Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 869 / 2016

01/05/2016 - 19:21:07

Livro retrata a biodiversidade de reserva

Obra assinada por 74 pesquisadores do Brasil e exterior será lançada dia 4 em Maceió

por lucas frança

Será lançado na próxima quarta-feira, 4 de maio pela Associação Nordesta e a Academia Maceioense de Letras o livro “Biodiversidade da Reserva Biológica de Pedra Talhada: Alagoas, Pernambuco, Brasil”. O objetivo do livro é reforçar e divulgar a importância desta reserva para a população brasileira e garantir  sua proteção em longo prazo.

A obra foi escrita em português por 74 pesquisadores/cientistas nacionais e internacionais e organizado pela doutora em Ciências Anita Studer – presidente e fundadora da Associação Nordesta em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e outros parceiros.  O livro foi editado e revisado em Genebra, na Suíça, contém 810 páginas e é divido em 27 capítulos que apresentam os ecossistemas do Brasil e descrevem detalhadamente a reserva de Pedra Talhada, localizada entre os estados de Alagoas e Pernambuco, em todos os seus aspectos: parâmetros abióticos, fauna e flora. 

Os autores junto com 200 taxonomistas catalogaram 2.100 espécies de plantas e animais desta reserva que contém 4.469 hectares. Também foram descobertas numerosas espécies endêmicas ou em perigo de extinção e novas espécies que ainda estão sendo estudadas.

Além disso, o livro descreve a criação da reserva e serve como um referencial para o Plano de Manejo da Rebio de Pedra Talhada durante as próximas décadas e como material técnico científico para profissionais das diversas áreas da ciência.

Durante o evento a empresa de cosméticos naturais Caudalie Paris – com sede na França- , parceira-financiadora da Associação Nordesta, também estará lançando alguns cosméticos (perfumes, maquiagens, hidratantes, etc) feitos à base de uva.

Sobre a 

Associação 

Nordesta

Fundada em 1985 em Genebra/Suíça, é uma entidade reconhecida de utilidade pública. Ela trabalha em prol do desenvolvimento sustentável e da educação, principalmente no Brasil e em outros países da América do Sul. A Nordesta desenvolve projetos de preservação da floresta e apóia programas de conservação da biodiversidade e de educação ambiental. Hoje a associação tem sede no Brasil nos municípios de Quebrangulo (Alagoas) e Arcos (Minas Gerais). Atualmente desenvolve projetos em 14 estados brasileiros nas áreas de reflorestamento, educação, recuperação de áreas degradadas e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).  A Nordesta já plantou cerca de 5.000.000 de árvores em todo o Brasil.

Serviço

O quê?

Lançamento do Livro Biodiversidade da Reserva Biológica de Pedra Talhada: Alagoas, Pernambuco, Brasil

Quando?

4 de Maio de 2016

Onde?

Associação Comercial de Maceió (Rua Sá e Albuquerque, 467 – Jaraguá/Maceió

Hora?

Às 19h

Mais 

informações:

E-mail: [email protected] / [email protected]

Tel: (82) 9 9620-0186 - Rodrigo Guimarães – Eng. agrônomo, coordenador Regional da Associação Nordesta

Contatos da assessoria de imprensa para o lançamento do livro

E-mail: [email protected]

Tel: (82) 9 9995-7920/ 9 9355-2924 - Lucas França - Jornalista

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia