Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 861 / 2016

06/03/2016 - 15:39:11

ABC do Interior

Roberto Baia

Oposição se articula

Durante sessão realizada na noite de quarta-feira, 2, presidida pelo vereador Moisés Machado, a vereadora Aurélia Fernandes (PSB), usou o espaço reservado às explicações pessoais, para convidar os demais vereadores, para participarem nesta sexta-feira (4), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Arapiraca, de um encontro de políticos ligados a oposição.

Lideranças políticas

Fernandes confirmou que estarão presentes importantes lideranças políticas de Alagoas, a  exemplo do ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), ex-vice-governador José Thomas Nono (DEM), ex-prefeita de Maceió Kátia Born (PSB), além de lideranças políticas locais. 

Não existe

De acordo com a vereadora, no encontro serão discutidas algumas propostas para uma Arapiraca melhor e mudanças. Explicou que até o momento não existe a indicação do nome de nenhum pré-candidato a sucessão municipal. 

Desmentiu 

A declaração da vereadora Aurélia Fernandes desmente o anúncio feito na semana passada por um grupo de oposição que esteve reunido no Hotel de Elionaldo Magalhães, em Maceió, onde estavam presentes, além dela e o próprio Elionaldo, deputado estadual Rodrigo Cunha, ex-deputado Rogério Teófilo e os empresários Adoniran Guerra e Ricardo Barreto.

Será anunciado

Nesse encontro, ficou definido que o pré-candidato a prefeito pela oposição seria Rogério Teófilo. Também ficou decidido que o pré-candidato a vice-prefeito seria anunciado na reunião que será realizada nesta sexta-feira, no auditório da CDL. 

Não foi convidado

O deputado estadual Tarcizo Freire, que também faz oposição à administração municipal, não foi convidado para a reunião coordenado por Adoniran Guerra e Ricardo Barreto, em Maceió, o que ficou claro que o grupo não pretende apoiá-lo e tampouco não deseja a sua participação no processo eleitoral.

Tarcizo, por sua vez, confirmou a sua pré-candidatura, alegando que ela não depende do grupo de políticos que apoiam Rogério Teófilo. A minha decisão está tomada e vou seguir em frente”, assegura o deputado.

 Oposição rachou

Ficou mais do que claro que a oposição segue dividida, o que dá um novo tempero nas eleições deste ano. De acordo com lideranças politicas ligadas ao deputado Tarcizo Freire, ele está tranquilo, animado e embalado por pesquisas que o apontam numa situação confortável na corrida pela sucessão da prefeita Célia Rocha.

Briga boa

Pelo andar da carruagem, Arapiraca terá dois candidatos pela oposição que devem enfrentar a forte candidatura pela situação do deputado Ricardo Nezinho e pelo atual vice-prefeito Yale Fernandes, que também contam com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.

Pelo jeito, a briga será boa.

Dia da Mulher

 A professora Graça Lisboa (PSD) anunciou a realização de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Arapiraca, a ser realizada na próxima terça-feira, 8, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a vereadora, na próxima segunda-feira, 7, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, faz o lançamento da campanha “Mereço Respeito” contra a violência à mulher.

Homicídios 

“A cidade de Arapiraca, segunda maior do estado de Alagoas, saiu da quinta posição que ocupava em números de homicídios contra a mulher para a 146ª colocação em todo o país”, explicou Graça Lisboa. A mudança dos índices se deve às ações de políticas públicas voltadas às mulheres, justificou.

Programação

Graça Lisboa ressaltou que uma série de eventos  farão parte da programação da campanha, que contará com caminhada, homenagens, mesa redonda, sessão na Câmara Municipal em alusão ao Dia Internacional da Mulher, exposição fotográfica, entre outras ações de acordo com a programação que segue até o dia 20 deste mês. “mas com ações para o ano inteiro”, explicou a vereadora. 

PELO INTERIOR

... Base da economia do meio rural de Arapiraca, a agricultura familiar ganha mais força com a criação e posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.

... A solenidade de posse dos 15 membros titulares e 15 suplentes ocorreu no início da tarde de quarta-feira (2).

... O prefeito Yale Fernandes e o secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, receberam os representantes eleitos do conselho e oficializaram a posse dos integrantes do órgão consultivo e deliberativo.

... Cada entidade, incluindo sindicatos, associações, cooperativas, instituições bancárias, poder público e outras representações da sociedade civil e órgãos governamentais, indicou dois integrantes para compor o conselho.

... Durante a solenidade, o prefeito Yale Fernandes destacou a importância do órgão consultivo e deliberativo para o fortalecimento dos debates acerca das políticas públicas voltadas para o setor.

... “O desenvolvimento de Arapiraca começou no meio rural, e ainda hoje representa muito para a nossa economia, geração de empregos e renda no campo e na cidade. É fundamental dividir as responsabilidades com toda a sociedade civil, para que a agricultura e a pecuária continuem forte em nosso município”, salientou o prefeito.

... Os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Arapiraca tomaram posse para um mandato de dois anos à frente do órgão, que vai planejar e deliberar as políticas públicas para o setor.

... Ainda na quarta-feira (2), o prefeito Yale Fernandes recebeu em seu gabinete o presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC), Luciano Júnior, seu assessor direto, Everson Barbosa, e o empresário Grimalde Carvalho.

... Na oportunidade, foi discutida a implantação de um Sistema Para Gestão Integrada da Assistência Social, projeto este em perspectiva “piloto”.

... “Será uma importante parceria nossa com o governo do Estado, a fim de detalhar inteiramente nossos processos quanto à assistência ao povo. Através desta nova tecnologia, as famílias que são beneficiárias de nossos programas e benefícios sociais irão receber um cartão – que será atualizado a cada seis meses – e, com ele, poderão ser atendidas de forma mais prática”, diz o prefeito Yale Fernandes.

... Aos leitores da coluna desejamos um excelente final de semana, cheio de paz e harmonia. Até a próxima edição!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia