Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 901 / 2016

12/12/2016 - 20:30:36

ABC do Interior

Roberto Baia

Atitude demagógica 

O futuro prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, anunciou que vai congelar o próprio salário e dos secretários durante os quatro anos do seu mandato. Ora, essa é uma atitude no mínimo demagógica e sem qualquer sentido no que diz respeito a uma medida austera, com a finalidade, por exemplo, de preservar dinheiro público e conter gastos abusivos.

Júlio ganharia ponto se publicamente abdicasse do gordo salário de prefeito ou reduzisse, pelo menos, pela metade os vencimentos a que tem direito.

Em tempo: Júlio avisou que logo no início do mandato vai enviar uma mensagem à Câmara Municipal informando sobre o congelamento dos salários. 

Futuro secretário

O atual vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, vai substituir, a partir de janeiro, a secretária de Cultura, Mellina Freitas. 

É um nome que representa bem Arapiraca, onde exerceu um importante papel como vice-prefeito de Célia Rocha. 

Nos bastidores fala-se que Yale poderá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PMDB, numa dobradinha com o vice-governador Luciano Barbosa, que deverá disputar mandato de deputado federal.

Inauguração do teatro

O prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo, será diplomado no próximo dia 15. Já no dia 16, vai inaugurar o Teatro do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, que foi batizado com o nome da sua mãe Thereza Auto Teófilo. A informação é de um jornalista que fará parte do futuro governo e pediu para não ter seu nome revelado. Ele anunciou que Teófilo fará uma grande festa com shows de artistas locais.

Festa em Feira Grande

O prefeito eleito de Feira Grande e o vice-prefeito Capitão Wilton serão diplomados nesta sexta-feira, dia 9. A solenidade, de acordo com informações da sua assessoria, será realizada na sede do Fórum local, com a presença de diversas autoridades, convidados e de vereadores eleitos, que também serão diplomados.  

Contas reprovadas

Agora é oficial. O Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) publicou no dia 1º deste mês uma decisão reafirmando que o prefeito eleito de Campo Grande, Arnaldo Higino (PRB), tem as contas reprovadas e, portanto, não poderia ter disputado as eleições municipais de 2016. 

Novas eleições

A decisão foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). Com o documento enviado ao TRE rejeitando as contas no que diz respeito à gestão de 2005, quando Arnaldo foi prefeito de Campo Grande, ele não poderá ser diplomado prefeito da cidade, podendo, a cidade, ter novas eleições municipais ou os votos serem transferidos, em sua totalidade, para o candidato opositor, Cícero Pinheiro (PMDB).

Investigação

Essa ação do TCE-AL reforça a investigação acerca de uma representação efetuada pelos vereadores José Aldo de Lima e José Rogério dos Santos que denunciaram fraude no Decreto 01/2010, apresentado por Higino ao TCE-AL. Segundo os vereadores, o então prefeito visava se livrar da inelegibilidade imposta pela Lei da Ficha Limpa.

De novo 1

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), por meio da Promotoria de Justiça de Água Branca, ajuizou, na segunda-feira (5), uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de afastamento cautelar, em desfavor do prefeito de Pariconha, Fabiano Ribeiro de Santana. Este município é termo da Promotoria de Justiça em destaque.

De novo 2

Na ação, o MPE-AL responsabiliza o prefeito por praticar ato de improbidade quando deixou de repassar o duodécimo da Câmara Municipal relativo ao mês de novembro, previsto para o dia 20, e quando o repassou em valores menores nos meses de janeiro a setembro, sem observar a Lei Orçamentária do Município (Lei Municipal 295/2016). Segundo o órgão ministerial, a Prefeitura apenas foi fiel à legislação no repasse do mês de outubro, quando depositou R$ 125 mil nas contas da Casa Legislativa.

PELO INTERIOR

... As obras pontuais do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca já começaram e as equipes de reformas seguem trabalhando em ritmo acelerado para que até a apresentação dos atletas tudo esteja pronto.

... O material de revitalização do Fumeirão, doado pela equipe da Ibratin Tintas e Texturas, foi entregue na tarde da terça-feira (6) pelo Departamento de Marketing (Farra Chique) da antiga gestão para a atual diretoria executiva da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA).

... Os baldes de tintas e texturas foram entregues aos diretores alvinegros para que o Fumeirão ganhe uma repaginada em sua estrutura física.

... Túneis, vestiários, sala de imprensa e outros setores do Municipal já recebem as obras para o início do Campeonato Alagoano de 2017, a fim de recepcionar jogadores, comissão técnica e toda a imprensa do estado de Alagoas.

... A Secretaria Municipal de Educação informou que, em virtude do não cumprimento de contrato, por parte de três empresas que venceram o certame para venda de produtos destinados à merenda escolar, alguns centros de educação infantil (creches) ficaram sem o complemento do cardápio para a alimentação dos alunos.

... Ainda de acordo com a nota, a secretaria esclarece que as referidas empresas já foram notificadas para regularização do fornecimento dos produtos.

... Em tempo, a Secretaria Municipal de Educação está totalmente empenhada em resolver a questão, uma vez que a meta é retomar a distribuição da merenda escolar e, para tanto, novas empresas já foram acionadas para que a situação seja resolvida com toda brevidade possível.

... Na busca por uma maior eficiência no atendimento aos beneficiários de programas sociais, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio da Coordenação Estadual do Bolsa Família em Alagoas, realizou, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na terça (6) e quarta-feira (7), o Curso de Gestão do Programa Bolsa Família, para capacitação de gestores e técnicos municipais do programa e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) nos 102 municípios do Estado.

... Aos nossos leitores desejamos um excelente final de semana, com muita paz e saúde. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia