Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 890 / 2016

26/09/2016 - 18:37:13

ABC do Interior

Roberto Baia

Debate desorganizado

A desorganização e ausência do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), candidato a prefeito de Arapiraca do grupo situacionista, e a não realização do sorteio para definir quem seria o primeiro a apresentar seu plano de governo, foram à tônica do debate “organizado” pelo Comitê Acadêmico de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas – (Ufal).  

O evento político, nesta reta final da campanha eleitoral, foi realizado na noite de terça-feira (20) e contou com as presenças dos candidatos Rogério Teófilo (PSDB), Tarcizo Freire (PP) e Lindomar Ferreira (Psol). 

Protestos

A não realização do sorteio para definir quem seria o primeiro a apresentar em um espaço de oito minutos o seu plano de governo para administrar Arapiraca, gerou protestos e irritação da plateia e o candidato Tarcizo Freire decidiu iniciar a apresentação do seu plano de governo em razão do reduzido espaço de tempo,  nenhum dos três candidatos majoritários consegui concluir a apresentação das suas propostas e plano de governo.

Pelo jeito, Nezinho acertou em não ir.

Campo Grande

A situação do ex-prefeito Arnaldo Higino se complicou de uma vez por todas. Vejamos: acusado de falsificar documentos para driblar a Lei da Ficha Limpa e disputar as eleições em Campo Grande, o ex-gestor perdeu por 7 a 0 no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) que anulou a sentença do juiz de Girau do Ponciano, Jairo Xavier, que deferiu o registro sem analisar o incidente de falsidade apresentado pela coligação Juntos com o Povo Iremos Mudar, que tem a frente como candidato a prefeito Cícero Pinheiro e como vice Cícero Neri.

Polícia Federal

De acordo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, a Polícia Federal  será acionada para atestar a veracidade dos documentos apresentados pelo ex-prefeito Arnaldo Higino, que segundo os vereadores José Aldo, José Rogério, Zinho e José Feliciano (Pitu), asseguram que o decreto apresentado por Higino nunca existiu, sendo confeccionado em 2016 somente com intuito de torná-lo elegível. 

Eleições perigosas

A cada semana cresce a quantidade de cidades alagoanas que solicitaram a presença de tropas federais para acompanhar o pleito do próximo dia 02. Até o momento quinze cidades do interior já solicitaram apoio. Nos documentos enviados pelos respectivos juízes eleitorais e gestores municipais, são ressaltadas as situações de instabilidade política e violência, o que preocupa as autoridades a cerca da segurança dos moradores e eleitores.

As cidades

Entre os municípios que pediram apoio das tropas federais estão: Japaratinga, Maragogi, Chã Preta, Palestina, Rio Largo, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca, Coruripe, Roteiro, Pilar, Mata Grande e Piaçabuçu. Também foram solicitadas tropas para as cidades de Jacaré dos Homens e Batalha e Belo Monte, mas o pedido das três cidades foi indeferido.

Nezinho na frente

O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), por meio da TV Pajuçara, divulgou na terça-feira passada (20), mais uma pesquisa de intenção de voto na disputa para prefeito de Arapiraca. 

Mais uma vez, o candidato do PMDB, Ricardo Nezinho, é o favorito na opinião dos eleitores, com 36,0% da preferência das pessoas entrevistas pelo Instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo PSCom.

Segunda pesquisa

Essa é a segunda vez que o instituto realiza pesquisa no município. O levantamento ouviu 680 eleitores entre os dias 15 e 19 de setembro. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-07110/2016. 

A margem de erro é de aproximadamente 4% para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95,0%.

Pesquisa

Este segundo levantamento mostra um retrato semelhante ao da primeira pesquisa, realizada em agosto. 

O candidato Ricardo Nezinho, do PMDB, permanece na frente, com 36,0% das intenções de voto.

Tarcizo e Teófilo

Na pesquisa anterior ele aparecia com 36,2%. Em seguida continua Tarcizo Freire, do PP, com 25,9%. Na pesquisa anterior, ele estava com 25,6% da preferência do eleitorado.

Na tarceira colocação está Rogério Teófilo (PSDB), com 20,1%, e no levantamento feito em agosto ele aparecia com 18,7%. O candidato do PSOL, Lindomar Ferreira está com 2,1% da intenção de voto.

Rejeição

No final da sua gestão, o prefeito de Palmeira dos índios, James Ribeiro, amarga a maior rejeição dos últimos tempos na terra dos Xukurus-Kariris, a começar pelos aliados que não apoiaram a candidata oficial, Verônica Medeiros. Estão fora os ex-secretários de Educação, Luiz Lobo, e de Infraestrutura, Rodrigo Gaia. Isso sem falar que James expulsou da Prefeitura o então vice-prefeito, Vicente Targino, falecido no primeiro semestre deste ano.

Só o governador

Nas caminhadas e carreatas de sua candidata, não apareceu nenhuma liderança política expressiva, resumindo-se a uma única aparição do atual governador Renan Filho, ocasião em que o prefeito desferiu palavrões contra a família do empresário Grilo, que protestava pedindo justiça pelo seu assassinato. Neste mesmo final de semana, James Ribeiro foi flagrado em um vídeo onde tentou agredir fisicamente o vereador Agenor Leôncio.

PELO INTERIOR

... Os candidatos a prefeito de Palmeira dos Índios, terceiro maior colégio eleitoral de alagoas, se comprometeram, através de assinatura de um Termo de Compromisso, em realizar políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes da terra dos Xucurus-cariris.  

... Todos os candidatos ao executivo - Júlio Cezar, Flávio Targino, Verônica Medeiros e Sheila Duarte, assinaram a documentação. O eleito deverá adotar, “com prioridade absoluta”, os direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente, em especial, nas áreas de educação, saúde e assistência social. 

... Para isso, o futuro gestor adotará sete medidas propostas pela Rede de Proteção à Infância e à Juventude de Palmeira dos Índios.

... A primeira das medidas será o envio, em janeiro de 2017, de um projeto de lei à Câmara Municipal que cria mais um Conselho Tutelar no município, com cinco conselheiros. 

... Outros dois projetos de mesma natureza devem ser enviados ao Poder Legislativo no mesmo período para criar mais um Centro de Referência de Assistência Social e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com suas respectivas equipes técnicas, bem como para fixar a destinação mensal de 1% do Fundo de Participação dos Municípios para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmeira dos Índios.

... Com a classificação assegurada no último domingo (18) no empate com a equipe do ABC, no Estádio do Frasqueirão, em Natal, o elenco da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) se reapresentou na terça-feira (20) para a maratona de treinos no Fumeirão.

... Sob a coordenação do técnico Paulo Foiani e do preparador físico Rodrigo Albuquerque, os atletas alvinegros farão sessões de treinos técnicos, físicos e táticos com o foco totalmente voltado para o decisivo confronto diante do Guarani de Campinas.

... ASA e Guarani fazem o primeiro confronto no dia primeiro de outubro, sábado, às 19h, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. Esse é o primeiro passo para a vaga na Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.

... Aos nosso leitores desejamos um final de semana repleto de saúde e paz. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia