Acompanhe nas redes sociais:

21 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 872 / 2016

24/05/2016 - 07:57:47

Olimpíada Cultural em Maceió

e 26 a 29 de maio a capital alagoana será palco democrático de apresentações de 40 grupos folclóricos e 26 grupos artísticos

Por Nide Lins

A programação de Maceió não se restringirá à data de chegada da tocha, dia 29. Serão quatro dias de celebração cultural, esportiva e gastronômica na Praça Multieventos. “O palco é o mais democrático, será uma olimpíada cultural com samba, forró, rock, pop, folguedos. Vamos começar com uma feira gastronômica de 26 a 29 de maio, quando a tocha chega”, reforçou o produtor do evento, Cadu Ávila. 

Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMac), Vinicius Palmeira, o Festival da Tocha Olímpica será uma grande celebração do esporte, cultura e gastronomia. “Não é a prata da casa, mas nossas medalhas de ouro vão dividir os palcos e as nossas tradições culinárias vão dar mais sabor ao evento da tocha, símbolo da paz”, relatou Palmeira. O evento da realização da Prefeitura de Maceió através da FMAC, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com apoio do Ministério da Cultura.

Os palcos serão compartilhados pelas estrelas alagoanas Wado, Júnior Almeida, Vibrações, Vitor Piralho, Xique Baratinho, Sifrão, Luiz Pompe, Maybe2, Mundo Imaginário, Igbonan Rocha, Gato Zarolho, Fiat 147, Grupo Joana Gajuru, Eliezer Setton, DófLafá, Divina Supernova, Ding Tones, Deslucro, Coro Embracanto, Coretfal, Chau do Pife e Banda, Belt, Elaine Kundera, Wilma Araújo, e mais de quarenta (40) grupos de folguedos entre eles: guerreiro, maracatu, bumba meu boi, coco de roda, bandas de pífanos, fandango, Afoxés, bandas fanfarras, Capoeira, Dança Afro, danças folclóricas, Maculelê, Pastoril e tantos outros ilustres do cenário cultural da cidade.

Programação de 

26 a 29 de maio

Praça Multieventos: 

Banda de Pífanos Flor do Nordeste, Coro Embracanto, Luiz Pompe, Belt, Sifrão, Maracatu do Grupo de Folguedos, Danças Professor PedroTeixeira, Elaine Kundera, DófLafá, Gato Zarolho, Fiat 14,  Boi Anaconda, Coretfal, Chau do Pife, Ding Tones, Divina Supernova, Banda de Pífanos Fulô da Chicaboa, Mundo Imaginário, Deslucro e Xique Baratinho.

Palcos do estacionamento de Jaraguá (praça de celebração da tocha): 

Maybe2 Live, Vitor Pirralho, Júnior Almeida, Wilma Araújo, Eliezer Setton, Wado e Vibrações.

Grupos 

Folclóricos: 

Afoxé Odo Yá e Boi Águia, Baianas do Pontal da Barra, Fandango do Pontal, Guerreiro Campeão do Trenado, Pastoril Estrela de Belém, Banda de Fanfarra Centro Cultural do Benedito Bentes, MaculelêYá Capoeira, Coco-de- roda Catolé, Boi Bumbá Alagoano, Orquestra de Tambores, Boi Águia de Ouro, Maracatu Baque Alagoano, Cia Teatro da Meia-noite, Orquídeas de Fogo,Transart, Grupo INAÊ e Boi Cobra Negra, Guerreiro Mensageiros de Padre Cícero, Coletivo AfroCaeté, Baianas do Grupo Folclórico Ganga Zumba, Coco-de- roda Reviver, Boi Vingador, Coco-de- roda Pau de Arara, Batuque Mundaú, Afoxé Povo de Exu, Coco-de- roda Raízes Nordestinas, Boi Dragão,Grupo Joana Gajuru, Baianas Voltam a Sorrir, Maracatu Raízes da Tradição e Banda de Pífanos São José. As apresentações serão nos bairros da Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Barro Duro, Serraria, Farol e Centro.

Pernoite da Tocha

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a tocha passará por mais de 330 cidades de todos os estados do Brasil, pernoitando em 83 delas, entre elas Maceió, totalizando aproximadamente 12 mil milhas aéreas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. Cerca de 12 mil pessoas se revezarão na condução da tocha, cada uma por 200 metros, em média.

A tocha iniciou seu roteiro pelo Brasil em Brasília (DF), no último dia 3, e terminará o percurso em 5 de agosto, quando entrará no Maracanã durante a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia