Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 891 / 2016

07/10/2016 - 06:19:17

Quem merece o seu voto: Rui, Cícero ou JHC?

Após ataques na campanha, é hora de o eleitor escolher quem governa Maceió por 4 anos

Odilon Rios Especial para o EXTRA

O desempenho dos candidatos à Prefeitura de Maceió no debate da TV Gazeta- o último antes da votação do dia 2 de outubro - será avaliado na noite desta sexta-feira (30) na última pesquisa Ibope, que mostrará o cenário do maior colégio eleitoral do estado no embate entre Rui Palmeira (PSDB), Cícero Almeida (PMDB) e João Henrique Caldas (PSB).

Haverá segundo turno em Maceió? Cícero Almeida continua caindo nas pesquisas? Há chances para JHC?

Um componente esquecido: o vice de Cícero é Galba Novaes (PMDB). Ao atrai-lo para a disputa, o governador Renan Filho (PMDB) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), tinham um objetivo: os votos do Tabuleiro dos Martins, onde Galba desenvolve um trabalho social que começou com seu pai. E onde, tecnicamente, tem mais gordura política.

Porém, os comitês preveem que o índice de abstenção na 33ª Zona Eleitoral será alto. É nela onde estão os moradores do Tabuleiro dos Martins, Clima Bom 1 e 2. É na periferia que Cícero Almeida é mais forte, mas há uma grande quantidade de títulos eleitorais que deveriam ter sido pegos por seus donos até o dia 23 de setembro. E isso não aconteceu.

As abstenções podem favorecer Rui Palmeira. E mostram, também, a desorganização da campanha de Cícero – que tinha esta informação da pilha de títulos à espera dos eleitores desde o dia 22 - e a divisão entre as equipes de Renan Filho e o deputado federal.

A terceira pesquisa do Instituto Paraná, divulgada pela TV Pajuçara na quinta (28) mostra que Cícero perdeu 8,8% em 36 dias (intervalo entre a primeira e a terceira pesquisa do instituto); Rui cresceu 7,3%; JHC, 6%.

Cícero tem 33,9% das rejeições. Estava em segundo lugar. Em 24 de agosto tinha 23,1%.

Mesmo a contratação de Adriano Gehres - que trabalhou na campanha presidencial de José Serra, em 2010, contra Dilma Rousseff - ainda não surtiu o efeito esperado nas ondas almeidistas. E o QG de Rui se prepara para os ataques de Cícero e JHC.

Em crise

Mesmo as urnas de domingo ainda oficialmente lacradas, todas as pesquisas mostram uma tendência: o deputado Paulão (PT) acumula a maior rejeição na campanha, parte disso se devendo à crise do PT com o impeachment de Dilma Rousseff, e está abaixo dos 5% na preferência do eleitorado.

O PT está fora do Governo Renan Filho mas ainda não é possível saber o tom a ser adotado. Qual o tamanho da oposição petista aos peemedebistas, historicamente ligados a Renan Calheiros? Deve pregar o voto nulo no segundo turno.

Diferente do PSOL, sem estrutura de campanha e lançando o professor Gustavo Pessoa. Com maciça participação nas redes sociais, as eleições 2016 podem marcar o futuro da legenda em Alagoas.O PSOL também deverá pregar o voto nulo na segunda etapa da eleição.

O PMN, com Fernando do Village, é, na prática, o nome do deputado Francisco Tenório, comandante da legenda no estado, na votação em Maceió. Garantiu a sobrevivência da legenda e deve compor com um dos lados a disputar o segundo turno, na capital.

Quem é quem? 

Rui Palmeira - 40 anos, filho de Guilherme Palmeira (ex-governador de Alagoas), sobrinho de Vladimir Palmeira (líder da passeata dos 100 mil, maior manifestação contra a ditadura militar em 23/7/1968) e neto de Rui Palmeira (ex-senador de Alagoas).

Principais aliados: senador Benedito de Lira (PP), deputado federal Arthur Lira (PP) - pai e filho investigados na Operação Lava Jato; cabo Luiz Pedro - ex-deputado, ex-vereador, condenado por assassinato; ex-governador Teotonio Vilela Filho; ex-governador Ronaldo Lessa - os dois são denunciados pelo Ministério Público Federal em ações de improbidade.

Processos: É réu em ação popular movida por um aliado de Cícero Almeida por dano ao erário.

Cícero Almeida - 58 anos. Foi cantor, radialista, apresentador de programa policial, taxista.

Principal aliado: Renan Calheiros - sete inquéritos abertos no STF contra ele, na Operação Lava Jato

Processos: Réu nas investigações da Operação Taturana e Máfia do Lixo.

JHC - 29 anos, filho de João Caldas (ex-deputado federal) e Eudócia Caldas (ex-prefeita de Ibateguara). Os dois recorrem de condenações nas investigações da Máfia das Sanguessugas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia