Acompanhe nas redes sociais:

19 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 898 / 2016

22/11/2016 - 10:02:36

Meio Ambiente

Da Redação

Poluição Ambiental

A exposição de longo prazo à poluição do ar urbano aumenta de forma crescente o risco de hipertensão arterial de acordo com um estudo feito com mais de 41 mil moradores de cidades europeias. Segundo a pesquisa, um adulto a mais por grupo de 100 pessoas desenvolveu hipertensão arterial nas partes mais poluídas das cidades em comparação com os bairros de ar mais puro. A poluição sonora constante - especialmente do trânsito - também aumenta a probabilidade de hipertensão, disseram pesquisadores na revista médica European Heart Journal.

Tecnologia 

Cientistas produzem petróleo a partir do esgoto. A tecnologia, chamada de liquefação hidrotérmica, imita as condições geológicas que a Terra utiliza para criar petróleo bruto, usando altíssimas temperaturas e muita pressão. Segundo os pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), associado ao Departamento de Energia dos EUA, o material resultante é semelhante ao petróleo bombeado do solo, com uma pequena quantidade de água e oxigênio misturado. Esse óleo biocru, ou biopetróleo, pode ser então refinado para resultar em etanol, gasolina ou diesel. Além de produzir combustível útil, o processo poderia dar aos governos locais significativas economias de custos ao eliminar virtualmente a necessidade de tratamento, transporte e descarte de resíduos de esgoto.

Desastres naturais

Um relatório publicado na segunda-feira (14) pelo Banco Mundial revela que os desastres naturais atiram para a pobreza 26 milhões de pessoas todos os anos e provocam perdas anuais de 520 milhões de dólares no consumo. Divulgado durante a conferência do clima da ONU (COP22), que acontece em Marraquexe até hoje (18), o relatório sublinha a urgência da adoção de políticas inteligentes em termos climáticos para melhor proteger os mais vulneráveis. Os pobres estão tipicamente mais expostos aos desastres naturais, perdendo mais na proporção da sua riqueza e muitas vezes não têm apoio, seja da família, dos sistemas financeiros ou dos governos.

Ano mais quente 

O aquecimento da Terra nos primeiros nove meses de 2016 chegou a cerca de 1,2ºC acima da média pré-industrial e há hoje 95% de chance de que o ano termine batendo o recorde absoluto de mais quente desde o início dos registros. A informação é da Organização Meteorológica Mundial. As temperaturas globais entre janeiro e setembro foram 0,88ºC mais altas que a média do período 1961-1990, e cerca de 1,2ºC maiores que a média pré-industrial. Em 2015, o planeta atingiu 1ºC acima da média pré-industrial. Em algumas regiões do Ártico russo, as temperaturas chegaram a 7ºC acima da média. 

Lobo guará 

O lobo guará é um animal que pode ser encontrado na América Latina, principalmente no Brasil, Paraguai, na Bolívia e na Argentina. Vem sendo extinto principalmente por causa de doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada das de matas. É um animal de hábitos tranquilos, mas pode atacar para se defender quando se sente ameaçado.

Contaminação

Esfoliantes estão criando uma verdadeira catástrofe ambiental.  As pequenas partículas durinhas dentro do produto são minúsculos fragmentos de plástico, de até 5 milímetros de tamanho, que são colocados em alguns cosméticos para causar uma sensação extra de limpeza e tirar impurezas da pele. Um estudo mostrou que 36% dos peixes do Canal da Mancha (entre a Inglaterra e a França) estão contaminados pelas partículas. Cientistas acreditam que o estrago causado por eles é praticamente incalculável, já que eles seguem se fragmentando – e ficando cada vez menores –  na natureza, o que torna impossível mensurar o tamanho da contaminação.

Pedra gigante

Uma pedra de jade, de 174 toneladas e  quase 6 metros de comprimento, foi descoberta por mineiros, enterrada a cerca de 60 metros de profundidade no interior de uma montanha no estado de Kachin, uma região do norte de Mianmar. A pedra está avaliada em  aproximadamente US$ 5,4 milhões. Mianmar produz a maioria das pedras de jade de boa qualidade do mundo. Trata-se de uma pedra semipreciosa de cor verde que é muito apreciada na China, onde é conhecida como “a pedra do paraíso”.

Caça ilegal

Agentes de fiscalização dos parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões realizaram operação conjunta de combate à caça ilegal na região do Mosaico Capivara-Confusões, no sudeste do estado do Piauí. Ao todo, foram lavrados 24 autos de infração e apreendidos oito animais silvestres vivos e 12 mortos, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) e a ave zabelê (Crypturellus noctivagus zabele), 12 motocicletas, 15 espingardas profissionais e 45 de fabricação caseira e 305 cartuchos de vários calibres, entre outros utensílios usados para caça. Os animais apreendidos foram soltos no Parque Nacional Serra da Capivara e as armas e munições entregues à Polícia Federal no estado para futura destruição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia