Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 895 / 2016

01/11/2016 - 09:27:20

Estudante nota mil ensina como se dar bem no exame

Em Alagoas, foram registradas 143.757 mil inscrições; manter o foco é a dica para a aprovação

Maria Salésia [email protected]

Nos próximos dias 5 e 6 de novembro, 9, 2 milhões de estudantes em todo o Brasil vão participar do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio). Apenas em Alagoas foram registradas 143.757 mil inscrições. Para ajudar os candidatos, o EXTRA selecionou dicas e ouviu estudantes que se deram bem no último exame.

É o caso de Yago Cavalcante, 20 anos, que passou, no ano passado, para Medicina em uma universidade particular de Maceió com o Enem. Como se não bastasse à aprovação no curso mais concorrido, o estudante conseguiu a façanha de obter mil pontos na prova de Redação, bicho-papão do Enem.

O agora universitário disse que era um aluno razoável em redação, mas depois começou uma rotina de estudo e o resultado foi o melhor. Ele fazia duas redações por semana, corrigia com o professor, consertava os erros e na próxima mudava a estratégia. Outra dica, ensinou, é ler bastante, mergulhar na filosofia, sociologia e tudo o que venha somar.

A disciplina nos estudo é primordial, disse Yago. Ele fazia cursinho pela manhã, à tarde estudava sozinho e à noite explorava matérias isoladas com professores individuais. “Estudar sem muita cobrança psicológica e ir com calma é o melhor caminho”, deu a dica ao acrescentar que além de “meter a cara nos livros”, assistir vídeos, recorrer a aplicativos e outros métodos, o estudante deve se divertir, fazer atividade física, relaxar, mas manter o foco.

Plataforma ajuda no estudo 

Outra maneira de se preparar para fazer o Enem é acessar a plataforma de Estudo Hora do Enem (http: tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/conheça). A ferramenta foi feita de forma descontraída e começa com a frase “Ei, sai já da Internet e vai estudar!”. Em seguida, o texto diz que “quem disse isso com certeza não conhece a Plataforma”. E deve não conhecer mesmo. O vasto conteúdo está disponível pelo computador, tablet e celular e as videoaulas estão liberadas para todo mundo que acessa a ferramenta. Lá, o candidato a uma vaga na universidade vai encontra material para estudar na TV Escola. Além das séries e documentários com conteúdos que caem na prova, o programa de TV Hora do Enem apresenta dicas, entrevistas, resoluções comentadas de questões de anos anteriores do Exame e indicações de aprofundamento para o aluno se preparar melhor. Tem ainda a página http://enem.inep.gov.br/ que foi criado para esclarecer todas as dúvidas sobre o Enem 2016. São oito passos com instruções para que o estudante realize as provas com tranquilidade. Nela tem dicas, como são as provas, dias das provas, entre outras informações.

O Exame

O Enem conta com quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Além disso, também há uma prova discursiva de redação. As áreas de conhecimento exigidas na prova são Ciências Humanas (História, Filosofia, Sociologia e Geografia), Linguagens e Redação (Língua Portuguesa em geral), Língua Estrangeira (o candidato opta por inglês ou espanhol no momento da inscrição), Literatura e Comunicação, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática.

DICAS 

* Fazer simulados

• Organizar o tempo na hora de fazer exercícios

• Tempo de lazer também é importante

• Revise até os conteúdos simples

• Fazer exercícios

• Ler e assistir conteúdos jornalísticos

• Praticar redação

• Revisar

• Não se preocupar em decorar todos os dados

• Ir para o exame descansado

• Pensar em um roteiro para fazer as provas

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia