Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 895 / 2016

01/11/2016 - 09:21:37

Domingo, o último capítulo

Jorge Morais

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas Maceió, acontece neste domingo (30) o segundo turno das eleições municipais. Para muita gente é o final de uma campanha enfadonha, às vezes desrespeitosa, de pouca empolgação e de muito interesse pessoal. Na verdade, é o encerramento de um processo que, de acordo com o resultado, já é o pontapé inicial para 2018. No nosso caso, é a ponta do iceberg, que passa, necessariamente, pelo desejo de ocupar o Palácio do Governo do Estado, brevemente.

Nessas eleições de 2016 conseguimos enxergar de tudo. Quem estava junto em 2014 ficou separado, agora. O Chapão de antes contou com uma nova configuração nesse novo processo. Quem se derramava em elogios mútuos no passado, não pôde fazer a mesma coisa. Muito pelo contrário, e não se sabe a serviço de quem, a eleição pegou fogo, depois de um primeiro turno morno, para um segundo turno fervendo, até certo ponto acima do bem e do mal.

Hoje, com a internet responsável por uma grande fatia da mídia, sobraram dois tipos de eleitores: o que vende o voto e o que já tem uma opinião formada sobre o que pretende e deseja fazer com o seu voto. Mesmo a gente sabendo que o “cadastro” continua funcionando muito bem e que o dinheiro na hora do voto é o principal “cabo eleitoral” de muitos candidatos, o voto consciente ainda é em número bem superior a qualquer outra forma de reconhecimento.

No segundo turno, então, o que vale mesmo é a simpatia, o carisma e o serviço prestado. Exatamente, na hora em que não temos mais outros candidatos ao cargo de prefeito, nem uma avalanche de candidatos a vereador, deixando a campanha no cara a cara, no olho no olho, no corpo a corpo. É nessa hora, que a gente descobre quem tem mais voto, quem fez uma melhor campanha de marketing, quem tem mais proposta e poder de convencimento.

Em Maceió, o prefeito Rui Palmeira liderou todos os resultados de intenções de votos, menos a primeira feita lá atrás, quando deu empate técnico de 31 a 31, no primeiro turno. Rui confia em todos os resultados apresentados pelos Institutos Ibope, Gape e Paraná Pesquisa. Como deu certo da outra vez, o candidato não tem porque desconfiar, agora. O candidato aposta que o voto dado da primeira vez será repetido e espera conquistar uma fatia considerável dos votos do candidato derrotado JHC, que ficou em terceiro lugar e bem próximo do segundo colocado.

Por outro lado, Cícero Almeida, ex-prefeito de Maceió por dois mandatos e deputado federal, tenta desconsiderar os resultados das pesquisas de opinião, afirmando que o mais importante é o voto na urna, dia 30. Não consigo imaginar que isso seja, apenas, um jogo de palavras. Com a campanha mais agressiva em relação à feita no primeiro turno, inclusive com a troca de comando do marketing, o candidato tentou, a todo custo, descaracterizar o trabalho de seu oponente, buscando coisas do “arco da velha” que, provavelmente, não vão ajudar muito na opinião dos especialistas.

Pelo sim, pelo não, nenhum dos dois lados pode confiar muito e achar que tudo está resolvido. Se em todas as pesquisas o candidato Rui Palmeira se posicionou melhor, colocando-se na dianteira dos números, precisa dormir, pelo menos, com um olho aberto, se é que isso seja possível. Quanto a Cícero Almeida, é o fantasma desses números que deve estar rodando seu sono, provavelmente, formando um pesadelo em seus sonhos.

De uma coisa tenho absoluta clareza quanto a esta eleição de Maceió. Ganhando Rui Palmeira, o PSDB sai fortalecido para o pleito de 2018 ao Governo do Estado, depois de emplacar alguns nomes no interior, como Rogério Teófilo, em Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral em Alagoas. O processo, necessariamente, passa pelo Rui. Eleito Cícero Almeida, sai fortalecido o grupo do governador Renan Filho, natural candidato à reeleição, e que deverá compor um grupo para a formação de um novo Chapão.    

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia