Acompanhe nas redes sociais:

21 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 899 / 2016

28/11/2016 - 18:51:41

ABC do Interior

Roberto Baia

Campeão de faltas

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Márcio Marques, se destaca não por sua atuação parlamentar, mas por um viés nada abonador. Marques simplesmente se transformou em um verdadeiro campeão de faltas. Vejamos: entre os meses de outubro e novembro, o vereador faltou a nove sessões consecutivas e justificou apenas uma.

Em tempo: diante do apelo dos colegas, Márcio Marques compareceu e, finalmente, presidiu a sessão realizada na última terça-feira, 22.

Como não se reelegeu e tem um pouco mais de uma mês para o término do seu mandato, o vereador Márcio não será punido por seus colegas, mas as faltas deverão ser descontadas nos vencimentos a que tem direito. Ou não?

Foram omissos

Ao ser questionado sobre as faltas do presidente da Câmara de Arapiraca, o promotor de justiça Napoleão Amaral disse que não recebeu qualquer denúncia por parte dos vereadores ou até mesmo da população. “Nesse caso, os vereadores foram omissos”, comentou o promotor.

Perigo no sertão

O assassinato de Emanuel Boiadeiro, ocorrido na cidade de Belo Monte onde ele trabalhava como segurança de Avânio Feitosa, provocou um certo temor com a possibilidade de ocorrer mais derramamento de sangue. A polícia justificou o crime informando que Boiadeiro reagiu à prisão durante uma operação, versão contestada pela família que contratou o médico George Sanguinette para fazer uma perícia particilar.

“Foi execução”

Na última segunda-feira, George Sanguinette esteve na casa onde Emanuel Boiadeiro foi morto. No final da manhã, Sanguinette disse que os tiros foram de fora para dentro e que Emanuel não reagiu. “Portanto, foi execução mesmo”, alertou o médico que prometeu entregar um laudo em um prazo de 15 dias.  

Dívida será refinanciada

O secretário de Finanças de Arapiraca, Lucas Leão, disse que o projeto de refinanciamento de dívidas (Refis), elaborado pela Secretaria de Finanças e aprovado na noite de terça-feira (22), na Câmara de Vereadores de Arapiraca, vai possibilitar a recuperação de receitas e viabilizar o funcionamento de dezenas de empresas que estão em débito com a prefeitura.

Finalmente

Em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Arapiraca aprovou o projeto de refinanciamento de dívidas. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Mesa Diretora, Márcio Marques e contou com a presença da maioria dos vereadores.

Duas Emendas

O projeto recebeu duas emendas, uma Modificativa e outra Aditiva. A matéria que pedia a retirada do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e o deixasse para o próximo ano foi reprovada pelos vereadores Moisés Machado, Sérgio do Sindicato, Fabiano Leão, Rogério Nezinho, Adalberto Saturnino, Gilvania Barros, Josias Albuquerque, Edvanio Correia (Edvanio do Zé Baixinho) e Dorge do Queijo.

Foi aprovado com o texto original de acordo como foi encaminhado pelo Poder Executivo.

De acordo com o secretário de Finanças, Lucas Leão, a solicitação do Refis partiu de proposta do Conselho Regional de Contabilidade.

Reforços para o ASA 1

A diretoria executiva da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) por meio da sua Diretoria de Futebol, anunciou na quarta-feira (23), a contratação de mais seis reforços para a estreia no Campeonato Alagoano de 2016.

Reforços para o ASA 2

Dentre os nomes apresentados pela diretoria, um já é bem conhecido do torcedor alvinegro, trata-se do centroavante Jefferson Baiano, que vestiu a camisa do ASA no início da Série C do Campeonato Brasileiro de 2016.

A diretoria trará também mais um goleiro, o nome em questão é o do jovem André Atahuan Magenis, advindo do Guarani-SC do futebol catarinense.

Debate sobre drogas

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  promoveu ontem, 24, o II Fórum Intersetorial em Atenção às Pessoas que Fazem Uso de Álcool e Outras Drogas, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro Santa Edwiges.

PELO INTERIOR

... Na quarta-feira (23), uma Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa (FPI), por meio da equipe de Produtos de Origem Animal e Agrotóxico, flagrou várias irregularidades em um laticínio em Olho d’Água do Casado, Sertão de Alagoas, de propriedade de José Santos Amaro.

... Sem camisa, com feridas na barriga e apenas uma bermuda suja como proteção, ele é o retrato fiel da falta de higiene e informação e do descaso com a saúde pública que a FPI vem encontrando nestas pequenas fábricas clandestinas espalhadas na região da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

... Só nos dois primeiros alvos da fiscalização foram apreendidos e destinados à incineração uma tonelada de queijo e 50 kg de manteiga. Além disso, em um dos laticínios, foram encontradas duas espingardas e munição.

... “O Regulamento de inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, que é a legislação reguladora desse tipo de atividade, possui quase mil artigos. Esses laticínios irregulares, em sua maioria, desobedecem praticamente todos. E isso é uma situação que atenta contra a saúde pública, é muito grave. E tanto os queijos estão contaminados, quanto há inobservância de conformidade das instalações com a legislação”, explicou a coordenação da equipe.

... Traçar um panorama atualizado das necessidades dos passageiros que utilizam o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal é a principal meta da pesquisa de demanda que a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) realiza até o dia 4 de dezembro deste ano.

... Nos pontos fixos de fiscalização, no Terminal Rodoviário de Maceió; AL-101 Sul (Trevo do Polo); BR-316, em Satuba; AL-101 Norte, na Asplana; e BR-104, em Rio Largo.

... A pesquisa iniciada nesta terça-feira, 22, ocorre em dias ininterruptos, das 4h da madrugada até às 18h, quando técnicos da agência e a equipe contratada para auxiliar os trabalhos devem realizar, em média, entre 1.500 e duas mil abordagens diariamente.

... A expectativa é que mais de 20 mil veículos, entre ônibus, complementares e táxis, sejam abordados até a conclusão do estudo.

... Aos nossos leitores desejamos um excelente final de semana, cheio de paz e saúde. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia