Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 884 / 2016

16/08/2016 - 10:32:47

ABC do Interior

Roberto Baia

Boa pedida

Atendendo uma antiga reivindicação dos moradores dos municípios de Arapiraca, São Sebastião e Coruripe, o deputado estadual Tarcizo Freire, do PP, apresentou na Casa de Tavares Bastos, no primeiro semestre de 2015, a indicação de Nº 22/2015, que pede a pavimentação da rodovia que liga Pindorama, no município de Coruripe, ao povoado Bolivar, na AL-110, o que vai encurtar a distâncias entre os municípios.

Além de incentivar o fluxo turístico no litoral sul, muito frequentado pelos alagoanos que residem em cidades do Agreste, garante uma via de acesso rápido e seguro para os condutores que pegam a estrada para curtir as praias daquela região.

Perigo em Delmiro

1A Capitania dos Portos, com sede em Penedo, deve fiscalizar o uso de Jet-ski nos finais de semana nas margens do Rio São Francisco, em Delmiro Gouveia. A prática do esporte está pondo em risco as pessoas principalmente crianças.No último final de semana uma adolescente de 17 anos deu entrada no Hospital Regional Antenor Serpa, vítima de um atropelamento náutico. 

2O fato aconteceu na zona rural de Delmiro Gouveia, no Povoado Cruz. A menina foi atingida por um Jet-ski. De acordo com testemunhas, a jovem estava na companhia de vários amigos. Eles se divertiam quando o condutor da moto aquática perdeu o controle e acabou atropelando a banhista. Ela sofreu um grave ferimento na cabeça e foi socorrida às pressas para o hospital da cidade.

Ampliação 

O vereador Ronald Vital Rios (PDT) foi o único a ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, na sessão ordinária dessa terça-feira (09). O vereador agradeceu a Eletrobras pelas ações desenvolvidas de ampliação da rede elétrica da Vila de São José e Barreiras, na zona rural de Arapiraca. 

O vereador destacou que o trabalho realizado amplia a rede de distribuição inclusive com a ampliação da rede de alta tensão que vai melhorar a qualidade da energia fornecida as duas comunidades.

Vazamentos 

O desperdício de água tratada em Arapiraca, com os constantes vazamentos, continuam desafiando a Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal). As reclamações da população são constantes, através das emissoras de rádio e redes sociais. A Casal justifica que terceirizou os serviços de reparos e que o pessoal é insuficiente para a grande demanda. O problema maior está na velha tubulação ultrapassada que não suporta a pressão da água. Enquanto isso, a população sofre com a péssima prestação de serviço da empresa e a falta de água. 

Asfalto 

As principais ruas do bairro Primavera estão recebendo uma camada de asfalto sobre o calçamento a paralelepípedo. As obras estão sendo executadas pela secretaria municipal de Obras e Infraestrutura e beneficia várias artérias, incluindo a Rua Paulo Afonso, principal acesso que liga o centro da cidade ao bairro que é um dos mais populosos de Arapiraca. 

Oposição em Palmeira 

Dos cinco candidatos a prefeito de Palmeira dos Índios, que tiveram seus nomes aprovados em convenção dos partidos, quatro fazem parte da oposição ao prefeito James Ribeiro (PMDB). A candidata situacionista é a médica Verônica Medeiros (PMDB). Entre os oposicionistas está o vereador Júlio Cezar (PSB) que é dissidente do grupo de James Ribeiro. Ele foi líder do prefeito na Câmara municipal e sua esposa foi, por três anos, secretária municipal de saúde na terra Xucuru.    

Leilão dos terrenos

A 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, que cuida da área da Probidade Administrativa, promoveu uma reunião, na manhã de quarta-feira (10), com representantes do Poder Executivo, da Câmara Municipal e de partidos políticos. 

Representação

A intenção foi discutir e coletar informações sobre a lei que prevê a venda de terrenos de propriedade da Prefeitura daquela cidade. Na ocasião, o presidente do diretório municipal do PSDB, Rogério Teófilo, entregou ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) uma representação que aponta supostas irregularidades na referida lei. O documento será analisado.

Napoleão Amaral

A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Napoleão Amaral Franco, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca. Segundo ele, a lei, aprovada recentemente pela Câmara Municipal prevê um leilão para venda de 17 terrenos e o dinheiro advindo dessa transação vai ser utilizado para despesas de capital, ou seja, deverá ser empregado em bens e serviços que possam ser agregados ao patrimônio público. 

PELO INTERIOR

... Quatro homens armados foram presos na tarde de quarta-feira, 10, durante uma operação de rotina da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), em conjunto com o Tático do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), na AL 110, zona rural de Arapiraca.

... O grupo estava em um veículo Siena que foi apreendido realizando transporte clandestino de passageiros. Com os quatro passageiros, os policiais apreenderam duas armas calibre 38 e uma quantidade não especificada de maconha.

... Marcílio Melo, fiscal da Agência Reguladora, contou que a quadrilha foi presa e o condutor do veículo levado, na condição de testemunha, para a Delegacia Regional de Arapiraca.

... Os homens confessaram que as armas e a droga pertenciam ao grupo, que seguia de Maceió com destino a Arapiraca, onde praticaria assaltos.  Um dos cinco presos é acusado de homicídio e outro responde por porte ilegal de arma de fogo. Todos foram conduzidos para a Delegacia de Arapiraca.

... Mais de 750 embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas nos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova (AL), e do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), durante dois dias da campanha Campo Limpo, realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agrotóxicos de Alagoas (Adraal), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). 

... Durante todo ano, a Codevasf e seus parceiros realizam duas etapas da campanha: um no meio do ano e outra no final do ano.

... “A campanha teve resultados muito bons. No perímetro irrigado do Itiúba, mantivemos a mesma quantidade de embalagens de agrotóxico recolhidas na campanha passada. Já no Boacica, conseguimos quadruplicar a quantidade de embalagens recolhidas. Isso mostra que o agricultor irrigante está se conscientizando sobre a necessidade de manter o campo limpo, ou seja, de devolver as embalagens de agrotóxicos, evitando, assim, a contaminação das águas e dos seres vivos, em especial do ser humano”, destacou o engenheiro agrônomo Pedro Melo, chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas.

... Segundo o engenheiro agrônomo Pedro Melo, chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf, para a campanha Campo Limpo, foi realizada uma série de atividades de mobilização e divulgação, como a participação em reuniões do Conselho de Administração dos perímetros irrigados, a transmissão de mensagens por carro de som e o contato direto com os irrigantes do Itiúba e do Boacica.

... No local de recolhimento das embalagens em cada um dos perímetros irrigados, o agricultor irrigante que comparecia para entrega recebia, também, orientações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual e também a forma adequada de armazenar as embalagens vazias de agrotóxicos.

... O gerente administrativo da Adraal, Licínio Loureiro, também avalia como um sucesso o resultado da última edição da campanha Campo Limpo nos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas. 

... “Nesse ano, o resultado da campanha foi melhor do que no ano passado. Foram 190 kg de embalagens. Precisamos reforçar a consciência do agricultor para que ele devolva essa embalagem. Para isso, contamos com parceiros como a Codevasf e o IMA para que isso se torne um hábito comum para eles”, reforçou.

... Ótimo final de semana para todos. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia