Acompanhe nas redes sociais:

15 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 866 / 2016

10/04/2016 - 11:42:15

ABC do interior

Eleições em Palmeira

Com informações do colunista Berg Moraes: A médica Verônica Medeiros trocou de legenda nos últimos instantes para o fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Ela deixou o PSDB e assinou ficha de filiação no PMDB, ambos da base de sustentação ao Governo Municipal. Agora na nova legenda, Medeiros passa a disputar espaço com o presidente do diretório municipal, Antônio Fonseca, na briga pela prefeitura do município. O prefeito James Ribeiro, que também ingressou na agremiação, negou haver mal-estar dentro do grupo político que lidera.

Gaia cai do Ninho

Mesmo saindo do PSDB e entregando a secretaria de Infraestrutura, Rodrigo Gaia negou qualquer rompimento com o grupo político de James Ribeiro e recebeu a notícia da filiação de Medeiros no PMDB com estranheza. “A amizade das nossas famílias dura mais de 30 anos, eu tenho meu grupo e continuamos juntos, agora isso é um projeto para agosto. Quanto a Verônica, digo sempre que na política não existe surpresa, mas confirmo que para mim foi uma novidade. Mas estou tranquilo e vou seguir com minha pré-candidatura”, esclarece Gaia, que deixou o PSDB pelo PR.

Rasteira federal

Ainda Palmeira dos Índios: Ainda de acordo com o colunista palmeirense Berg Moraes, Antônio Fonseca não quis comentar nem com os mais próximos à rasteira – que não foi à primeira – que levou de James Ribeiro e de Verônica Medeiros. Mesmo como presidente do diretório municipal do PMDB, ele foi o último, a saber, da filiação de Dra. Verônica e James Ribeiro em seu (?) partido. O fato demonstra o prestígio que o ex-secretário de Articulação Política tem. Será que depois dessa, ele ainda vai ter cara pra sair na rua e dizer que é candidato a prefeito? Tem quem acredite que não, pois ele já perdeu o PMDB e o prazo para filiação partidária.

Mandato caro

A disputa por uma das 17 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca promete ser bastante acirrada e com custo elevado, este ano, na segunda maior cidade de Alagoas.

Com uma população superior a 240 mil habitantes e um colégio eleitoral formado por cerca de 130 mil eleitores, Arapiraca teve ampliado o número de 15 para 17 vereadores.

Candidatos

No ano de 2012, na disputa pelas 15 vagas o pleito registrou 150 candidatos. A vereadora Aurélia Fernandes foi pelo PMDB a mais votada com 4.652 votos. Hoje ela está filiada ao PSB.

O vereador Fábio Rogério (PR) ocupou a última vaga com 1.887 votos.

Não disputa

Para a eleição do próximo dia dois de outubro, apenas o vereador Adalberto Saturnino (PMDB) não vai para a disputa. Em seu lugar será lançado um sobrinho do parlamentar, o jovem Saturnino Almeida.

Todos os outros 14 vereadores já anunciaram que vão tentar a reeleição, que segundo estimativas pode custar mais de R$ 1 milhão.

Modificações

Além disso, o coeficiente eleitoral, ou seja, a quantidade de votos para o partido ou coligação eleger o primeiro vereador, também sofreu modificações.

Em 2012, o coeficiente era de seis mil votos, mas este ano os especialistas acreditam que a coligação vai precisar de, pelo menos, 6.500 votos para eleger o primeiro vereador.

Arapiraca

Iniciado no dia quatro de março deste ano, no bairro Caititus, o projeto está mobilizando todas as secretarias e órgãos da gestão municipal, com apoio do governo de Alagoas e instituições como, por exemplo, Sebrae, Sine, Sesc, entre outras parceiros.

Ações nos bairros

Representando a prefeita Célia Rocha, durante o período em que a gestora estava em licença para tratamento de saúde, o vice-prefeito Yale Fernandes acompanhou de perto as ações desenvolvidas nos bairros Caititus, Jardim Esperança, Brisa do Lago (Olho d’Água dos Cazuzinhas e mais recentemente, no dia 30 de março, no bairro Manoel Teles.

Serviços oferecidos

O Prefeitura com o Povo está levando ações e serviços para a população, entre eles tipagem sanguínea, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, exames de mama, imunização, testes de HIV/Aids e sífilis, atendimentos gratuitos também nas áreas de educação, meio ambiente, inclusão social, lazer, geração de emprego, capacitação profissional, cultura e cidadania.

Diversas áreas

“Nossa proposta é levar até o cidadão, na região onde ele mora, serviços públicos das diversas áreas e de entidades parceiras. Várias secretarias e órgãos municipais e estaduais estão envolvidos nesse projeto, que está mostrando nosso trabalho”, salientou Yale Fernandes.

Perucaba

Após reunião técnica com representantes do Banco do Brasil, na manhã de quarta-feira (6), no Centro Administrativo Municipal, o vice-prefeito Yale Fernandes conseguiu acertar a definição de um cronograma para assinatura dos contratos e a posterior entrega das 999 moradias do Conjunto Residencial Vale do Perucaba.

PELO INTERIOR

... Ainda sobre o encontro em Arapiraca com o vice-prefeito Yale Fernandes com a presença do superintendente do Banco do Brasil em Alagoas, Marco Sanches. 

... Também estavam presentes o gerente de Mercado do BB, Alan Pais; do gerente da agência do BB de Arapiraca, Lourinaldo Santos; a secretária municipal de Assistência Social, Anadja Almeida, e os secretários de Obras, Valdeir Galindo; de Meio Ambiente, Ivens Leão, e de Limpeza e Iluminação, Diogo Cajueiro.

... Durante a reunião, a secretária de Assistência Social, Anadja Almeida, revelou que já foi realizado o primeiro sorteio para a seleção das 999 famílias a serem contempladas com a entrega das moradias.

... Ela esclareceu que uma recente vistoria técnica, realizada pela Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal), encontrou algumas falhas na execução da obra que está a cargo da Cite Construtura.

... Por conta disso, os engenheiros da Casal solicitaram que a empresa fizesse as correções para que o relatório pudesse ser novamente enviado ao Banco do Brasil.

... Um dos temas da ação do Dia Mundial da Saúde, comemorado em Arapiraca na quinta-feira (7), é o “Enfrentamento ao Aedes aegypti e Suas Consequências”.

... “Se todos agirmos conscientemente para acabar com o nascimento deste mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya, nossa qualidade de vida, não apenas a minha, mas a de todos os arapiraquenses vai melhorar de forma considerável”, pontua o secretário Municipal de Saúde (SMS), Ubiratan Pedrosa.

... Para tanto, as equipes técnicas da SMS estiveram nas ruas da cidade na última quinta, a partir das 5h. O evento de mobilização, que também teve o importante tema “Diabetes”, aconteceu no Bosque das Arapiracas (5h às 7h e 16h às 20h) e na Praça Deputado José Marques da Silva (8h às 12h), ambos no bairro do Centro.

... Com a participação das secretarias Municiais de Esporte e Lazer (Smel), de Educação (SME), de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), de Agricultura (Semagri) e de Políticas Para as Mulheres (SMPPM), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

... As ações também contaram com apoio do Hemocentro Regional de Alagoas (Hemoal), Pastoral da Criança, Centro de Acolhimento/ Anjos da Paz, Escola Santa Bárbara e Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal). Inúmeros serviços foram ofertados gratuitamente para a população.

... Desejamos aos nossos leitores um excelente final de semana, repleto de paz e muita saúde. Quanto aos desafetos que odeiam o que este colunista escreve, uma sugestão: Os “quintos dos infernos os aguardam”. Bando de puxa-saco!!! Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia