Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 895 / 2016

01/11/2016 - 09:13:21

ABC do Interior

Roberto Baia

Idade nova

Em meio à crise financeira que atingiu capitais e cidades do interior, Arapiraca sobrevive com a força do seu povo. E nesse clima, festeja a sua Emancipação Política. Os seus 92 anos serão comemorados no domingo, dia 30, com uma extensa programação, sob a coordenação da prefeita Célia Rocha, que aproveita o momento para se despedir da vida pública. 

Uma guerreira

Ao longo de três mandatos, Célia Rocha cravou o seu nome na história e merece respeito até mesmo de históricos opositores que reconhecem o seu talento, a sua força e vontade política para governar a cidade mais importante do interior alagoano. Parabéns a prefeita e parabéns Arapiraca.  

Transição em Arapiraca

Com Erik Baldino: O prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), se reuniu na manhã de quarta-feira (26), com com a atual prefeita do município, Célia Rocha (PSB) e com promotor Napoleão Amaral, para tratar do processo de transição na prefeitura.

O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Estadual em Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges.

Legalidade

Cada gestor criará uma comissão para dar início ao processo de transição, que deve ser realizado de forma tranquila e harmoniosa.

De acordo com o promotor Napoleão Amaral, as reuniões estão sendo realizadas em todo o estado para que as transições sejam realizadas na legalidade.

Transparência

“Era comum há alguns anos que o prefeito que estava saindo pegar uma caixa com documentos e levar consigo, como se os papéis não fossem de posse da prefeitura. A ideia dessas reuniões é incentivar a transparência durante este processo”, disse o promotor, que é responsável pela cidade de Arapiraca e Craíbas.

Autonomia 

Percebe-se que o prefeito eleito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, não deve sua vitória a nenhum grupo político ou a qualquer sobrenome. Apesar de terem dado alguma contribuição, nem Biu de Lira, Petrúcio Barbosa, Marx Beltrão, nem ninguém foi um fator decisivo em sua campanha. O fator decisivo foi a esperança que ele passou para a população, que está na expectativa de um governo técnico e eficaz.

Sem oposição

A menos que o quadro político mude – o que é pouco provável - Júlio Cezar irá administrar Palmeira sem oposição na Câmara de Vereadores do município. Isso porque dos 15 vereadores eleitos, apenas a peemedebista Adelaide França pode seguir um posicionamento, digamos, mais rigoroso diante dos demais.

Uma justa homenagem

Dentro das comemorações dos 92 anos de emancipação política da cidade, os Correios e a Prefeitura de Arapiraca promoverão uma saudosa homenagem nesta sexta-feira (28), às 09h, na Praça Luiz Pereira Lima. Na ocasião, serão lançados os selos personalizados com as imagens dos cinco funcionários dos Correios que morreram em um trágico acidente no último ano, além de um funcionário do quadro municipal também falecido.

Foram exemplos

“A Diretoria Regional dos Correios em Alagoas sente-se agradecidos por essa bela homenagem a cada um destes funcionários que foram exemplos de dedicação, profissionalismo, comprometimento e que deixam saudades até hoje a todos que fazem parte da Família Correios. Eles atuavam em Arapiraca e com muito empenho contribuíam para o desenvolvimento desta cidade”, ressalta o diretor Carlos Roberto Medeiros de Almeida.

Crise na saúde

A 26ª Promotoria de Justiça da Capital recebeu, na segunda-feira (24), diretores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) para discutir pendências no que diz respeito ao repasse de recursos financeiros da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) às Secretarias Municipais de Saúde. Por solicitação do órgão colegiado, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) mediará o diálogo.

MP intermediou

A Diretoria solicitou a intermediação do MPE/AL, já que o atraso de vários meses por parte do Estado preocupa a categoria, uma vez que pode acarretar inadimplência dos municípios e irregularidades na prestação de contas para a transição de gestão, implicando infrações à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

PELO INTERIOR

... A gestão do médico Pedro Gaia como Provedor do Hospital Regional Santa Rita resultou em melhorias para todas as áreas da unidade hospitalar. 

... Além disso, mesmo diante do impacto financeiro que afetou as instituições de saúde, ele está conseguindo manter o atendimento as demandas do SUS. Vale destacar que o HRSR recebe menos que o dobro das demais instituições de saúde.

... Com muita habilidade, Dr. Pedro Gaia tem buscado parcerias e deu uma nova cara ao Hospital Santa Rita. 

... Foram apresentados projetos aos deputados federais Marx Beltrão e Paulão, que destinaram recursos na ordem de um milhão e duzentos mil reais para aquisição de equipamentos hospitalares, modernização do aparato tecnológico e renovação dos leitos hospitalares.

... Capital de giro, o anseio para ampliar os negócios, o desejo em se tornar empresário e fugir do desemprego foram algumas das situações que chegaram ao balcão de atendimento da Caravana Fecomércio, uma ação do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Sindilojas Arapiraca, ocorrida na quarta-feira (26), na Praça Bom Conselho, e que atraiu vários arapiraquenses. 

... Todos os atendimentos foram gratuitos. Na quinta-feira, 27, a Caravana esteve em Palmeira dos Índios, na Praça da Independência.

... A proposta da caravana é contribuir com os empresários, a exemplo de Aparecida Maria dos Santos Messias. Há seis meses, Aparecida abriu o próprio negócio no ramo de confecções para com receio de aumentar a estatística do desemprego. 

... A situação dela é similar à de milhões de brasileiros que começam a empreender no momento de crise econômica. “Falta capital de giro, falta muita coisa ainda. Por isso, valorizo todas as iniciativas como essa caravana. Mais experiência, mais informações que podem me ajudar e muito”, comentou.

Aos nossos leitores desejamos um excelente final de semana, repleto de paz, saúde e harmonia. Até a próxima edição!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia