Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 915 / 2017

30/03/2017 - 20:07:08

Bancada de Rui na Câmara diz que é parceira mas independente

Temperamento de Tácio Melo, secretário de Governo do prefeito de Maceió, deixa vereadores aliados insatisfeitos

Maria Salésia [email protected]
Vereador Eduardo Canuto acredita em entendimento entre os dois poderes; Tácio Melo seria o pivô do descontentamento

Desde a nomeação de Tácio Melo como secretário de Governo do prefeito Rui Palmeira que os ânimos entre os vereadores aliados de Rui e seu secretário têm sido acirrados. O estopim da crise seria o temperamento forte de Tácio Melo, que para alguns é autoritário e não pensa no coletivo. 

Há quem negue que a crise existe, mas Eduardo Canuto (PSDB), líder da bancada do prefeito Rui Palmeira na Câmara Municipal de Maceió, admitiu que as dificuldades existem e que em todo novo processo é preciso fazer coesão. Canuto se refere ao novo governo de Rui, nova bancada na Câmara, novas composições e nova equipe do governo.

Ele elogia o prefeito ao afirmar que “Rui é correto” e reavalia a função de cada um em seu governo.  De forma sutil, manda o recado para quem tentar tumultuar o processo. “É claro que a Câmara é uma Casa política, mas é importante que a gente possa legislar, ser parceiro, porém independente”, disse ao acrescentar que às vezes as novas composições criam dificuldades de interlocuções, só que pode ser contornado. “As insatisfações existem, mas nada que não possa conversar e apaziguar”. 

O assunto tem rendido especulações e para tentar colocar panos frios na crise, na terça-feira, 28, durante entrega do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do bairro de Chã da Jaqueira, Rui Palmeira afirmou que não há qualquer desentendimento com a Câmara de Maceió. O prefeito garantiu que sua gestão realiza um trabalho conjunto com os vereadores e que não há qualquer crise entre os dois poderes.

Para minimizar a situação, Rui fez um comparativo das ações desenvolvidas pelo secretário de Governo e o presidente da Câmara e disse que são estilos diferentes de atuação e que não vê qualquer problema.

Mas a informação que circula é que a crise se arrasta desde o dia em que Rui indicou Tácio Melo para assumir a pasta. Na ocasião, 13 parlamentares teriam criticado a escolha, inclusive o presidente da Casa, Kelmann Vieira, que em outros momentos já demonstrou sua insatisfação com a escolha. Outra vertente afirma que o entrave começou de fato quando os vereadores resolveram apoiar a candidatura de Marx Beltrão ao Senado e foram cobrados pelo secretário Tácio Melo.

Inclusive, o presidente da Câmara tem afirmado que está disposto a continuar apoiando o prefeito Rui Palmeira por quem nutre grande admiração, mas que não vai aceitar que nenhum secretário interfira nos trabalhos da Casa.

O jornal EXTRA tentou contato, pelo telefone, com Tácio Melo, mas a informação foi de que ele não estava na secretaria. Já Kelmann Vieira não atendeu as ligações.

RUI EM ALTA

Aparentemente anda tudo bem entre o presidente da Câmara e o prefeito de Maceió. Na sexta-feira, 25, Kelmann Vieira acompanhou a apresentação do projeto que deve recuperar uma área degradada ambientalmente na região do conjunto José Tenório, na Serraria, e aproveitou para elogiar a gestão de Rui Palmeira.

Na ocasião, o presidente da Câmara ressaltou e listou parte dos serviços já executados pela gestão do prefeito  de Maceió na região e relembrou a construção de uma praça no local, pavimentação, reforma de posto de saúde, iluminação, meio ambiente e limpeza urbana. 

Kelmann aproveitou a oportunidade para falar da importância do estado ter um ministro no governo. “Hoje o Ministério do Turismo é ocupado por um alagoano, amigo nosso, e temos certeza de que ele vai dar prioridade a esta ação. Sabemos que é impossível para o Município custear todas as obras na cidade e cabe a nós ajudar o prefeito Rui Palmeira a conseguir a verba no governo federal”, destacou, se referindo a Marx Beltrão, possível pivô da crise entre Câmara e Prefeitura.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia