Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 917 / 2017

17/04/2017 - 10:14:28

Economia em Pauta

Sofia Sepreny da Costa

Proconzinho

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) iniciou no começo desta semana o projeto Proconzinho, que pretende repassar ao público infantil, temas e termos específicos do mercado de consumo, como quilo, dinheiro, troco e validade de produtos de forma lúdica. O intuito do projeto é levar consciência de consumo para as crianças desde cedo. 

Lei da gorjeta

A lei que regulamenta a gorjeta não muda o caráter optativo do cliente ao retribuir o funcionário, ela é regulamentada, mas não é obrigatória. A nova lei muda os critérios empresariais de distribuição, como passar a ser obrigatório o registro na Carteira de Trabalho e no holerite dos empregados os valores e percentuais referentes ao salário contratual fixo e à gorjeta a ser recebida. No valor da gorjeta serão incididos tributos e benefícios sociais. O foco da implantação da lei é a forma de custeio e da divisão de valores das gorjetas. 

Perdas de energia    elétrica

A Eletrobras Distribuição Alagoas lançou na terça-feira, 11, a nova campanha de combate ao furto de energia chamada “Tô Legal. Com Energia e Segurança, Todo Mundo Ganha”, a campanha prevê o aumento no número de equipes de inspeção para atuar em todo Estado e a conscientização sobre os prejuízos causados com a prática ilegal de furtar energia. As 100 equipes de técnicos que atuarão nas ruas foram apresentadas no evento, como também as ações que a Eletrobras tem desenvolvido com o objetivo de reduzir as perdas de energia elétrica. O presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu, falou sobre os números do furto de energia em Alagoas e suas consequências negativas para a sociedade, governo e a própria Distribuidora.

Companhias        aéreas

Marx Beltrão, ministro do Turismo, confirmou na última terça-feira, 11, que o governo federal vai permitir a abertura de 100% do capital das companhias aéreas do Brasil a estrangeiros, para estimular o setor a ampliar a oferta de voos no país. As ações do setor aéreo brasileiro avançavam, com Gol e a estreante Azul mostrando valorização de 6,4% cada. O governo planeja um processo seletivo de empresas que se candidatem a operar nessas regiões e o subsídio será então calculado pelo governo de acordo com a região e o tempo de contrato, segundo uma fonte do Palácio do Planalto.

Motocicletas 

A produção de motocicletas chegou a 231.381 unidades no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma alta de 1,6% em relação ao mesmo período de 2016. Em março foram fabricadas 82.416 unidades, com crescimento de 22,4% em relação a fevereiro e de 2,3% com relação a março do ano passado. Os dados foram divulgados na quarta (12), em São Paulo, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Chocolate caro

Está achando os ovos de Páscoa muito caros? Os impostos estão entre os culpados. A carga tributária no produto representa 41,31% do preço final, uma taxa que chega a 58,27% no vinho, outro item associado com o período. O peso dos impostos também é grande nos coelhos de pelúcia (37,25%) e nas caixas de bombom (36,89%). Os números foram calculados pela BDO, uma das maiores empresas internacionais de contabilidade, auditoria e consultoria tributária.


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia