Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 916 / 2017

12/04/2017 - 10:05:31

Os nossos ministros de cada dia

Jorge Morais

Enquanto podem, os ministros alagoanos do Governo Michel Temer, Maurício Quintella e Marx Beltrão, vão dando as cartas, cada um ao seu estilo, com personalidades e interesses diferentes e pessoais, mas com muita competência, coerência, sabedoria política e construindo seus caminhos com transparência e de olho lá na frente, em 2018, ano eleitoral, e tudo que for feito agora, certamente, renderá lucros e dividendos nas urnas.

Cada um com suas preferências, Quintella pendendo mais para o lado do prefeito Rui Palmeira, enquanto Beltrão anda mais colado no governador Renan, mas os dois sabem muito bem separar as coisas e, como ministros, circulam com desenvoltura em ambos os lados, pois entendem que o jogo político pode até ter começado, mas o segundo tempo só será concluído no ano que vem, quando as composições políticas serão fechadas, e já na prorrogação, é que veremos quem saiu como o principal artilheiro desse campeonato.

Como ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, mais calado quanto ao seu futuro e suas escolhas, pavimenta estradas, navega em águas mais calmas e não pensa, pelo menos agora, em voos mais altos do que os de costume. Por enquanto, é candidato à reeleição como deputado federal, em uma das eleições mais confortáveis de sua trajetória política. Não que não tenha outras ambições, mas entre o certo e o duvidoso do momento, não arrisca, mesmo que o Executivo seja um sonho antigo, e bota antigo nisso.

Do lado do ministro do Turismo, Marx Beltrão, a banda toca diferente e quem dá o tom é o próprio ministro. Com a cadeira de deputado federal também assegurada, ensaiou um discurso diferente e tem como sonho outro assento: o do Senado da República. Por onde tem passado, em conversas com correligionários, amigos, e na imprensa, abre o jogo e garante que não vai mudar de opinião. Dizem os mais entendidos e os comentaristas políticos que sua candidatura não é um blefe e tem boa densidade eleitoral para isso.

O problema maior é que para as duas vagas disponíveis para o Senado em 2018, tem mais três outros pretendentes de olhos bem abertos para essas cadeiras: Renan Calheiros, forte candidato a renovar mais uma vez o seu mandato; o senador Benedito de Lira, que não pode ser desconsiderado nessa briga, inclusive vem como o candidato mais votado há oito anos; e o ex-governador Teotonio Vilela, que vai deixando se levar, nem diz sim nem não, aguarda as definições, e como autêntico PSDB, fica espiando sentado em cima do muro, analisando o quadro para pular na hora certa. Se a situação não tiver boa para seu lado, tem uma cadeira de deputado federal a sua disposição, como fez Ronaldo Lessa, também ex-governador. E Heloisa Helena, o que vai fazer?

Nesse momento, o que mais tem importado para o estado de Alagoas, independente do que vêm fazendo nesses últimos sete anos os senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira, e mais recentemente o senador Fernando Collor, com a liberação de recursos junto ao governo federal, é que Maurício Quintella e Marx Beltrão estejam tão presentes na vida dos alagoanos. Quem está dizendo isso não sou eu, mas o governador do Estado, Renan Filho, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que em todas as solenidades, assinaturas de contratos e inaugurações de obras fazem questão de dizer isso. Sãos eles, os garotos propagandas dos dois ministros.

Por fim, nessa macarronada ou rolo compressor em que se encontra a política alagoana, todo mundo tem chance e todo mundo já se considera eleito, mesmo que só quem vá dizer isso é a leitura do cartão de memória da urna eletrônica daqui a um ano e meio. Isso é muito ou pouco tempo?

Ah, para não perder a oportunidade, dizem que, se Luciano Barbosa, hoje vice-governador, for mesmo candidato a deputado federal para representar a cidade de Arapiraca, o espaço está aberto para uma composição com Marx Beltrão. Será?

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia