Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 868 / 2016

08/05/2016 - 19:40:13

Flávio Gomes de Barros é eleito presidente da APE/Alagoas

Nova diretoria da entidade defende autonomia para as Procuradorias

ASSESSORIA

A nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, eleita para o biênio 2016/2018, tomará posse na próxima quinta-feira, 28 de abril, em solenidade marcada para o auditório da PGE. O novo presidente é Flávio Cavalcanti Gomes de Barros, que obteve 117 votos, contra 62 da chapa encabeçada por Antônio Fontes Freitas Júnior.

Flávio Gomes de Barros, que está encerrando mandato como presidente do Colégio Nacional de Corregedores das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal, tem 60 anos de idade e integra a Procuradoria Geral do Estado há 34 anos, tendo ingressado em 5 de março de 1982. Nesse período, além de presidir a APE/AL por duas vezes, atuou 23 anos na antiga Procuradoria de Assistência Judiciária (que antecedeu à Defensoria Pública) e foi quatro vezes Corregedor Geral.

O ponto principal da nova gestão, explica, será a continuidade da luta, em nível nacional, para que as Procuradorias Gerais tenham autonomia administrativa e financeira:

“A autonomia é indispensável para que as procuradorias tenham condições de agir com mais independência e possam definir e executar as suas prioridades. Com uma atuação mais forte e independente os procuradores poderão agir melhor na defesa das causas do Estado como ente federativo, fortalecendo os interesses do cidadão”.

Nesse sentido, a nova direção da APE/AL pretende ampliar a campanha lançada há poucos dias pela entidade, no sentido de esclarecer à opinião pública a importância do procurador de Estado como, na prática, defensor do contribuinte.

“Nós fazemos o trabalho preventivo, de orientação ao gestor para obediência aos princípios da legalidade, e também temos a atribuição de buscar, judicialmente, o que porventura seja direito do Estado, que é mantido com recursos de tributos. Na verdade nossa missão é defender os interesses do cidadão, do contribuinte”, diz Flávio.

Outro pontos principais das metas da nova gestão é sequenciar o trabalho da atual diretoria, presidida por Roberto Mendes Filho, em defesa das prerrogativas da categoria, melhoria das instalações físicas da APE/AL, ampliar as ações de capacitação e fazer com que o inativo seja ainda mais reconhecido e, por conta disso, participe mais ativamente do dia a dia da entidade.

Acrescenta Flávio Gomes de Barros que a principal marca da sua gestão deverá ser um bom relacionamento com a PGE e com o Governo do Estado, preservando-se a independência funcional da APE/AL e a harmonia entre as instituições.

Quanto ao expressivo resultado da eleição, quando obteve cerca de 2/3 dos votos, ele explica que se deve fundamentalmente ao seu relacionamento com os procuradores inativos e ao apoio de Roberto Mendes Filho, para ele a principal liderança junto aos procuradores mais jovens – que são grande maioria dentre os ativos.

 A nova diretoria da APE/AL

Diretoria Executiva

Presidente: Flávio Cavalcanti Gomes de Barros

Vice-Presidente: Marcos Vieira Savall

Diretor Secretário: Rita de Cássia Lima Andrade

Diretor Secretário Adjunto: Regina Maria Correia Pinto

Diretor Administrativo-Financeiro: Newton Vieira da Silva

Diretor Administrativo-Financeiro Adjunto: Alysson Paulo Melo de Souza

Diretor de Previdência e Convênios: José Benigno Viana Portela

Conselho Fiscal

Presidente: José Carlos Tavares Santa Rita

Membro: Lúcio Flávio de Oliveira Gomes

Membro: Helena da Rocha Sampaio

1° Suplente: Orlando Ferreira Amorim

2° Suplente: Mário Henrique Menezes Calheiros

3° Suplente: José Roberto Fernandes Teixeira

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia