Acompanhe nas redes sociais:

13 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 869 / 2016

01/05/2016 - 19:19:08

ABC do interior

Fogo amigo

Após a polêmica do programa Escola Livre, onde os deputados derrubaram o veto do governador e aprovaram pela segunda vez - durante uma sessão tensa realizada na última terça-feira, 26, o projeto do deputado Ricardo Nezinho, não se pode deixar de observar a existência de uma verdadeira queda de braço nos bastidores da política arapiraquense.

Forças contrárias

Pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Ricardo Nezinho talvez não tenha percebido que dentro do governo da prefeita Célia Rocha, sua principal aliada, e até do próprio PMDB, existem forças contrárias que tentam derrubá-lo.

União importante

A sua união com Yale Fernandes tem sido fundamental para enfrentar o “fogo amigo”, disparado por políticos e assessores mal intencionados que pretendem se perpetuar no poder e veem em Ricardo Nezinho uma espécie de entrave para suas pretensões gananciosas. Nezinho sempre agiu com independência e age com firmeza nas suas ações.

“Anjos do mal”

É certo que até a data das convenções partidárias, um grupinho, já denominado de “Anjos do Mal”, continue mostrando as garras, na tentativa desesperada para tirar o deputado do páreo e, assim, poder apoiar um nome que garanta a sobrevivência do “bando”, que tem usado as redes sociais para disseminar maldades contra o deputado. Pelo menos,  Ricardo Nezinho e Yale Fernandes estão mais do que unidos, um fato positivo para enfrentar o “fogo amigo” e os adversário políticos que estão se articulando para disputar as eleições do dia dois de outubro próximo.

Um absurdo

O frigorifico Frigovale continua provocando problemas para o meio ambiente desde o seu funcionamento, no inicio deste ano, em Arapiraca. Na próxima terça-feira, 3, às 15h, está confirmada a realização de uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, para discutir os transtornos  para milhares de moradores e que estão sendo provocados pela empresa privada. 

Sangue e restos de animais, que são abatidos diariamente, estão sendo jogados em lagoas de decantação, o que causado o mau cheiro.

Audiência pública

A audiência pública, proposta pela  vereadora Fabiana Pessoa (PRB), devem  participar o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Leão, o secretário municipal de Agricultura, Rui Medeiros, representantes do Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária, os dirigentes da Frigovale, representante dos moradores do conjunto Brisa do Lago e os vereadores arapiraquenses. 

Prejuízos e doenças

Entre os assuntos a serem discutidos no encontro, estão os prejuízos apontados pelos marchantes, como também, o mal cheio que exala dos tanques de depósito de resíduo orgânico do frigorífico e gera poluição, forte mau cheiro para os moradores do Conjunto  Brisa do Lago, que estiveram recentemente na Câmara Municipal de Arapiraca, pedindo aos vereadores o apoio para suas reivindicações.

De acordo com o pastor Marcelo, líder comunitário, o mau cheiro da Frigovale  tem deixado várias doenças doentes, que recorrem aos hospitais públicos para se tratarem.

 Palmeira 

dos Índios 

1Do colunista Berg Morais: Um milhão e duzentos mil reais. Este é o valor que será repassado para o Hospital Santa Rita após a assinatura de convênio firmado entre a Unidade Hospitalar e a prefeitura de Palmeira dos Índios. Segundo o provedor, médico Pedro Gaia, a prefeitura já fez o depósito da primeira parcela no valor de R$ 396 mil reais (Trezentos e noventa e seis mil reais).

2Com esse dinheiro, foi feita a aquisição de enxovais (lençóis, toalhas, entre outros), material para o centro cirúrgico, axiômetros e, está sendo feita a licitação para a compra dos outros materiais.

Dia do trabalhador

Vereadora Gilvania Barros (PMDB) prestou uma homenagem na Câmara Municipal de Arapiraca aos trabalhadores pelo seu dia a ser comemorado no próximo  dia 1º de Maio (domingo). O Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países do mundo. Na maioria, a data é considerada um feriado nacional. 

Reflexão

De acordo com a vereadora, a data foi consolidada em 1925, após um decreto do então presidente da República, Artur Bernardes.

A vereadora destacou a luta dos trabalhadores e suas conquistas, tais como a lei que criou a Justiça do Trabalho, em 1941, e o reajuste do salário mínimo nas últimas décadas.

“Uma data como esta traz mais do que premiação, é um momento de reflexão para recordarmos as lutas e ainda o que tem de ser feito em benefícios sociais para trabalhadores brasileiros”, justificou.

PELO INTERIOR

.... Do colunista Berg Morais: Ainda com os recursos advindos da parceria com a prefeitura de Palmeira dos Índios, será iniciada a construção de um banco de sangue devido ao aumento de internamentos e cirurgias realizadas pelo Hospital Santa Rita. 

... A estimativa é que a obra seja concluída nos próximos seis meses.

... Canapi foi um dos municípios sertanejos a realizar a Audiência Pública sobre a gestão social do Canal do Sertão. 

... Estiveram presentes os representantes da Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), secretários municipais, lideranças comunitárias e a população de forma geral. 

... O encontro aconteceu no clube municipal, e teve como principal objetivo, gerar debates e grupos de discussão sobre os investimentos do governo voltados ao Canal do Sertão.

... Na quarta-feira (27), o vice-prefeito Yale Fernandes, a secretária de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, o secretário Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Nelson Santos Filho, e a secretária Municipal de Planejamento (Seplan) e presidente do Comitê Municipal da Tocha Olímpica, Cícera Pinheiro, percorreram o caminho que o artefato será conduzido.

... Além deles, em um ônibus, havia uma comitiva de assessores técnicos do Governo do Estado, Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e secretariado municipal que também fez o percurso, o qual abarcará oito bairros da cidade – Jardim Esperança, Senador Nilo Coelho, Cavaco, Eldorado, Centro, Alto do Cruzeiro, Senador Teotônio Vilela e Santa Edwiges, tendo a Rua Expedicionários Brasileiros como um dos principais corredores.

... “Agora que a tocha já foi acesa e saiu de Atenas, na Grécia, vindo em direção ao nosso país, é que ‘a ficha está caindo’ com relação à magnitude de um evento esportivo desses. O Brasil nunca recebeu uma Olimpíada e, de repente, nossa Arapiraca está inserida na trilha que a chama sagrada perpassará. É de uma honra e orgulho muito grandes! Estamos nos preparando bastante para esse acontecimento histórico nessas pouco mais de nove décadas de nosso município”, diz o vice-prefeito Yale Fernandes, ao lado de Cláudia Petuba.

... A secretária de Estado de Esporte, Lazer e Juventude – que é arapiraquense – enfatizou que o mundo estará com os olhos voltados para a cidade neste grande dia, ao final do mês de maio. A contagem regressiva deve começar em breve até o próximo dia 29. Haverá ainda todo um esquema de segurança com SMTT, bombeiros, PM/AL e guarda municipal.

... Aos amigos e leitores da coluna desejamos um ótimo final de semana, com muita paz e saúde. Quanto aos desafetos... Deixa para lá!! Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia