Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 900 / 2016

06/12/2016 - 10:26:28

ABC do Interior

Roberto Baia

Nos braços de Teófilo

Contando desde já com apoio de 13 vereadores, o futuro prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, não terá nenhuma dificuldade para eleger o novo presidente da Câmara Municipal. Vale registrar que a maioria dos vereadores que estava com a prefeita Célia Rocha, já debandou para os braços de Teófilo. 

Sobrevivência

Oportunismo ou não, alguns vereadores entendem que a “sobrevivência” política está em primeiro plano, afinal oposição não conta com os encantos e mimos proporcionados pela administração pública. Numa linguagem popular é o mesmo que “é pedir esmola pra dois”.

Poucas chances

Não há nada definido, mas estão na disputa Aurélia Fernandes (PSB), Melquisedec (PRB) e Pablo Fênix (PRB). Mesmo com poucas chances, a oposição resiste e aponta os nomes de Moisés Machado (PDT), Fabiano Leão (PMDB), Sérgio do Sindicato (PPS) e Rogério Nezinho (PMDB).

Resistir é preciso

A explicação para a resistência é simples e pode contar até mesmo com apoio de vereadores do lado de Teófilo: ficar totalmente nas mãos do governo municipal é não ter força para exigir alguns “direitos” que sempre fizeram parte do contexto politico do Poder Legislativo. 

“Faz-me rir”

Para ser mais direto, os vereadores querem tudo que têm direito para aprovarem os projetos do Executivo, a exemplo de empregos na máquina administrativa para seus eleitores. Isso sem falar num saudável “faz-me rir” a cada final de mês. 

Fim de linha

Com informações da Ascom TJ/AL:  Foi mantido o afastamento do prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, acusado de improbidade administrativa, após decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador João Luiz Azevedo Lessa, que foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da terça-feira, 29.

Rombo na Previdência

De acordo com a assessoria de Comunicação do TJ, o gestor é acusado pelo Ministério Público (MP/AL) de não ter efetuado os repasses das contribuições previdenciárias dos servidores ativos, inativos e pensionistas do município de Viçosa ao Instituto de Previdência local. A ação do MP/AL considerou ainda que houve uma extrapolação do limite legal para aporte de valores, quer dizer, teria ultrapassado 2% da base contributiva, causando danos ao erário na ordem de R$ 7.217.782,38.

Defesa de Flaubert

Flaubert Torres alegou que a decisão que determinou o seu afastamento não aponta fatos concretos para justificar a necessidade de tal medida extrema, uma vez que não demonstra qualquer indício de que ele estivesse tentando tumultuar a instrução processual. Para o gestor, o pedido de afastamento seria baseado, tão somente, na existência de outras ações de improbidade.

Foi eleito

O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto será o próximo procurador-geral de Justiça. Ele foi eleito, na quarta-feira (30), com 144 votos. Integrante da carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) há exatos 20 anos, promete dar continuidade ao modelo de gestão adotado pelo atual chefe da instituição e garante que o MP vai seguir firme no combate a corrupção e na defesa dos direitos indisponíveis e coletivos e da cidadania dos alagoanos.

Candidato único

O pleito começou às 09h da manhã e seguiu até às 17h. Encerrada a votação, a comissão eleitoral, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e integrada pelos promotores Almir Crescêncio, Luciano Romero e Isaac Sandes, promoveu a contagem dos votos. Anunciado o resultado, Alfredo Gaspar de Mendonça foi comunicado que conquistou o apoio de 144 membros do Ministério Público, entre promotores e procuradores de Justiça. Houve ainda dois votos brancos e um nulo. Ele foi candidato único.

PELO INTERIOR

... Os esforços por novas parcerias tem sido um dos destaques da atual diretoria da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) nesse início de gestão.

... Durante reunião realizada na noite de quarta-feira (30) com o vice-governador do Estado de Alagoas, Luciano Barbosa, no gabinete do vice-governador, localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió, a diretoria alvinegra buscou angariar uma parceria ainda mais sólida com o Governo do Estado.

... Acompanhado dos diretores de Futebol e de Marketing, José dos Santos Oliveira, José de Oliveira Barbosa e Sérgio Lúcio, do célebre torcedor alvinegro, o desembargador Tutmés Airan, o presidente executivo do Fantasma de Alagoas, Nelson dos Santos Filho, viu o encontro como proveitoso e com bons olhos os acordos firmados com o torcedor alvinegro, ex-prefeito de Arapiraca e atual vice-governador de Alagoas.

... “Luciano é um homem que honra o que promete e um exemplo disso foi quando o nosso ASA subiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2009, e ele cumpriu com o acordo e ampliou o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Sei que podemos contar com o seu apoio nessa caminhada que estamos fazendo com o ASA”, disse.

... Durante a sua gestão como prefeito, Luciano Barbosa construiu as arquibancadas dos setores Norte, Sul e Oeste, retirou os fossos laterais e ampliou a região do campo de jogo, criou a sala de imprensa, Departamento Médico e o Museu do ASA, além de contribuir mensalmente com o patrocínio para o Gigante.

... Alagoas é o primeiro estado brasileiro a assinar o Termo de Adesão ao programa Criança Feliz, lançado pelo Governo Federal em outubro e voltado para ampliação da rede de proteção social para a primeira infância, que abrange os primeiros seis anos de vida. 

... A assinatura do protocolo de intenções aconteceu na terça-feira (29) e inclui, inicialmente, 86 municípios alagoanos.

.... O programa federal já conta com orçamento de R$ 300 milhões e seu foco principal está nos primeiros mil dias de vida da criança, com o fortalecimento das famílias nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças.

... O desenvolvimento de estratégicas intersetoriais visando integrar, ampliar e fortalecer as diversas políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias; a promoção de ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias adotando, entre outras estratégias, as visitas domiciliares.

... Aos nossos leitores desejamos um excelente final de semana, com muita paz e saúde. Até a próxima edição! 


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia