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18 de Novembro de 2018

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Edição nº 913 / 2017

20/03/2017 - 18:34:27

Detran tem gestão moderna e transpararente

compromisso de tornar o órgão um ambiente proativo e comprometido com o serviço público é uma das principais conquistas do Governador Renan Filho

Lays Peixoto e Maria Alliny Torres
Detran mais eficiente nas ruas sob o comando do diretor-presidente Antônio Carlos Gouveia

Nos últimos anos o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) promoveu mudanças significativas em sua gestão e na relação com o público usuário dos serviços do órgão. Mais moderna, eficiente e presente na vida dos cidadãos, a autarquia abraçou a tecnologia e aprimorou os processos que a colocaram em destaque no cenário nacional.

O compromisso de tornar o órgão um ambiente proativo e comprometido com o serviço público é uma das principais conquistas da atual gestão do Governo Renan Filho. O diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, empossado em 2015, realizou diversas mudanças que resultaram em um órgão transparente e eficaz.

A presidência do órgão recorda que em outras épocas o Detran/AL era lembrado pela corrupção, perseguição a servidores e condutas suspeitas de gestores, o que desde o início da sua gestão, não existe mais.

Convênios com diversos órgãos e entidades como, Prefeituras, Controladoria Geral do Estado e da União, Tribunal de Contas, Receita Federal, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram firmados ao longo desses dois anos. Inclusive, junto ao Ministério Público Federal e Estadual, o Detran/AL aderiu à campanha “10 medidas contra a corrupção” coletando mais de 800 assinaturas de servidores do órgão para tornar o crime de corrupção como sendo crime hediondo.

MODERNIZAÇÃO

Com uma frota atual de 786.911 veículos e 492.256 portadores de CNH, Alagoas hoje é destaque no país com o processo de banca examinadora que é realizada na capital e no interior do estado. Todos os carros utilizados na prova prática foram modernizados com equipamentos de segurança que garantem o monitoramento do exame. Outra mudança significativa foi a instalação de cinco manequins montados em bicicletas estáticas para chamar a atenção dos candidatos para o que prevê no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que é obrigatório o motorista ter a distância de 1,5 m ao passar ou ultrapassar um ciclista.

Levar o padrão de qualidade e modernização do prédio-sede do Detran/AL para as 14 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), também faz parte do planejamento da atual gestão. Entre os anos de 2015 e 2016 diversas circunscrições foram reformadas e outras receberam uma nova sede, como foi o caso da 5ª Ciretran localizada no município de Arapiraca, que passou a funcionar dentro do Arapiraca Garden Shopping oferecendo mais conforto para população arapiraquense.

O diretor-presidente também inaugurou mais um ponto de atendimento no Maceió Shopping, sendo mais um ambiente para realização de provas teóricas, tendo um espaço para atender o serviço de vistoria veicular. Os números de atendimento ao público em todos os postos de atendimento atingiram em dois anos de gestão mais de 3.909.791 em vários serviços, seja presencial ou pelo site (www.detran.al.gov.br), que atualmente disponibiliza mais de 50 serviços online.

SEGURANÇA E 

EDUCAÇÃO 

NO TRÂNSITO

Intensificar a fiscalização não só na capital como também no interior fez com que a Operação Lei Seca se descentralizasse e chegasse até os municípios levando segurança e tirando de circulação condutores imprudentes que insistem em misturar bebida alcoólica e direção. A equipe de fiscalização recebeu uma nova frota de veículos para que o trabalho seja cumprindo com mais eficácia.

Considerado um dos grandes marcos de 2016, o Detran/AL realizou a implantação do “aulão preparatório” ministrado por servidores do órgão, com palestra e momento de relaxamento para candidatos que deram entrada ao processo para obter a 1ª habilitação. O Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), também teve início com o intuito de diminuir o número de acidentes fatais com motocicletas, por meio de ações de educação, segurança e engenharia de tráfego.

Promover a mudança de comportamento da população alagoana por meio de atividades educativas, como a ação “Amigo da vez”, campanhas publicitárias premiadas a nível nacional, e intensificando a fiscalização nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), também fizeram a diferença ao conquistar em 2015 a meta que não houve nenhum registro de vítimas fatais durante o carnaval, fortalecendo também a integração com todos os órgãos autuadores de trânsito.

VALORIZAÇÃO 

DOS SERVIDORES

A atual gestão visando à valorização dos servidores e do serviço público garantiu, junto ao Governo do Estado, a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e priorizou o investimento em capacitações realizando uma parceria com a Escola de Governo, que de forma inédita saiu de suas dependências e passou a realizar vários cursos na sede do Detran/AL, com a finalidade de atender os servidores que moram ou trabalham da parte alta da capital. 

Com o objetivo de acompanhar o andamento das atividades que estão sendo desempenhadas por cada área operacional do órgão, Antônio Gouveia, também incentivou a realização do Escritório de Projetos, que visa trazer resultados positivos tanto para os usuários do Detran/AL como para os servidores que buscam cada vez mais inovar as ações.

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