Acompanhe nas redes sociais:

20 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 914 / 2017

27/03/2017 - 09:32:42

Jovens empreendedores apresentam ao Governo soluções inovadoras

Espaço faz parte do programa “Audiência com o secretário”

Geysa Miranda
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação abre espaço para estudantes e sociedade em geral apresentar pesquisas e inovações no setor tecnológico

Experiências que inspiram. Jovens empreendedores do estado de Alagoas apresentaram seus projetos ao secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, durante o programa “Audiência com o secretário”, que abre um canal sistemático para que inventores, pesquisadores, empreendedores e a sociedade em geral possam apresentar suas pesquisas e novas ideias relacionadas à CT&I.

A estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Delmiro Gouveia, Fábia Ferreira, apresentou uma proposta de “blocos modulares com geometria diferenciada para alvenaria de vedação em habitação de interesse social”. Fruto dessa pesquisa, a estudante foi convidada a participar da 9ª Conferência Internacional de Engenharia e Construção Estrutural, na Universidade Politécnica de Valência, na Espanha.

“Ter a oportunidade de poder apresentar ao Governo do Estado o que eu e os demais autores deste trabalho estamos desenvolvendo, em termos de inovação de materiais construtivos, foi muito importante, A oportunidade de ir apresentar este trabalho na Espanha é muito enriquecedor, não só para mim, mas também para o Estado, uma vez que mostrarei fora do país o que está sendo desenvolvido em Alagoas, em termos de tecnologia e inovação”, enfatizou a estudante

O projeto consiste em, com o uso de tecnologias inovadoras, fabricar blocos e uma canaleta, onde há necessidade de aplicação de argamassa apenas na horizontal, permitindo, internamente, a passagem de instalações elétricas e hidráulicas, tanto na direção vertical como na horizontal.

Segundo a estudante, para a criação dos blocos, foram utilizados softwares de representação gráfica e modelagem tridimensional, chegando a conclusão de que, com o uso desses blocos, não é necessário quebrar a parede para embutir as instalações, o que reduz a quantidade de perdas na construção e economiza no consumo de argamassa.

Outro projeto apresentado foi a startup “Evap” que oferece vendas de autopeças e serviços mecânicos de forma prática, rápida e segura, tudo online, através de oficinas filiadas. Conheça mais em https://www.evap.com.br.

A startup foi a única alagoana selecionada para participar do processo de aceleração do Startup Farm, aceleradora parceira do Google, que começará em Abril no Campus do Google na cidade de São Paulo.

Além disso, participarão também do InovAtiva, Programa promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Para um dos sócios da Startup, Endhe Elias, é um honra representar o Estado no maior programa de aceleração da América Latina. “Estamos muito felizes e honrados em puder representar o nosso estado em um dos maiores programas de aceleração da América Latina. Temos certeza que será um período de bastante aprendizado e desafio.”, disse Endhe Elias.

Sobre o Programa 

O programa “Audiência com o secretário” acontece todas as primeiras quintasfeiras de cada mês. Quem desejar apresentar algum projeto, deve enviar um e-mail com um resumo do mesmo e os contatos pessoais para [email protected]

Para o secretário da Secti, Pablo Viana, esse momento é “uma forma de conhecer projetos inovadores de empreendedores alagoanos e reconhecer essas iniciativas”.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia