Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 883 / 2016

08/08/2016 - 08:34:24

O mercado de crédito consignado e a crise

João Ferreira Neto

O crédito consignado é hoje um dos mais atraentes para quem está com dificuldades financeiras. Primeiro porque o acesso à contratação é rápido e fácil e não há consultas aos serviços de proteção ao crédito. Segundo motivo: os juros são mais baixos que outras modalidades de crédito por ser destinado, exclusivamente, a aposentados, pensionistas do INSS, funcionários públicos e das Forças Armadas.

A procura por esse tipo de empréstimo é alta e a tendência é que cresça ainda mais. Segundo o Banco Central (BC), somente em 2015 o estoque de crédito consignado no sistema financeiro chegou a R$ 259 bilhões. Para este ano, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estima um crescimento de 7% no estoque em relação ao ano passado. A recessão econômica tem sido o combustível para esse mercado, já que os salários não acompanham o disparo dos preços.

O momento é oportuno para alguns alertas aos tomadores de crédito: É importante se informar na hora de assinar o contrato de empréstimo. A orientação é não fazer nada por impulso, tirar todas as dúvidas durante a negociação e ler minuciosamente o contrato. As cláusulas devem conter informações claras sobre o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento. 

Duvide de ofertas muito vantajosas e pesquise sobre a empresa que você está negociando, pois a idoneidade dela é a garantia de que você não terá problemas. Para isso, consulte se está cadastrada no Banco Central. Após o recebimento dos valores você tem o direito de pedir a cópia do seu contrato junto ao banco para verificar todos os detalhes da negociação feita.

Para o consumidor, é importante lembrar que o crédito precisa ser utilizado com cautela para que sirva como um facilitador e não o contrário. O orçamento ficará menor durante um período, por isso é preciso se organizar para não contrair outras dívidas com parcelamentos, cheque especial e cartão de crédito. Vale ressaltar que existe um limite no salário que pode ser transformado em parcelas para a aquisição do empréstimo consignado. Utilize esse limite com sabedoria e aproveite as vantagens que essa modalidade de empréstimo pode lhe oferecer.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia