Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 921 / 2017

16/05/2017 - 07:09:45

Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão inova

gestores da Lei de Acesso já foram treinados para usar novo sistema

assessoria
Responsáveis pela Lei de Acesso à Informação nos órgãos do Estado recberam treinamento

Os servidores responsáveis pela Lei de Acesso à Informação (LAI) dos órgãos da Administração Direta e Indireta e das entidades do Executivo Estadual receberam o treinamento, nos dias 25 e 26 de abril, para o uso da nova versão do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). Os responsáveis pela LAI fazem a gestão do sistema e recepcionam os pedidos de informação.

O novo e-Sic traz novas funcionalidades e tem o objetivo de dar mais acessibilidade ao cidadão que desejar uma informação pública.  Atualmente, o sistema está em fase de implantação e os dados do sistema atual serão migrados para o novo sistema automaticamente. A Controladoria Geral do Estado (CGE) vai lançar a nova ferramenta em maio.

Durante o treinamento, a assessora de Governança e Transparência da Companhia de Saneamento de Alagoas, Glória Cortez, identificou a usabilidade como ponto forte do novo e-Sic. “Quem tinha domínio no antigo sistema, viu que o novo só traz benfeitorias; é mais fácil de usar, é um sistema que aproxima mais o cidadão do órgão e consequente do Governo do Estado”, enfatizou Glória.

O novo e-Sic foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC), de modo que é 100% de domínio do Estado e sem custo. A equipe da Superintendência de Correição e Ouvidoria da CGE acompanhou toda elaboração novo sistema visando atender as principais demandas da população. O analista de sistemas do projeto, Marcos Pereira, destacou que o sistema é autoexplicativo, detalhado e por isso tornou-se mais acessível ao cidadão. Segundo ele, a ferramenta é adaptável para o uso em celulares e tablets. Outra novidade, é que o sistema vai inutilizar totalmente o papel e todo acompanhamento será feito via sistema. O novo e-Sic será utilizado mesmo quando o pedido for realizado na forma presencial. “É uma tecnologia mais leve e adaptável, com a garantia de que todo o processo será realizado dentro do sistema, o que vai facilitar o acompanhamento do pedido”, disse o analista.

A CGE iniciou a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão em 2015. Atualmente, 100% dos órgãos contam com o sistema e disponibiliza o serviço na forma presencial. Em 2015, o Estado recebeu 274 solicitações e no final do ano de 2016 com 1.158 solicitações de informações. “Esses números demonstram que cresceu o interesse da população e reforçam o compromisso do Governo do Estado em atender as solicitações e fortalecer a transparência em Alagoas; nossa objetivo é que o novo sistema possa agregar e atender ainda melhor a população”, ressaltou a controladora-geral, Clara Bugarim.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia