Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 864 / 2016

25/03/2016 - 10:18:05

ABC do interior

Caos em Batalha

A Educação municipal de Batalha, cidade sertaneja que fica localizada a 183 quilômetros de Maceió, vive um caos absoluto. Para se ter uma ideia, em alguns povoados, crianças na faixa-etária entre 3 e 9 anos de idade estão “estudando” em casas alugadas porque as escolas e estão destruídas. Na localidade Timbaúba, a casa alugada não tem sequer condições de abrigar uma família, imagine ser transformada em uma unidade de ensino.

O prefeito da cidade, Aloísio Rodrigues, talvez não saiba da agonia que estão vivendo os pequenos estudantes, ou decidiu cruzar os braços por motivos até o momento desconhecidos.

Banheiro fechado

O problema maior está no povoado Manteiga, onde 72 crianças estão sofrendo horrores com o calor e o que é pior: o banheiro da casa foi fechado por ordem, segundo as professoras, do dono do imóvel. Para fazer as suas necessidades, as crianças procuram casas de parentes ou terrenos baldios, próximos à escola.

Tem jeito uma coisa dessas???!!!

Muita grana

Ao que parece, a Câmara municipal de Arapiraca acredita piamente que não existe crise financeira na Prefeitura. Vejamos o release da assessoria de imprensa da Casa, enviado a este colunista:  “A Câmara aprovou na sessão ordinária de terça-feira, 22, Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo para abrir no orçamento  vigente, Lei número 3.140/2015, crédito adicional do tipo especial em favor da Agremiação Sportiva Arapiraquense (Asa)”.

Agora é lei

De acordo com o projeto, o crédito aprovado é no valor total de R$ 1 milhão e 200 mil, o que representa R$ 100 mil/mês. Conforme prevê o regimento, o projeto retorna para o Poder Executivo e após ser sancionado pela prefeita Célia Rocha (PTB) entra em vigor de imediato. 

O Projeto de Lei foi lido em plenário e o presidente da Mesa Diretora, vereador Márcio Marques ((PTB) suspendeu a sessão por dez minutos quando os vereadores se reuniram na sala da presidência.  

Todos 

favoráveis

No retorno aos trabalhos, votaram favoravelmente ao projeto, 13 vereadores: Aurélia Fernandes  Fabiana Pessoa, Gilvânia Barros, Professora Graça, Rogério Nezinho, Josias Albuquerque, Márcio Marques, Sérgio do Sindicato, Doge do Queijo, Adalberto Saturnino, Edvânio Correia, Moisés Machado Filho e Fabiano Leão. O vereador Ronald Vital Rios, que se recupera de um acidente e Dr. Fábio (falta justificada por motivo de doença) não compareceram a sessão. 

Precedente

Como o ASA é um clube particular e, sem dúvida alguma, o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal abre um precedente para que dirigentes esportivos também reivindiquem esse direito. A não ser que a prefeita Célia Rocha não sancione essa que, na verdade, é simplesmente absurda, diante da crise financeira que se abateu sobre a Prefeitura de Arapiraca. 

Improbidade

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) ajuizou uma ação por ato de improbidade administrativa contra o atual prefeito da Barra de Santo Antônio, José Rogério Cavalcante Farias, e outras três pessoas, todas parentes de primeiro grau do chefe do Executivo daquele município. 

Desvios de recursos

A família é acusada de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e suspeita de enriquecimento ilícito. Inclusive, uma pousada de luxo está sob investigação. Por meio da propositura da ação, a Promotoria da Barra de Santo Antônio pede o afastamento de Rogério Farias do cargo e a indisponibilidade dos bens dele.

Crime em família

No polo passivo da ação, ajuizada pelo promotor de Justiça Vinícius Ferreira Calheiros Alves, além de Rogério Farias, também respondem pela prática de improbidade administrativa José Rogério Cavalcante Farias Filho, secretário de Finanças da Barra de Santo Antônio; Simony de Fátima Bianor Farias, secretária de Saúde; e Joselita Camila Bianor Farias Cansanção, prefeita da cidade de Porto de Pedras. A Jirituba Empreendimentos Turísticos Ltda – ME, uma pousada de luxo localizada naquela região, aparece nas investigações e o Ministério Público desconfia que ela pode ter sido construída com recursos oriundos dos cofres públicos.

PELO INTERIOR

... Tendo em vista a grande procura por peixes neste período do ano, devido à Semana Santa, a comercialização destes animais será intensificada nos próximos dias nas feiras livres de Arapiraca.

... Segundo a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), em virtude da elevação de consumo, haverá maior oferta de pescado na Rua José Lopes da Silva, no bairro do Centro, e nas feiras dos bairros Brasília e Primavera.

... Apesar do feriado prolongado, nesta semana, as demais funcionarão normalmente, sem alterações no cronograma semanal.

... Em consonância a esta ação, a Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa) está intensificando a fiscalização do comércio do pescado nas feiras livres, mercado público e supermercados .

... A coordenadora da Visa, Walkiria Bastos, informou que uma equipe de fiscais vai estar em pontos estratégicos onde há grande movimentação de compra e venda durante o término desse período quaresmal.

... Ela afirma que o consumidor deve estar atento à qualidade dos produtos, quanto ao seu bom estado de conservação. Os peixes devem estar com os olhos brilhantes, as escamas aderidas ao corpo e as guelras, úmidas e róseas.

... O prefeito Yale Fernandes percorreu na tarde da última segunda-feira (21) as ruas do Riacho Seco, no bairro Canafístula, que estão recebendo obras de pavimentação.

... A empresa responsável pela obra já efetuou mais de 50% dos trabalhos; Ao todo, 26 ruas estão sendo calçadas, totalizando quase 40 mil m² de nivelamento, colchão de terra, pavimentação, rejunte e colocação de meio-fio.

... As ruas contempladas são: Adelina Barbosa, Antônio Egídio dos Santos; Antônio Muniz; Antônio Rosa da Conceição; Carteiro James Magalhães de Azevedo; Edvaldo Martins; Estudante Reinaldo de Oliveira Silva; João Vieira de Sampaio; José Amaro Barros; José Barbosa de Melo; José Valdinei Filho; Júlio Rafael; Miguel dos Santos; São João; São Vicente; Sinzino Barbosa; Vandilva Lima; Zuquinha Brasil; e outras sete ruas projetadas.

... Além delas, a Rua Antônio Feliciano, a principal via da Canafístula, está sendo totalmente recuperada com nova drenagem e asfalto com extensão de mais de mil metros – até as proximidades do Parque de Vaquejada Divina Luz.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia