Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 886 / 2016

28/08/2016 - 09:22:08

Pesquisas eleitorais mentirosas

JOSÉ ARNALDO LISBOA

Nos governos do Sr. Lula e da Sra. Dilma, a Confederação Nacional da Indústria – CNI, sempre esteve fazendo pesquisas eleitorais, coisas muito estranhas, pois nunca ouvi falar que um órgão da indústria soubesse fazer pesquisas eleitorais, com os parâmetros científicos necessários. Com a experiência que já obtive, durante os 20 anos que venho fazendo pesquisas eleitorais, deu para notar que muitas delas são mentirosas, mesmo registradas no TRE, já que ninguém fiscaliza as suas tabulações, as suas amostras e os seus resultados. Eu sempre desconfiei de alguns resultados, pois  existem institutos que recebem as respostas dos entrevistados, através das pesquisadoras,  e se trancam numa sala para fazerem os resultados bons para certos candidatos. 

Vejam, o Sr. Eduardo Campos faleceu em 13 de agosto e, imediatamente, o Datafolha divulgou uma pesquisa dizendo que ela foi feita nos dias 14 e 15 de agosto, portanto, só um dia após a morte do ex-Governador de Pernambuco. Ora, foi dito que haviam sido entrevistados 2.843 eleitores nos 176 municípios brasileiros. Que velocidade, meu Deus! Se vê que, em média, foram entrevistados, apenas 16 eleitores em cada um dos municípios. Como exemplo, só para falar em Maceió, com mais de 1 milhão de habitantes, só foram ouvidas 16 pessoas. Em São Paulo, 16, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, etc. E os pesquisadores foram mesmo para Maceió ou fizeram as pesquisas por telefone, como às vezes são feitas? E deu tempo para fazer nos dias 14 e 15 as 2.843 pesquisas? Esse pessoal viajou mesmo de avião para esses 176 municípios, nos 2 dias de pesquisas? Foi usado um avião para cada uma das 2 pesquisadoras? Os aviões estavam disponíveis para todas as localidades nos 2 dias de pesquisas ? Será que, devido a pressa, só foi uma pesquisadora para cada avião ? Por que a Sra. Dilma passou, imediatamente, para 36 % e por que a Sra. Marina e o Sr. Aécio foram ultrapassados pelos dois candidatos em apenas 2 dias, na véspera da morte de Eduardo Campos?  O pior foi que as pesquisas foram registradas, logo, logo, no dia 16, tipo lava-jato. Será que a CNI vai continuar fazendo pesquisas para o Lula? 

Para mim, de nada vão adiantar os registros nos TREs, pois o voto sendo secreto, ninguém vai sair perguntando aos eleitores e aos TREs quais foram seus votos, em cada um dos sítios, fazendas ou bairros. Assim sendo, eu desafio qualquer autoridade dos TREs que prove estarem errados os resultados de uma pesquisa eleitoral. Para que vão servir os registros dos resultados das pesquisas eleitorais? Eu, inclusive, achei muito estranho o Cícero Almeida estar empatado, matematicamente com o Rui Palmeira. Poderia ter acontecido, porém... E o pior, é que se estiver errada a pesquisa, ninguém poderá provar sem que perguntem a todos os eleitores de Maceió.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia