Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 923 / 2017

29/05/2017 - 10:10:53

EM TEMPOS DE CRISE

Sofia Sepreny Estagiária sob supervisão da Redação

Em meio à crise política e econômica, o brasileiro mostrou mais uma vez que não perde o bom humor, uma de suas maiores virtudes. Mesmo em um cenário conflituoso, os posts nas redes sociais conseguem trazer muitas mensagens críticas em tons “hilários”.

Há tempos o comportamento dos brasileiros nas redes sociais vem sendo prova de que não importa a situação em que se está, o bom humor prevalece. Aconteceu na crise política de 2013, no impeachment da presidente Dilma, no início da Lava Jato, na operação Carne Fraca e agora, mais forte do que nunca, após a divulgação da delação da JBS comprometendo vários políticos, inclusive o presidente Michel Temer.

De acordo com o professor de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Dantas, a formação da cultura e a natureza social do brasileiro são objeto de estudos de diversos assuntos antropológicos. O lado africano dos ancestrais brasileiros teria trazido a descontração da nossa sociedade. “Com rituais alegres, por exemplo, os africanos levaram o brasileiro pro lado da felicidade, pela maneira descontraída de interagir, de conversar, fazendo que com essa mistura, resultasse em um povo alegre”.

“Já tive a oportunidade de viajar a trabalho para muitos lugares no mundo e eu nunca vi um povo tão alegre e bem humorado como o povo brasileiro”, completa o professor. Ele ainda diz que “os memes não são sempre resultado de combustão espontânea, muitas vezes são criados por terem outro interesse por trás, porém conseguem trazer à tona a verdade que o povo não diz de maneira direta, utilizando o bom humor”.

Muitos memes que surgiram desde que o impeachment da Dilma foi anunciado duram até hoje. Um bom exemplo disso é o meme da jornalista e apresentadora Ana Furtado, acostumada a substituir apresentadores de TV da emissora Globo. Quando Dilma sofreu impeachment, uma foto da Ana Furtado no aeroporto dizia “Ana Furtado é vista chegando em Brasília”. Agora após as delações da JBS a imagem continua a rodar pelas redes sociais subentendendo-se que ela substituirá Michel Temer na presidência. 

Com as gravações comprometedoras da delação da JBS divulgadas ao público, diversos posts na internet trouxeram a criatividade do brasileiro à tona. Um dos memes mais vistos pelos internautas traz a bandeira do Brasil com a frase emblemática do centro, Ordem e Progresso, substituída por Pega fogo cabaré .

Outro exemplo foi o cantor sertanejo Michel Teló que aproveitou para brincar com um deles. Ao ver que um brasileiro confundiu seu sobrenome com o do presidente Michel Temer, o cantor disse que não iria renunciar ao seu cargo. Já o primeiro nome do dono da JBS, Joesley Batista, é – segundo os internautas – uma junção de dois ícones da música brasileira: Joelma (cantora de Calypso) e Wesley Safadão.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia