Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 879 / 2016

11/07/2016 - 18:22:13

Repórter Ecônomico

Jair Pimentel

Convivendo com disciplina

Ninguém sabe como será o futuro do País a curto prazo. Os juros não vão baixar, a inadimplência vai continuar aumentando e os salários sempre defasados. Para sobreviver a essa crise que não acaba tão cedo, tem que ter disciplina financeira. Se conformar com o que ganha e procurar pesquisar os preços, trocar de marcas, reduzir o consumo.

A inflação vem sendo controlada, mas não significa que os preços não aumentam. Tem ainda o fator climático: chuva ou seca. Assim, procure ver o que se encontra na safra (hortifrutigranjeiros) e vá consumindo. O que está na entressafra, substitua por outro que faz o mesmo efeito. Vá a uma feira-livre, principalmente se for de produtos orgânicos. Pague em dia suas contas, evitando juros e multas. Também evite amortizar o seu cartão de crédito, pagando apenas o valor mínimo e deixando a dívida crescer, que vai chegar o tempo em que não tem mesmo condições de quitar. 

Sabendo as novidades

Procure ler jornais, assistir aos noticiários da TV, ouvir os das emissoras de rádio e acessar os sites de notícias na Internet. Acompanhe as novidades do novo governo, principalmente as econômicas, que mexem em seu bolso. Reajustes de produtos e serviços são controlados por ele. 

Comprando sem pressa

Ao se dirigir às compras, seja em supermercados ou lojas do comércio, não vá com pressa. Escolha o dia em que estiver realmente de folga, com tempo suficiente para pesquisar os preços. No caso de compras de bens duráveis, converse com o vendedor, pechinchando e pedindo descontos. 

Empréstimo

O crédito consignado cobra uma taxa de juros que se imagina “caber no bolso”. Mas atente para o tempo que vai pagar obrigatoriamente as prestações, já que são descontadas de seu salário. No final, o valor pago é o triplo do que tomou emprestado. O mesmo vale para compras pelo carnê. 


Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia