Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 863 / 2016

22/03/2016 - 15:20:56

ABC do interior

O nome da oposição

Após ser preterido por um pequeno grupo formado por políticos e empresários que optaram por apoiar a pré-candidatura de Rogério Teófilo na disputa pela Prefeitura de Arapiraca, o deputado estadual Tarcizo Freire ganhou novo fôlego ao trocar o PSD pelo Partido Progressista (PP), onde recebeu o sinal verde do senador Benedito de Lira para concorrer à sucessão municipal da segunda cidade mais importante de Alagoas.

Oposição dividida

É certo que com Freire no páreo, a oposição vai seguir dividida na briga pela cobiçada cadeira do Poder Executivo arapiraquense, que é ocupada pela médica Célia Rocha. Assim, aumenta a probabilidade de vitória do candidato apoiado pelo governo municipal.

Yale e Nezinho

Aconselhada pelo Governador Renan Filho e pelo vice-governador Luciano Barbosa a desistir da reeleição por ter obtido baixos índices de rejeição em pesquisas encomendadas pela família Calheiros, a prefeita pediu licença para cuidar da saúde, mas recomendou  os nomes do seu vice-prefeito e primo Yale Fernandes e do deputado estadual  Ricardo Nezinho.

Promessa financeira

Por outro lado, Rogério Teófilo, que perdeu as eleições passadas por uma diferença de cerca de seis mil votos, ainda não engoliu a derrota e está embalado por promessas financeiras dos megaempresários Adoniran Guerra, um dos sócios do Garden Shopping Arapiraca, e do sempre “sumido” Elionado Magalhães, que só dá às caras em Arapiraca em tempos de eleições.

Milhões para 

campanha

Fala-se nos bastidores, que Teófilo, para começar, terá um mimo de R$ 9 milhões, cujos recursos estariam garantidos por empresários mineiros e paulistas que foram levados a visualizar o fim da hegemonia da dupla Célia e Luciano, que domina a Prefeitura ao longo dos últimos 20 anos. 

Vitória histórica

Depois de ganhar as eleições por uma diferença de um pouco mais de 600 votos e encerrar carreira política do ex-prefeito Severino Leão, com apoio da então vereadora e saudosa Ceci Cunha, Célia Rocha passou oito anos consecutivos administrando o município e apesar dos altos e baixos elegeu facilmente o seu sucessor Luciano Barbosa, que passou mais oito anos no Poder. 

Passou o bastão

Luciano Barbosa, por sua vez, passou o bastão para Célia que derrotou o ex-aliado Rogério Teófilo numa eleição acirrada e que ficou marcada por situações constrangedoras como denúncias de compra de votos, malversação do dinheiro público e agressões de toda ordem.

Mas para quem conhece a política arapiraquense sabe que essas eleições não serão fáceis para a oposição e muito menos para a situação. Talvez, quem sabe, o candidato que tiver mais folego financeiro tenha mais chance de lograr vitória.  

PELO INTERIOR

... No encerramento da sessão na Câmara Municipal de Arapiraca com os moradores do conjunto Brisa do Lago, os vereadores se comprometeram em tomar as devidas providências contra a FrigoVale e informaram que vão investigar se houve negligência por parte dos órgãos fiscalizadores, como IMA e Vigilância Sanitária. 

... Os vereadores ameaçaram inclusive pedir a interdição da FrigoVale para que ela faça as devidas adequações ambientais.

... “Essa situação está insustentável. É um absurdo que isso esteja ocorrendo em nosso município”, disse um vereador, ligado a administração municipal.

... O Deputado Estadual Tarcizo Freire se desfiliou do PSD e decidiu filiar-se ao Partido Progressista. O deputado foi a Brasília conversar com o senador Benedito de Lira, que é presidente do PP em Alagoas, e com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional.  

... A convite do senador Ciro Nogueira, o deputado estadual concordou em assinar a ficha de filiação que será protocolada no Justiça Eleitoral dentro do prazo de transferência de filiação partidária.  O senador Ciro Nogueira, sempre afirmando fazer questão de abonar a ficha de filiação do Deputado, disse estar honrado em recebê-lo no partido. 

... O senador Benedito de Lira também falou sobre o ingresso de Tarcizo Freire, afirmando que para o Partido Progressista como qualquer outra agremiação se sente muito fortalecido com a presença de um homem de extraordinárias qualidades como Tarcizo Freire. 

... Os vereadores de Campo Grande, cidade localizada na Região Metropolitana do Agreste (RMA), José Aldo e Rogério Saraiva, ambos do PRB, assinaram a ficha de filiação do PMDB. 

... A mudança de partido ocorreu após a Emenda Constitucional que permite a troca de partidos sem perda de mandato e está contida no texto da PEC 113/2015, aprovado no Senado em dezembro 2015.

... O ato de filiação ocorreu na terça feira ( 15), na sede da executiva regional do PMDB em Maceió. Contou com a presença do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Cícero Pinheiro,  que também filiado à agremiação política. 

... Os vereadores são aliados de Pinheiro e fortalecem sua pré-candidatura, que aglutina união dos grupos de oposição e conta com apoio dos partidos PDT, PMDB e PSC. Pinheiro, já esteve à frente do executivo na cidade entre os anos de 1997 a 2004. 

... Aos nossos leitores, desejamos um excelente fina de semana, com muita paz, saúde e prosperidade. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia