Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 869 / 2016

29/04/2016 - 07:07:40

Embrapa terá unidade técnica em Alagoas

Centro de estudos atenderá todo Estado e é fruto de empenho do deputado sertanejo Inácio Loiola

por VALDI JÚNIOR
Deputado Inácio Loiola que lutou pela vinda do centro de pesquisas

A notícia de instalação do centro de pesquisa da Embrapa em Alagoas aprovado pelo Conselho de Administração (Consad) da Embrapa na última semana em Brasília valorizou o esforço e o empenho do deputado estadual Inácio Loiola (PSB), autor da proposição apresentada na Assembleia Legislativa em 2014 solicitando uma unidade de pesquisa no Estado.

Inácio informou à sociedade e a imprensa alagoana que a viabilidade do centro de pesquisa da Embrapa ficou mais fácil depois de pesquisadores da instituição vierem a Alagoas para realizar pesquisa de campo em diferentes regiões. Naquele período, os pesquisadores constataram que o setor produtivo do Estado e do Nordeste precisam e merecem um novo centro de pesquisa que atenda às novas demandas dos produtores rurais.

Disse o deputado estadual: o futuro centro de pesquisa da Embrapa em Alagoas desembarcará dentro de uma perspectiva ampla e inovadora perante a comunidade levando novos conhecimentos e desbravando também o setor de serviços com a disponibilidade de novas ferramentas para a população.

“Essa posição do Consad era aguardada ansiosamente, pois, estávamos bastante confiantes desde a passagem dos pesquisadores da Embrapa em Alagoas durante a realização da pesquisa de campo no mês de março em diversas regiões do Estado, onde ficou constatada a viabilidade do centro de pesquisa “, declarou.

O produtor rural João Rodrigues, de Santana do Ipanema, disse que a futura instalação do centro de pesquisa da Embrapa vai permitir a introdução de novas tecnologias na zona rural. O setor produtivo rural do Estado está precisando desse apoio no que se refere à  pesquisa para que se obtenha maior produtividade e renda ajudando a fixar as famílias nas fazendas.

Rodrigues contou estar surpreso com a ideia de instalar um centro de pesquisa da Embrapa ter tida origem na Assembleia Legislativa. “É uma prova que ainda há parlamentares que se preocupam em defender o homem do campo e os mais humildes que moram distante dos centros urbanos, porém, contribuem com o abastecimento de alimentos para a população”.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia