Acompanhe nas redes sociais:

15 de Dezembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 923 / 2017

29/05/2017 - 09:47:00

Meio Ambiente

Sofia Sepreny da Costa

Descarte irregular

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) apreenderam e autuaram um caminhão realizando descarte irregular de resíduos na área verde do bairro de São Jorge. O flagrante ocorreu na terça-feira, 23. A empresa responsável pelo veículo foi autuada e terá que pagar multa, além de retirar todo o material destinado irregularmente do local. Funcionários que estavam no local apresentaram a autorização para funcionamento, mas não para o local de descarte, confirmando a irregularidade.

Animais resgatados  

A equipe veterinária do Instituto do Meio Ambiente (IMA) está cuidando dos bichos que não se encontram em condição de soltura, depois do resgate de cerca de 1500 animais durante Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI). Até agora 1000 já foram soltos e 94 encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).

Trekking com consciência

As provas de trekking em Alagoas são conhecidas pela grande adesão de atletas e aventuras em diversos locais do estado. Mas a 5ª Etapa da Liga Alagoana de Trekking, organizada pelo grupo “Maderada”, irá promover uma ação especial de proteção ao meio ambiente no dia 10 de junho. A organização da prova está coletando junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) mudas que serão plantadas por atletas logo após o evento como uma forma de preservar os espaços que recebem os eventos de corrida, promo-vendo esse replantio.

Quebrangulo 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entrega à população um poço artesiano e duas nascentes recuperadas. A proposta da secretaria é levar água de qualidade a quem mais precisa de forma contínua e diária. Um poço artesiano com sistema de abastecimento será entregue na comunidade Sítio Lagoa Queimada, beneficiando 65 famílias. Em relação às nascentes, a comunidade Riachão será contemplada e os benefícios são estendidos a 80 alunos da Escola Municipal Rodrigo Jacinto Tenório, um posto de saúde e mais de 25 famílias da região. Fora os recursos hídricos, um bosque com a plantação de mil mudas de ipê substituirá um lixão que fica no centro da cidade e será desativado.

Chuva 

Em transição para o inverno, a capital alagoana recebeu fortes chuvas na última semana, com isso a qualidade das águas das praias para banho não está  apropriada. O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou nota informando que a população deve ficar atenta às condições do mar e evitar o banho nos próximos dias. Durante esse período a probabilidade de contaminação pelas águas que lavam as ruas é maior, e coloca em risco a saúde dos banhistas.

Amazônia

Os assentamentos da reforma agrária na Amazônia ocupam cerca de 8% de todo o território, o equivalente a mais de 41 milhões de hectares e representam 81% de toda a área destinada à reforma agrária do país. Essas regiões têm servido como forma de aliviar a pressão social sobre a terra, mas também favorecem o desmatamento. É necessário informar-se sobre, pois quase 30% de toda a área destinada aos assentamentos foram desmatadas. Existem projetos nessa área que diminuem o desmatamento através de sistemas agroflorestais. O Instituto de Pesquisas na Amazônia (Ipam) promoveu durante cinco anos o projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia (PAS) que mostrar como projetos ambientais podem dar sustentabilidade econômica e ambiental para estas regiões.

Cerrado

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, assinou um acordo que destinará US$ 32,48 milhões para o Cerrado. Os recursos são provenientes do Programa de Investimentos em Florestas (FIP), e a medida apoiará o registro das propriedades rurais familiares em municípios selecionados e recuperação de Reservas Legais, reduzindo assim, o desmatamento.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia