Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 919 / 2017

02/05/2017 - 09:08:25

ABC do Interior

Roberto Baia

Uma cidade segura

Nos quatro meses de gestão do tucano Eduardo Tavares, ex-secretário de Segurança do Téo, a cidade de Traipu não teve nenhum crime e apenas três na zona rural. Mesmo assim, um criminoso fugiu e jamais foi encontrado e os outros dois que também praticaram crimes foram presos e estão na cadeia como “hospede”.

Tolerância zero

Isso é um trabalho do coronel Pinheiro - filho do saudoso radialista Batista Pinheiro - e sua tropa de elite reformada da PM que chegou para fazer tolerância zero à violência.

Hoje Traipu tem 80 câmeras de monitoramento de alta tecnologia. E o governo municipal anunciou que vai colocar mais 40. 

E, assim, o povo voltou a ficar nas calçadas conversando.

Mais problema 

A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou requerimento do vereador Edvânio do Zé Baixinho onde exige que o Poder Executivo envie ao Legislativo a relação dos secretários e subsecretários com suas respectivas portarias.

Para justificar o pedido, Edvânio afirmou que percebeu em uma lista publicada pela própria administração municipal, no Portal da Transparência, o aumento no número de cargos comissionados com salários de secretários.

Ruim de                   matemática

Zé Baixinho, como também é conhecido o parlamentar, lembrou que assim que tomou posse o próprio prefeito Rogério Teófilo disse que havia reduzido de 16 para 10 o número de secretarias e que hoje esse número chega a 19 ou 21.

Ele chegou a dizer que o prefeito Rogério Teófilo, que também é professor, é ruim de matemática:  “Ao invés de subtrair, ele simplesmente adicionou”, comentou.

Recebem mais

O vereador Edvânio disse, em seu pronunciamento na tribuna da Casa, que ficou surpreso pelo fato de que os secretários municipais de Saúde, Aurélia Fernandes, e o de Cultura, Silvestre Rizzato, receberem mais dos que os outros secretários. “Sinceramente, não consigo entender e quero explicações do senhor prefeito”, afirmou o vereador.

Improbidade?

Tem vereador que está estrebuchando de raiva pela “atenção” que o Poder Executivo tem dado à Câmara Municipal de Arapiraca. “É como se o Poder Legislativo não existisse. Ele simplesmente aumentou número de cargos comissionados, criou a figura do superintendente com salários que chegam aproximadamente a R$ 5 mil sem o nosso aval. Estamos consultando o nosso jurídico já que na minha opinião gastar sem autorização da Câmara é simplesmente improbidade. Vamos a fundo nessa história”, prometeu um vereador que pediu para não ter o seu nome citado.

Está                           decepcionando

A volta de José Adelson à Prefeitura de Olho d´Água Grande provocou grande expectativa na população, que ainda acredita na sua capacidade administrativa para tirar o município do caos em que se encontra, fruto da gestão anterior.  Pelo menos até o momento Zé Adelson, como é mais conhecido por seus munícipes, está decepcionando. Em 100 dias de governo ainda não mostrou para que veio e está deixando a desejar por falta de ações em áreas prioritárias como Saúde, Educação e Assistência Social.

Portal da Transparência 1

O Portal da Transparência é uma ferramenta imprescindível para a sociedade que pode acompanhar as ações dos gestores. Infelizmente, poucos municípios respeitam a lei e não disponibilizam suas gastanças no site.

Na verdade, o Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Portal da Transparência 2

O Governo brasileiro acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

Em tempo: graças ao Portal da Transparência é que se pode acompanhar o que a administração de Rogério Teófilo está fazendo com o dinheiro público.

Penedo

Com informações do blogueiro Bernardino Souto Maior: Depois de encerrar a moagem, a Usina Paisa deixou de pagar os trabalhadores da unidade do Grupo Toledo de Penedo. Trabalhadores relatam que vivem passando necessidade sem dinheiro para a alimentação diária.

Uma mãe, que se identificou como Elizabeth, residente no conjunto Ramiro Dias relatou, por telefone, para o programa na rádio Grande Rio, todo seu drama, vivido com outras centenas de trabalhadores sem emprego e sem receber dinheiro da Paisa.

PELO INTERIOR

... Pelo menos três terrenos localizados no centro de Arapiraca têm condições de receber o novo restaurante popular planejado pelo governo de Alagoas para o município. As áreas foram vistoriadas na terça-feira (25), pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira.

... De acordo com o secretário, a intenção do governo do Estado é aprovar a liberação dos recursos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) ainda no primeiro semestre deste ano.

... “Nosso cronograma prevê a construção, com recursos do Estado, de seis novos restaurantes populares em Alagoas até o final de 2018. Em Arapiraca, queremos um local que atenda o maior número de pessoal possível e estamos avaliando algumas possibilidades”, explicou Pereira.

... Finalmente, após quatro meses de agonia e aflição, os moradores do bairro Baixa Grande comemoram a retirado do lixo jogado em um terreno baldio da Prefeitura de Arapiraca que foi transformado na gestão passada em uma Central de Entulhos. Durante meses, os moradores do populoso bairro estavam sendo obrigados a conviver com ratos, escorpiões e insetos, além da fedentina que vinha do lixão.

... Os moradores apelaram para o bom senso dos governantes municipais e fizeram até abaixo-assinado. Seus apelos foram, finalmente, atendidos e a atual prefeito Rogério Auto Teófilo mandou limpar o local.

Menos mal.

... Com informações da Ascom - A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios possui 16 ônibus escolares e todos estão sem funcionar. Após a divulgação de um laudo, solicitado pela Prefeitura, o resultado foi que não existe a mínima condição de colocar os veículos em linha para servir aos estudantes da rede municipal de ensino. 

... Muitos deles estão sem freio, sem pneus, sem caixa de marchas e sem bateria. Para resolver este problema o prefeito Júlio Cezar assinou na segunda (24) à noite um contrato de prestação de serviços de manutenção de veículos com a empresa palmeirense Guilhermino dos Santos-ME.

... Para o prefeito, faltou zelo com o patrimônio público daqueles que tinham a responsabilidade de cuidar. “Primeiro estamos fazendo uma denúncia de responsabilidade civil, porque os ônibus ficaram em péssima condições por falta de manutenção e conservação”. 

... “Agora, quero parabenizar o nosso departamento de licitação da prefeitura que acabou de fechar o contrato com mais uma empresa do município de Palmeira e que ganhou a concorrência de dispensa emergencial. Estamos cumprindo o que prometemos, da prefeitura voltar a ter crédito e poder contratar as empresas locais, fazendo girar o dinheiro dentro da nossa própria cidade”, informou Júlio.

... Por falar em Palmeira, a Câmara Municipal realizou na quarta-feira (26), na Escola Estadual Graciliano Ramos, às 9h, a sua primeira Sessão Itinerante. O projeto consiste em levar os trabalhos do Legislativo às comunidades, e dá início a uma nova etapa no processo de aproximação entre a Casa de Leis e a população.

... A iniciativa foi da vereadora Adelaide França (PMDB), através de requerimento aprovado por unanimidade por seus pares logo no início desta legislatura. Segundo ela, o objetivo é estimular a participação popular. 

... “A intenção é despertar nos jovens o interesse pela política. Precisamos atrair pensamentos novos, uma vez que nossa cidade é carente de lideranças políticas”, disse.

... Aos nossos leitores, desejamos um ótimo final de semana. Até a próxima edição!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia