Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 909 / 2017

13/02/2017 - 14:18:48

Meio Ambiente

Bruno Fernandes

Riacho Salgadinho
A despoluição do Riacho Salgadinho finalmente pode sair do papel pois ganhou um aliado muito importante, o Ministério Público Estadual (MPE). O órgão publicou um ato, no Diário Oficial do Estado (DOE), criando uma força-tarefa para cobrar providências do poder público. O MPE resolveu intervir devido ao alto grau de degradação ambiental verificado em toda região do riacho. A medida foi assinada pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.


Praia do Saco
Equipes de Monitoramento e Fiscalização e do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram, na manhã de segunda-feira (6), em uma construção localizada na Praia do Saco, em Marechal Deodoro. O responsável pela obra possui autorização para construção de um muro de contenção, porém a autorização não previa o depósito dos entulhos na areia e por isso o responsável foi advertido.

Placa solar alagoana
A empresa alagoana Pure Energy anunciou a criação do primeiro painel fotovoltaico do Nordeste. Cada painel pode armazenar de 265 watts a 315 watts, e pode ser utilizado em pequenas residências e grandes indústrias. A companhia planeja colocar Alagoas para competir no mercado da sustentabilidade hoje dominado pela China.


Redução de  Florestas
O governo federal recebeu de sete parlamentares do Amazonas um projeto de lei que reduz em 65% as áreas de conservação demarcadas por decretos da ex-presidente Dilma Rousseff. O projeto já tem detalhes do recorte que será aplicado sobre quatro florestas protegidas e a extinção de uma quinta. O Ministério do Meio Ambientenão foi chamado para as discussões.

Prêmio  internacional
A revista espanhola AireLibre premiou o Brasil pelas ações desenvolvidas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 de respeito pelo meio ambiente e ao valor do ser humano. Para o resultado do concurso foram computados mais de quatro mil votos dos profissionais do setor e de consumidores finais, além de leitores da revista, imprensa e jurados especializados. A Revista AireLibre foi criada em 1992 e é referência no setor de turismo ambiental.

Risco de extinção
Com apenas 30 exemplares restantes no mundo, a vaquita marinha do México, uma espécie de boto, está à beira da extinção, apesar das operações para interceptar redes de pesca ilegais no país.Em um esforço desesperado para salvar a espécie, os cientistas propuseram capturar e transportá-los a um espaço cercado no Golfo da Califórnia, onde possam se reproduzir. As autoridades e os ambientalistas estimam que as vaquitas morreram durante anos em redes destinadas à pesca ilegal.
60 anos de busca
Uma das jiboias mais raras do mundo, a jiboia-do-Ribeira, foi encontrada viva em seu habitat natural após uma procura de mais de 60 anos. A cobra, da espécie Coralluscropanii, foi achada no Vale do Ribeira, em São Paulo, por moradores da região. Pesquisadores tentavam encontrar um exemplar da espécie desde os anos 1950
Floresta Vertical
A China anunciou sua primeira floresta vertical.  Ela está sendo erguida na cidade de Nanjing e será composta por dois edifícios que trarão em suas fachadas 1100 árvores de 23 espécies locais. Outras 2500 cobrirão uma área de 6.000 metros quadrados. Segundo o arquiteto do projeto, a obra será inspirada no Bosco Verticale em Milão.  As torres terão 199 e 107 metros e produzirão 60 Kg de oxigênio por dia.  A mais alta vai abrigar escritórios, um museu, um clube no terraço e uma escola de arquitetura sustentável. A menor abrigará uma piscina na cobertura e um hotel com 247 quartos. O projeto deverá ficar pronto até 2018.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia