Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 888 / 2016

11/09/2016 - 16:45:13

ABC do Interior

Roberto Baia

Reta final

Faltando um pouco mais de 20 dias para as eleições municipais, a campanha política em Arapiraca continua morna, com os quatro candidatos buscando o voto dos eleitores. O candidato da situação, deputado Ricardo Nezinho (PMDB), intensificou as visitas, sempre acompanhado da prefeita Célia Rocha, seu vice Yale Fernandes, candidatos a vereador e assessores diretos. 

Segue tranquilo

Tarcizo Freire, do PP, que segundo uma pesquisa encomendada pela TV Pajuçara aparece em segundo lugar, perdendo apenas para Ricardo Nezinho, segue tranquilo na sua luta para se eleger prefeito da segunda cidade mais importante de Alagoas. Já Rogério Teófiolo (PSDB), o segundo colocado, tratou de desmentir boatos de uma possível desistência da sua candidatura. “É mentira foi um boato maldoso, com intenções de me prejudicar. Com certeza partiu dos adversários que temem a minha participação nesse pleito”, disse Teófilo.

Debate na TV

O candidato Lindomar Ferreira, do Psol, continua trabalhando com a finalidade de ganhar mais força e assim poder competir com os concorrentes ao pleito do próximo dia 2 de outubro. Lindomar, inclusive, já entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir a sua participação no debate que será realizado por um canal de televisão, que vetou a sua presença. “Isso foi um absurdo. Com certeza a Justiça vai corrigir esse erro”, afirmou o candidato do Psol.  

Tropas federais em Limoeiro

A coligação “Limoeiro no Caminho do Bem” protocolou, na tarde da terça-feira (6), no cartório da 36ª zona eleitoral, em Limoeiro de Anadia, um requerimento solicitando a presença de tropas federais no município durante as eleições do próximo dia 2 de outubro.

Em suas justificativas, a coligação relata o histórico de conturbação político-social, que é agravado nos períodos que antecedem as eleições municipais e estaduais em Limoeiro de Anadia. Nesses períodos aumentam as animosidades entre grupos políticos opostos.

Ocorrências de crimes

De acordo com a solicitação, a necessidade de tropas federais durante as eleições deve-se a uma série de motivos que justificam o pleito, enumerando a ocorrência de crimes como tentativas de homicídio, ameaças, lesões corporais, todos com motivações políticas, além da presença de cabos eleitorais circulando pela cidade portando armas de fogo.

Relatos preocupantes

Nas eleições de 2012, o magistrado, em seu pleito junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi minucioso nos relatos preocupantes acerca da necessidade de requisição de força federal. Naquela oportunidade foi elencada uma série de motivos que justificariam tal pleito. Vale salientar que de lá para cá a situação não se modificou, ao contrário, se agravou, tendo em vista que os grupos políticos são os mesmos, modificando-se apenas os candidatos.

Efetivo policial

A coligação informou que outro agravante nesses períodos é o reduzido efetivo policial disponível no município, deixando a população vulnerável e com medo de expressar suas opiniões políticas, onde o direito democrático de opinar muitas vezes é substituído pela lei da mordaça.

Com a presença das tropas federais, a coligação acredita que o processo transcorra com total segurança e normalidade.

A coligação “Limoeiro no Caminho do Bem” é encabeçada pelos candidatos a prefeito, Marcelo Rodrigues, e o vice Luciano Soares.

Arapiraca

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, manteve a tradição. No seu último desfile, na quarta-feira de 7 de Setembro, como prefeita da cidade, ela iniciou a celebração da 194ª Independência do Brasil participando da missa na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, ao lado do deputado Ricardo Nezinho, vereadores, secretário municipais, assessores e fiéis.

Grande repercussão

Ganhou os holofotes e provocou uma grande repercussão em Alagoas a condenação do ex-prefeito de Rio Largo Antônio Lins de Souza Filho, mais conhecido como Toninho Lins. Ele foi condenado, por unanimidade, na terça-feira (6), por crime de fraude a licitação. Alvo de uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) em 2014, o ex-gestor foi acusado de causar um prejuízo de R$ 52.866,50 aos cofres daquele município ao forjar um procedimento licitatório para aquisição de material elétrico.

Apesar da condenação, vai responder em liberdade.

ASA de Arapiraca

Engana-se que pensou que o elenco da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) tiraria o dia de folga no feriado de quarta-feira (7), dia da Independência do Brasil.

Sob um clima ameno, os jogadores do Gigante Arapiraquense fizeram um trabalho em campo reduzido, esboçando o provável time titular que enfrentará o Botafogo - PB no confronto do próximo domingo (11), às 16h, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca.

O técnico Paulo Foiani promoveu o primeiro treino com a camisa alvinegra para o reforço Josy, que foi anunciando na terça-feira (6), a fim de dar entrosamento entre o atleta e os demais jogadores do Fantasma de Alagoas.

PELO INTERIOR

... Celebrada pelo padre Antenor Montenegro Júnior, a missa na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho foi marcada pela emoção da prefeita. Ao ouvir as palavras evangelizadas do padre Antenor, que focou na orientação de Deus para os representantes do povo governá-los com sabedoria, fé, humildade e, sobretudo, honestidade.

... Emocionada, Célia Rocha chorou e falou: “Como é linda a celebração da Igreja Católica. Deus está aqui entre nós. Estou tomada pela fé e que Ele possa renovar dentro de cada um de nós a solidariedade e a prática da partilha”.

... Em seguida, a prefeita participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e de Arapiraca em frente à Câmara Municipal com a execução dos hinos Nacional e da Independência do Brasil executados pela Banda de Música da Polícia Militar sob a regência do maestro Fernando.

... O Ifal – Campus Marechal Deodoro sediou na segunda-feira (5) um debate com candidatos a prefeito e a vereador nas eleições municipais de 2016. O evento foi organizado por um grupo de universitários da cidade, que solicitou o uso do auditório do Campus. 

... Uma das organizadoras é Clara Rolim, de 21 anos, ex-aluna do curso técnico de Guia de Turismo do Campus Marechal e hoje estudante de Direito em Maceió. Para ela, o evento foi importante para que os jovens se aproximem da política municipal.

... “Quando eu comecei a votar, não tive essa oportunidade de conhecer e debater com os candidatos do município. A média do público aqui é de 17 anos e a maioria está votando pela primeira vez esse ano. Por isso, acho importante momentos como esse”, explicou Clara.

... No evento, candidatos responderam perguntas sobre propostas para as áreas da saúde, educação, segurança, cultura e turismo e juventude, além de perguntas abertas enviadas pelos estudantes do Ifal.

... O juiz da 27º Zona Eleitoral, João Dirceu Soares, concedeu direitos para que o candidato Luiz Pedro (PMDB) e seu vice, Jean Gomes (DEM), possam disputar livremente a Prefeitura de Mata Grande. A decisão foi proferida dia 1º de setembro. Luiz Pedro faz parte da coligação “O povo Quer! Mata Grande Precisa!”

... Luiz Pedro, sertanejo, filiado ao PMDB, é filho do prefeito de Canapi, Celso Luiz, e desta vez pretende disputar o pleito na cidade de Mata Grande. De família política, esta é a primeira vez que Luiz Pedro disputa uma eleição municipal, mas já possuiu vasta experiência na área administrativa pública.

... Aos nossos leitores desejamos um ótimo final de semana, cheio de paz e muita energia positiva. Quanto aos desafetos, que odeiam o que este colunista escreve, que passem o Weekend nos “cafundós dos Judas”. Ô povo triste e sem graça!!! Brincadeirinha. Até a próxima edição. Fui!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia