Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 880 / 2016

20/07/2016 - 10:03:19

S.O.S Alagoas

Cunha Pinto

Farra partidária

Michel Temer tem proposta para ser efetivado presidente até 2018 e do argumento ter tempo para tomar medidas na área política. Algumas das anunciadas: acabar com a cláusula de barreira e as coligações, conhecidas no Sul como “fim da farra partidária”. 

Tornozeleira  

O Brasil tem uma das populações carcerárias mais altas do mundo. Em 2015 ficou em quarto lugar no ranking mundial, atrás, e pela ordem, dos Estados Unidos, China e Rússia. E o uso de tornozeleira  permite economia de custos aos cofres públicos dos países onde é usada.  

Avaliação  

Eleições municipais em outubro serão termômetro para avaliar a posição do eleitor no quesito confiança nos partidos para 2018, época de eleições presidenciais e Michel Temer provável candidato.    

Gás natural

Algás, distribuidora do gás natural em Alagoas, constatou através de levantamento do  atendimento de emergência que até junho  95% dos chamados foram atendidos dentro do prazo estipulado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos.    

Atendimento

 Informação da assessoria de imprensa da Arsal esclarece: “Das 126 ocorrências, 120 respeitaram o tempo de atendimento. Foram casos de vazamento, falta de gás natural  e em outras cinco o atendimento foi feito em cerca  de 10  minutos.  

Perigo real 

Sugestão da Asplana para deputados de Brasília é que, antes de apoiarem carros movidos a diesel no Brasil, leiam um relatório da Agência Internacional de Energia, divulgado na segunda-feira, que prevê que no mundo, por ano, morrem em torno de 6,5 milhões de pessoas devido  à poluição. E tem o setor de transporte entre os responsáveis.

Advertência 

Do relatório: “A média de mortes prematuras anuais no Brasil por exposição a poluentes, fora  de casa, tem projeção média para crescimento de 36 mil até 2040”.  E motivos a expansão da economia face o abusivo uso de combustíveis fósseis e dentre os transmissores veículos leves a  diesel.  

Mortes prematuras

Não existem ainda dados em Alagoas mas no Brasil hoje média é de 22 mil mortes prematuras por ano e do motivo exposição a poluentes fora de casa.

Dor no bolso

A SMTT melhora o tráfego em Maceió reprimindo quem também deixa veículo estacionado dificultando visão do pedestre a quem dirige. É infração comum, principalmente na  orla da Pajuçara. 

Novas propostas 

Antônio Pinaud, secretário de Assistência e do Desenvolvimento Social, e Christian Teixeira, Planejamento, analisaram em reunião recente projeto do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores. Mas dúvida é se só para os da Seplan ou também os demais servidores do Estado.

Sucessão  

Caso Dilma Rousseff seja destituída definitivamente da presidência não haverá eleição para o cargo, como determina a legislação eleitoral, a despeito do pouco tempo no segundo mandato (sete meses). Quem decide o sucessor são os políticos no Congresso. Não haverá nova eleição. O Congresso é que nomeia.    

Direitos iguais? 

Pergunta em uma conversa sem ter quem respondesse convicto de estar certo: “Dos detentos com direito a tornozeleira eletrônica para cumprir pena em casa tem condenado de baixa renda entre os favorecidos?  

Propósito

Antônio Picaud,  secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, define como fundamental  ações voltadas à qualidade dos serviços prestados pelo setor público. Prega que o trabalho em conjunto deve envolver a coletividade para desenvolver ações com um  só propósito e um só objetivo.

Cartilha divulgada

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em Alagoas confirma que já circula no estado cartilha de orientação aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social  (SNAS) que garante uso o uso do nome social a travestis e transexuais.  

Direito de defesa

Senador goiano Wilder Morais propôs em pronunciamento no Senado a revisão do que chama “tempo elástico de defesa dado a acusados em crime de homicídio”. É sugestão mais para retardar julgamento que investigar.    

Um só governo

Christian Teixeira, do Planejamento, Gestão e Patrimônio, propõe ações interligadas no governo. Justifica: “Não devemos trabalhar em ‘ilhas’, como se houvesse vários governos dentro de um só, caso contrário é a sociedade que sofre”.

Voto consciente 

Na campanha eleitoral quem confia de não haver nos bastidores um mercado do voto e se aparece dúvida é quem bota preço: o corrupto ou o corruptor? É, contudo, não caso de solução dependente mais da consciência do cidadão que ação da polícia?          

Factoides

Prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), classificou como “factoides” as críticas que parte da oposição tem feito à gestão municipal no período que antecede o início da campanha para a eleição de outubro. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia