Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 895 / 2016

01/11/2016 - 09:18:14

Pesquisador traça o raio-x do resultado das eleições

Marcelo Bastos: vitória de Rui Palmeira o credencia para disputa ao governo do Estado

João Mousinho [email protected]
Eleição de Rogério Teófilo foi a surpresa da eleição, diz Marcelo

O professor Marcelo de Melo Bastos, estudioso e pesquisador do sistema político brasileiro, respondeu alguns questionamentos do Jornal EXTRA sobre o resulto das eleições municipais em Alagoas. Bastos falou dos derrotados e vencedores do atual pleito e projetou o cenário político de Cícero Almeida e Rui Palmeira. Confira a entrevista: 

Quem é o grande vencedor do pleito de 2016?

O grande vencedor foi o PSDB quem ganhou no segundo colégio eleitoral de Alagoas,  Arapiraca, e tem ampla possibilidade de ganhar no principal colégio eleitoral que é Maceió. E o grande derrotado neste pleito são os Calheiros.

A principal surpresa? 

A surpresa nessas eleições é a vitória de Rogério Teófilo em Arapiraca, já que em todas as pesquisas ele apareceria em terceiro e a decepção foi a derrota do PMDB nos principais colégio eleitorais em Alagoas.

Cícero Almeida derrotado encerra sua carreira política?

Cícero Almeida não encerra sua trajetória política, porém vai ter que se profissionalizar para sonhar ainda com uma candidatura proporcional, ou pra deputado federal ou estadual.

Rui se credencia para disputar o governo de Alagoas?

Rui não só se credencia para disputar o governo de Alagoas, como é o nome que sai mais forte nessas eleições. As eleições de 2016 são uma prévia das eleições de 2018, onde com certeza a oposição saiu fortalecida.

A falta de financiamento de empresas modificou em quê o atual pleito?

A  falta de financiamento das empresas, como também a redução dos dias de campanha, dificultaram o processo eleitoral, porém não modificou o resultado do pleito, já que não tivemos quase nenhuma renovação dos eleitos. 

Quem se fortaleceu para a eleição do Senado em 2018?

Os que se fortaleceram para a eleição do Senado em Alagoas foram Teotonio Vilela Filho pelo excelente desempenho do PSDB em Maceió e Arapiraca, Marx Beltrão pelas vitórias em várias cidades importantes de Alagoas e Maurício Quintela Lessa pela ascensão ao Ministério do Transporte, o que vai lhe dar musculatura política para as eleições de 2018. 

Quem representa a força da esquerda em Alagoas?

A esquerda em Alagoas precisa ser reinventada. Teve um desempenho pífio no pelito de 2016. Nem a referência da esquerda que é Heloísa Helena  foi candidata. Acredito que, mesmo se fosse candidata não conseguiria a sua reeleição na Câmera de Maceió, pois no último pleito em 2012 ela já sofreu uma queda eleitoral e como candidata da Rede nessa eleição não ia atingir o coeficiente eleitoral em virtude também dos candidatos deste partido não terem nenhuma densidade eleitoral. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia