Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 866 / 2016

10/04/2016 - 11:48:22

Meio Ambiente

Da redação

Gavião Real 

Biólogos do Parque Nacional do Pau Brasil, no sul da Bahia, monitoraram por três meses um filhote de harpia e finalmente localizaram seu ninho. O ninho está em um Embiruçu, árvore com mais 35 metros de altura e 3,5 metros de circunferência. O Gavião Real, como é mais conhecida a ave, entrou em risco de extinção e a descoberta vai permitir aos pesquisadores ampliar o conhecimento da espécie, contribuindo para sua preservação.

Fundo Clima

Um estudo pioneiro classificou como positivos os principais aspectos dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima). Essa avaliação foi realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ). O objetivo do estudo era medir o sucesso dos projetos apoiados e identificar boas práticas que possam ser replicadas. 

Rio São Francisco

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco entrou em fase de diagnóstico para intervenções futuras. Representantes do governo federal, dos estados e de instituições de pesquisa  reuniram-se no fim do mês de março como parte da atualização do Macrozoneamento Ecológico-Econômico da região. O objetivo é promover a sustentabilidade e a conservação ambiental na área.

Homicídio de ambientalista 

Quase sete meses após o assassinato do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e tentativa de homicídio contra sua esposa Maria da Conceição Chaves Lima, ocorridos no dia 25 de agosto de 2015, a Polícia Federal deflagrou a Operação Jaguaribe para prender investigados por participação nos crimes. Duas pessoas foram presas. Raimundo e sua esposa eram conselheiros consultivos da Reserva Biológica do Gurupi (MA) e lutavam contra madeireiras ilegais que atuam na região. 

Água Doce 

No último dia de março, o Programa Água Doce (PAD), uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), entregou em parceria com o governo do Estado do Ceará, 60 sistemas de dessalinização implantados em 17 municípios da região semiárida do estado. O Programa Água Doce tem por objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Até o momento foram contratadas a implantação e recuperação de 713 sistemas de dessalinização, dos quais 124 foram concluídos e outros 56 se encontram em obras.

Água gera empregos

O Relatório Mundial das Nações Unidas lançado mundialmente no Dia Mundial da Água - 22 de março -, priorizou como tema a relação entre a água e a geração de empregos. O relatório traz a estimativa de que três de cada quatro empregos no mundo dependem forte ou moderadamente de água, o que tornaria explícita a importância dos recursos hídricos também como motor econômico. Metade da força de trabalho mundial, cerca de 1.5 bilhão de pessoas, está empregada em oito setores da indústria dependentes de água e outros recursos naturais: agricultura, silvicultura, pesca, energia, manufatura, reciclagem, construção e transportes.

Concessão no Pará

Já está disponível para consulta pública no site do Serviço Florestal Brasileiro a proposta de edital de concessão do lote Leste da Floresta Nacional do Crepori, localizada no município de Jacaraeacanga (PA). Serão licitados 233 mil hectares de floresta, distribuídos em duas Unidades de Manejo Florestal, sendo uma com cerca de 40 mil e a outra com 193 mil hectares. O valor mínimo a ser pago pelo metro cúbico de madeira extraído deverá ser de R$ 16. As duas UMF têm potencial produtivo de 115 mil metros cúbicos de madeira por ano e as concessões devem gerar uma arrecadação de R$ 1,8 milhão/ano. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia