Acompanhe nas redes sociais:

13 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 872 / 2016

24/05/2016 - 08:00:00

ABC do interior

Era a vez de Rogério

Arrogância misturada a uma boa pitada de vingança foram os ingredientes responsáveis pela penúria política que vive hoje o ex-secretário de Articulação Política do Governo Teotonio Vilela Filho, Rogério Auto Teófilo.  

Vamos explicar melhor essa situação. O atual vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e Rogério Teófilo não sentam na mesma mesa nem para receber a benção de Jesus Cristo ressuscitado. Essa animosidade nasceu e floresceu numa cruzada dos dois políticos no decorrer de uma verdadeira disputa de vida ou morte pelo apoio político da prefeita Célia.

Desavença histórica

E os motivos que geraram as desavenças entre Luciano e Teófilo são históricos, dignos de uma verdadeira novela global. Mas a galinha dos ovos de ouro sempre foi a Prefeitura de Arapiraca que está nas mãos da prefeita, dona de um carisma e respeito popular jamais visto na história da terra de Manoel André.

Foi um desastre

Para que os ânimos não se acirrassem ainda mais, Célia Rocha encontrou uma solução: indicou Luciano Barbosa para lhe suceder e Rogério Teófilo para o ser o vice-prefeito. E, é claro, Teófilo acreditava que no futuro herdaria o trono. Para ele, foi um desastre. Durante quatro anos sequer entrou no Centro Administrativo, nem para dar bom dia aos servidores.

Empunhou a espada

Mas a história não acaba aí. Luciano grudou oito longos anos na Prefeitura e Célia foi uma das deputadas federais mais votadas em Alagoas. E assim como as águas correm para o mar, se reencontraram nas eleições passadas com um novo Teófilo, dessa vez fortalecido pela força do então Governo Téo Vilela. E como era de se esperar, Rogério empunhou a espada para reivindicar a Prefeitura mais importante do interior de Alagoas.

Não aceitou o irmão

Como em se tratando de política, até boi voa, houve uma tentativa para reaproximação politica, mas Luciano bateu o martelo e não quis apoiar seu velho rival para a sua sucessão. Mas manteve aberto o diálogo e concordou com a indicação do irmão de Rogério, Ricardo Teófilo, que fazia parte do seu governo. Rogério, vaidoso, disse um não com todas as letras, deixando claro que enfrentaria até o próprio irmão nas eleições, mas não abriria mão das suas pretensões.

Indicou Nezinho

O resto, todo arapiraquense sabe de cor e salteado: Célia abriu mão da Câmara Federal, veio para o sacrifício e foi eleita com um pouco mais de seis mil votos de diferença. Nas eleições do próximo dia dois de outubro, a prefeita não vai disputar a reeleição e já indicou para a sua sucessão os nomes do atual deputado Ricardo Nezinho e do seu vice, publicitário Yale Fernandes.  

Novos episódios

Quanto a Rogério, dificilmente sairá candidato. Até mesmo o seu antigo aliado, o “dono” do partido dos tucanos, se engraçou e está “requebrando as cadeiras” pela pré-candidatura do deputado Rodrigo Cunha. Mas a história não acaba aí e é certo que novos episódios virão na cidade mais importante do interior alagoano.

Pode apostar nisso.

Nezinho fortalecido

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Arapiraca, Ricardo Nezinho (PMDB), está recebendo, a cada dia, apoio de importantes segmentos políticos, empresariais e de lideranças comunitárias.

Ao lado do vice-prefeito, Yale Fernandes (PMDB), Nezinho tem o aval da prefeita Célia Rocha (PSL), de 13 vereadores de Arapiraca e do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa, que recentemente elogiou o trabalho do deputado a favor dos moradores da terra de Manoel André. 

Vale tudo 1

Do colunista Berg Morais: Vários são os fatores que levaram ao rompimento político das famílias Gaia e Ribeiro, que perdurava há décadas. A soberba do prefeito James Ribeiro (PMDB), que centralizou o poder de decisão na escolha do nome para sua sucessão, foi um dos fatores predominantes da cisão que parece ser verdadeira.

Vale tudo 2

Ainda de acordo com Berg Morais, James chegou à conclusão de que se Rodrigo Gaia (PR) ganhasse a prefeitura, a família Ribeiro ficaria 100% refém da família Gaia, que já tem um mandato no parlamento estadual. Como em política só tem prestígio quem tem poder... O vale tudo começou!

PELO INTERIOR

... Nas andanças pelos bairros e comunidades rurais de Arapiraca, o deputado Ricardo Nezinho está empolgado com a demonstração de carinho da população.

... Filho do saudoso e ex-deputado Manoel Pereira Filho (Nezinho), e da líder política Dona Paula, o parlamentar arapiraquense segue trabalhando e, em breve, deve anunciar juntamente com Yale Fernandes um programa para ouvir sugestões dos moradores do município.

... O ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (PTB), já tem grupo formado para entrar na disputa majoritária e retomar a cadeira de prefeito do município com o apoio de seis partidos: PTB, PP, PSD, PRP, PPS e PRB.

... O secretário municipal de Infraestrutura, Albérico Azevedo, juntamente com representantes da Associação de Moradores da Praia do Francês, se reuniram com o secretário de Estado de Segurança Pública de Alagoas (Seds), Coronel Lima Júnior, para discutir questões ligadas à segurança na Praia do Francês. 

... Atendendo pedidos dos moradores, prefeitura e Estado firmaram parceria para garantir reforço policial na comunidade que vem sofrendo com os constantes assaltos e roubos na região. Considerado um dos balneários mais visitados em Alagoas, a Praia do Francês é referência para turistas de todo mundo.  

... Segundo o secretário Albérico Azevedo, que representou a prefeitura na reunião, o trabalho ostensivo e a presença constante de policiais melhoram - consideravelmente - a segurança no entorno da Praia do Francês.  

... Com informações de Berg Morais: A Câmara de Vereadores concedeu aos juízes Sandro Augusto dos Santos, titular da Comarca de Pilar, e Alberto de Almeida, da 1ª Vara de Arapiraca, títulos de cidadania no Município de Palmeira dos Índios. 

... Os títulos foram propostos pelos vereadores Denisval Basílio e Márcio Henrique e concedidos na quarta-feira (18).

... Com a consciência tranquila, seguimos sempre em frente e de cabeça erguida. Desejamos aos nossos leitores, um final de semana cheio de paz, saúde e prosperidade. Até a próxima edição. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia