Edição nº 881 / 2016
26/07/2016 - 10:35:25
Mandato temporário
PSDB e PMDB sob suspense se vão para a campanha juntos. Não é profecia fácil de acerto, face o clima nacional de disputa, mas ante o momento não ser propício a profecias, sugestão de veteranos é para deixar “o tempo correr” .
E outra dúvida
Rui Palmeira como prefeito de Maceió em segundo mandato tem pré-candidato para apoiar na convenção do partido ou opta pela neutralidade na decisão? É questão que motiva conversas e gera suspense até entre peemedebistas com mandato de vereador.
É dada a largada
PMDB, terça-feira, fez encontro de filiados e atraiu atenção pela presença também de partidos que vão estar coligados. Foi coordenada pelo senador Renan Calheiros e pauta teve a ver a necessidade de maior atenção às decisões e compromissos que o partido assume no estado.
Proposta debatidas
Além de candidatos às prefeituras, apoio a Renan Filho entrou também na pauta do encontro com propostas para fortalecer a coligação. E pesou ainda a defesa da união na administração de Renan Filho e bem cotado para 2018.
Previdência Social
Governo federal divulgou dia 8 proposta para cortar R$ 6 bilhões nos gastos anuais na Previdência Social. A informação situa em 739 as concessões de benefícios por invalidez que já estão identificadas e cortadas após anunciada a decisão.
Corte de gastos
Consta da informação que o Instituto da Previdência Social tem peritos investigando as condições de saúde dos beneficiários, mas trabalho acontece à revelia. É propósito manter a saúde financeira do Instituto e baixar gastos este ano e até 2017 no montante de R$ 12 bilhões.
“Pente fino”
O INSS, no argumento, dá a iniciativa como proposta do governo de Michel Temer para passar um pente-fino nos benefícios, sem exceção e liberados por incapacidade. Proposta está inserida na MP 739 e vigora desde o dia 8.
Mais advertência
Aposentados por invalidez ou auxílio-doença concedido há mais de dois anos vão ter o benefício submetido ao pente-fino do INSS. É o que se pode chamar de “caçada às irregularidades se ocorridas nesse benefício”
Dia do Amigo
Alagoano talvez não lembre o 20 de julho, quarta-feira passada, como o Dia Internacional do Amigo mas vale a pena para ser lembrada em 2017. É data criada para lembrar a importância de ter também uma boa amizade.
Preços ao consumidor
1 - Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE revela uma nova perda de força em junho. Foi queda de de 0,35% mas é tida como natural para o período. Já no acumulado do IPCA este ano, de 4,42%, já bateem 8,84% os doze meses anteriores.
2 - A visão de economistas é que, apesar da melhora sobre junho de 2015, expectativa é de a inflação acumulada superar o teto previsto. Motivo: influência alta de alguns preços administrados e a desvalorização do Real ocorrida no começo do ano.
Inflação mensal
IBGE: Do ponto de vista da composição, alimentos e bebidas estão entre os que mais forçaram o índice em junho. Subiram 0,71% contra 0,78% em maio (0,18 pontos do IPCA) e destaque o aumento no preço do feijão (41,78%), leite (10,16%), manteiga (6,36%) e o chocolate (5,20%).
Retorno da CPMF
Proposta está “esquecida” no Planalto mas dúvida do eleitor é se em face das eleições municipais ou o governo peemedebista de Michel Temer, que começa a ter simpatia, mudou de ideia? E o afastamento de Dilma fica também mantido na dúvida?
Convenções
Com as convenções em andamento e prazo final 5 de agosto, fica flexível para candidato que abreviar registro se apresentar para o eleitor. Finda também o suspense sobre qual ou quais vão ser os adversário do prefeito Rui Palmeira, cuja reeleição nunca negou.
Suspense termina?
Para que na área política o clima de suspense se volte apenas para a fase da campanha nas ruas, eleitores mostram curiosidade sobre o futuro da presidente Dilma Rousseff. No caso, quando será o último capitulo do que chamam “novela do impeachment”? Mas quem decidirá futuro dela e Temer não é o eleitor e sim o STF.
Prazo
A movimentação nos bastidores da política irá se intensificar nos próximos dias e muita coisa só será definida nos últimos momentos do prazo imposto pela legislação eleitoral.
Tucanos
O PSDB irá lançar à reeleição o atual prefeito Rui Palmeira e deve definir a data de sua convenção em Maceió nos próximos dias; provavelmente será realizada no próximo dia 30. “O que já está definido é que ela não será festiva e que o Marcelo Palmeira [PP] será indicado candidato a vice na chapa. O arco de alianças já está posto, com os partidos que compõem a base, mas ainda em aberto para novas forças políticas”, diz a assessoria do prefeito.