, Escola Clodoaldo Pedro e a Escola Suely de Almeida.

... Na tarde de terça-feira (13), a alegria do clima junino tomou conta dos servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Judá Fernandes Lima, em Arapiraca, responsável por atender mais de quatro mil famílias dos bairros Cacimbas, Padre Antônio Lima Neto e parte do Olho d’Água dos Cazuzinhas.

... Durante a festa, os servidores daquela Unidade, localizada no Bairro Cacimbas, improvisaram uma quadrilha junina ao som do tradicional forró pé-de-serra, num arraial regado a forró, comidas típicas e muita confraternização.

... De acordo com Valdicledja de Souza Balbino, gerente daquela UBS, a comemoração festiva teve como objetivo proporcionar uma maior interação entre os servidores.

... “Apesar da equipe estar diariamente unida, o clima junino é ideal para renovarmos os vínculos de amizade e união de equipe. Somos um time que trabalha para garantir a saúde e a qualidade de vida de milhares de pessoas”, frisou a diretora.

... A UBS das Cacimbas realiza atendimentos diários à população, disponibilizando clínicos gerais, enfermeiros, dentistas, nutricionista, assistente social, além dos agentes de saúde.

... Aos nossos leitores, desejamos um excelente final de semana, repleto de paz e saúde. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia