Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 911 / 2017

06/03/2017 - 18:14:50

Meio Ambiente

Bruno Fernandes Estagiário sob supervisão da Redação

Filhotes de tartaruga 

Cerca de 120 filhotes de tartaruga foram soltos no Mirante da Sereia, Litoral Norte de Alagoas, na tarde de domingo, 19. As tartaruguinhas foram colocadas na areia e logo correram para o mar. Muitas crianças acompanharam a soltura. A ação foi realizada pelo Instituto Biota de Conservação que fez a retirada dos filhotes dos locais de desova. Enquanto os animais eram colocados na praia, especialistas do Biota explicavam sobre a importância da preservação do meio ambiente e das espécies marinhas.

Denúncia de desmatamento 

O Ministério Público Estadual (MPE) está apurando um possível desmatamento em uma área de Mata Atlântica em Maceió. O procedimento preparatório para a investigação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira, 20. Os moradores denunciam que o local é destinado a preservação ambiental e estaria sendo desmatado para construções, com privação de acesso das pessoas.

Orla lagunar

O prefeito Rui Palmeira recebeu, na segunda, 20, especialistas e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentar a conclusão do projeto de requalificação da orla lagunar, do programa Maceió de Frente Pra Lagoa. Na oportunidade, o especialista em Desenvolvimento Urbano do BID e chefe da missão, Aderbal Curvelo, reforçou o interesse do Banco em financiar o projeto. O Maceió de Frente pra Lagoa é um programa de requalificação de um trecho da orla lagunar localizado entre os bairros Bom Parto e Bebedouro.

Sementes por        correspondência

Uma empresária de Florianópolis decidiu montar uma pequena horta com a ajuda do namorado. Algumas sementes sobraram e ela teve a ideia de presentear conhecidos. Para ver quem tinha interesse, Anaísa Catucci, 32, fez uma postagem nas redes sociais e em menos de 24 horas já eram mais de dois mil interessados. Como gosta de escrever e sentia falta da troca de correspondências, Anaísa havia dito em sua mensagem que enviaria as sementes por carta, com um recado positivo e orientações para plantio. A ideia virou o projeto Sementes pelo Mundo. Com a ajuda das redes sociais, já foram organizados mutirões para escrever os textos em Florianópolis, Rio e Palmas. Há também iniciativas de São Paulo e da Bahia,

Glittler e purpurina 

Ecologistas propõem aos foliões que evitem usar glittler e purpurina nas festas de momo. Segundo o biólogo Salvatore Siciliano esses adereços compostos de microplásticos podem demorar centenas de anos até entrar em decomposição. O artigo foi intensamente compartilhado, intrigando entusiastas do Carnaval. Mas diferentes estudos científicos reforçam o argumento do ambientalista. Uma pesquisa publicada em 2015 na revista Nature estimou que cerca de oito milhões de toneladas métricas de plástico chegam anualmente nos oceanos.

União dos Palmares 

Uma força-tarefa em União dos Palmares flagrou desvios na captação de água do Rio Mundaú por produtores rurais. A fiscalização visa garantir reserva mínima de água, já que o sistema registra apenas 10% da capacidade e o abastecimento pode ser suspenso em definitivo caso não chova. Desde o início da semana, as fiscalizações apreenderam quatro bombas de captação, três delas de grande porte. Os proprietários de terras às margens do Mundaú utilizam as bombas para irrigar plantações. No entanto, como o município está em situação de emergência, a Política Nacional de Recursos Hídricos regulamenta que a água, em situações emergenciais, como a enfrentada por União dos Palmares, deve ser destinada, prioritariamente, ao consumo da população.

Saneamento básico 

Segundo ranking do saneamento, do Instituto Trata Brasil, Maceió está entre as cidades com menos saneamento básico. A pesquisa publicada na segunda, 20, mostra também que 13 das 27 capitais, ou 48%, atendem menos da metade da população com coleta de esgoto. Os piores índices estão no Norte e Nordeste. O primeiro lugar, pelo quarto ano seguido, ficou com Franca, no interior de SP.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia