Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 887 / 2016

10/09/2016 - 07:57:26

Quem entrega mais ao cidadão gastando menos

Satuba é o município alagoano mais eficiente enquanto Santana do Mundaú é o mais ineficiente

Vera Alves [email protected]

Candidato a prefeito realmente interessado em melhorar as condições da cidade para a qual concorre dispõe de uma ferramente útil na análise da situação atual. É o Ranking de Eficiência dos Municípios Folha (REM-F) lançado há uma semana pelo jornal Folha de S.Paulo e que revela “quem entrega mais saúde, educação e saneamento gastando menos” dentre os 5.281 municípios analisados. No cômputo geral, o município alagoano melhor avaliado é Satuba, que ficou na 367ª colocação, enquanto o pior é Santana do Mundaú, em 5.185º lugar.

De acordo com o levantamento – que pode ser acessado no link http://www1.folha.uol.com.br/remf/ – o município mais eficiente é Cachoeira da Prata, em Minas Gerais, que obteve REM-F 0,656. Já o mais ineficiente é Placas, no Pará, com conceito 0,108. Pela metodologia adotada, quanto mais próximo de 1 mais eficiente é o município no que diz repeito ao atendimento escolar e em creche de crianças de 0 a 4 anos, na assistência básica de saúde e na relação número de médico por habitante e na oferta de água, rede de esgoto e coleta de lixo.

Os percentuais de atendimento levam em conta os investimentos feitos pelo município com os recursos arrecadados, tanto próprios quanto os constitucionalmente repassados pela União. Há também informações sobre gastos com o Legislativo municipal e o número de servidores. Dos 102 municípios alagoanos, apenas três não estão listados: Canapi, Maravilha e Roteiro.

Maceió é o 3.272º colocado no ranking nacional e está listado entre os municípios de “pouca eficiência”. É a mesma categoria em que se enquadra a segunda maior cidade do estado, Arapiraca, só que esta ocupa o 2.673º lugar, ou seja, acima da capital alagoana.

Confira o REM-F dos muicípios de Alagoas de acordo com sua classificação - eficiente, com alguma eficiência, pouco eficiente e ineficiente - e a posição no ranking.


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia