Acompanhe nas redes sociais:

15 de Dezembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 898 / 2016

22/11/2016 - 10:05:27

REPÓRTER ECONÔMICO

JAIR PIMENTEL

Uma dívida sem fim!

Tão fácil quanto pagar uma compra com cartão de crédito é se endividar com ele. Principalmente quando se tem juros de mais de 800% ao ano no crédito rotativo. Essa é apenas uma das constatações de um estudo recente sobre cartões de crédito. Foram encontrados juros altíssimos, cobranças indevidas e comissão da relação de tarifas.

As instituições financeiras oferecem dois tipos de cartões: básico e diferenciado. O primeiro é válido para pagamento de contas, compras ou serviço e sua anuidade deve ser menor que a do cartão diferenciado. Este, por sua vez, tem os mesmos benefícios do básico, mas com o adicional de programa de compensações e benefícios. Vale lembrar que quando você se interessa por um cartão de crédito a instituição é obrigada a oferecer o do tipo básico. É nesse momento que deve considerar o custo total que terá com o cartão, lembrando que outras tarifas, além da anuidade, também encarecem a fatura. 

Rotativo

Se você pagou só o mínimo da fatura, sobre o valor restante recairão os juros rotativos. A maior taxa encontrada foi de 878,68% ao ano. Nesse cartão, o pagamento mínimo de uma fatura de R$ 1 mil vai gerar uma dívida de R$ 8 mil em um ano. 

Saque

É cobrado quando você saca o crédito disponibilizado pelo cartão. É como um empréstimo. Além dele, há uma tarifa para cada saque. E o parcelamento da fatura é quando você decide parcelar o valor total da fatura. É uma maneira de não entrar no crédito rotativo, mas aconselho que não se faça esse procedimento, pois os juros podem chegar a quase 600% ao ano. 

Na loja

As parcelar as compras em uma loja, você precisará se certificar de que o local oferece parcelamento sem juros, caso contrário serão cobradas taxas por isso e os juros podem chegar a mais de 400% ao ano. 

Anuidade

E falando de anuidade, alguns cartões oferecem isenção dessa tarifa durante o primeiro ano. Mas, o que pode ser atrativo inicialmente, no se-gundo ano virá com valores muito altos. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia