Edição nº 907 / 2017
26/01/2017 - 20:03:45
O cineasta alagoano Jorge Oliveira, autor do premiadíssimo documentário Olhar de Nise, foi um dos agentes culturais de destaque a receber o 13º Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana, na tarde de quinta-feira (26), na Barraca Pedra Virada, na Ponta Verde. No local, também aconteceu a 19ª Festa do Pôr-do-Sol, com a Filarmônica Aconchego, de Marechel Deodoro e outras atrações.
O reconhecimento, na categoria cinema, é resultado de votação aberta pela internet, na qual Alagoas finalmente se rendeu ao talento de Jorge Oliveira, e de outros alagoanos ilustres, a exemplo do chargista Léo Villanova, da chef Silvana Chamusca, da liderança cultural negra Arísia Barros e do folclorista Elvis dos Santos Pereira.
A iniciativa é do empreendedor cultural e escritor Carlito Lima, da Associação Cultural Alagoa do Sul, que criou a premiação em 2005 com o nome de Prêmio Espia, em um escracho bem humorado aos prêmios de fim de ano, que têm meramente interesse monetário, com o livre comércio de homenagens a empresários, políticos ou gente influente.
“É um prêmio interessante, porque contempla categorias de diversas áreas da arte, com reconhecimento da nossa culinária à cultura popular alagoana. Esse prêmio para mim é o melhor de todos eles. Porque é na minha terra. É um reconhecimento de um trabalho de cineasta e de jornalista. E fico feliz de que tenha brotado da opinião dos meus conterrâneos”, disse Jorge Oliveira, ao Diário do Poder.
PRÊMIOS PELO MUNDO