Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 922 / 2017

22/05/2017 - 16:49:51

Economia em Pauta

Sofia Sepreny da Costa

Alagoas ganha 1.575                    novas empresas em abril

Durante o mês de abril foram abertos 1.575 negócios, com destaque para os Microempreendedores Individuais (MEI), que representam 76,8% do número total, com 1.210 constituições. O número de empreendedores individuais no Nordeste aumentou 13,6% entre os anos de 2015 e 2016. Alagoas, por exemplo, teve aumento de 11,5% entre estes anos, são 72.067 pessoas atuando nestas condições. A região nordestina detém cerca de 1,24 milhão de pessoas cadastradas no Portal do Microempreendedor. Em 2016, houve ainda o registro de 7.454 novos MEIs alagoanos.Os dados são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste.

Conta de luz vai bancar obras no Norte

O governo aderiu uma nova forma para tentar continuar com seu plano de construir 721 quilômetros de linhas de transmissão entre cidades de Manaus (AM) e Boa Vista. Isto é um trecho que falta para interligar todos os estados brasileiros por uma única rede de distribuição elétrica.  A maneira que o governo viabilizou foi utilizar a cobrança de um encargo nas contas de luz de todos os usuários do País, a chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). O uso deste encargo para a construção de linhas de transmissão passou a ser possível a partir de um decreto publicado pelo governo na semana passada e que altera as regras sobre utilização desses recursos.

Crise não afeta                setor de casamentos 

Apesar da grande crise no País, existe um setor que até o momento não foi afetado pela situação financeira nacional, o de casamentos. Celebrações matrimoniais continuam sendo um ótimo negócio para empresas lucrarem com produtos e serviços durante todo o ano, se adaptando a orçamentos de acordo com as circunstâncias. Segundo o último levantamento de Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um total de 1.137.321 casamentos no ano de 2015, 2,8% a mais que em 2014. Em 2014, por exemplo, esse mercado chegou a movimentar R$ 20 bilhões e entre 2013 e 2016, o crescimento foi de 25% em todo o Brasil.

Incentivos fiscais em Alagoas

A empresa Intercement Brasil S.A., que tem como atividade principal a fabricação e comercialização de cimento e concreto, receberá o incentivo fiscal de crédito presumido de 92% na saída de produtos industrializados através do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

O Prodesin concede o diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.

Novo sistema de água

Um investimento de R$ 2,1 milhões foi anunciado pelo governo do Estado e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O projeto, já concluído e encaminhado para licitação, visa um novo sistema de abastecimento de água para reforçar o atendimento a Fernão Velho e a região de Santa Amélia, dois bairros de Maceió. Quando concluído, o projeto beneficiará uma população de cerca de 30 mil pessoas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia