Acompanhe nas redes sociais:

15 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 860 / 2016

27/02/2016 - 09:51:06

ABC do Interior

Roberto Baia

Está decidido

O deputado estadual Tarcizo Freire confirmou a sua pré-candidatura rumo a Prefeitura de Arapiraca. O parlamentar arapiraquense se diz tranquilo com a decisão de um grupo de políticos que optaram por apoiar a pré-candidatura de Rogério Teófilo que, assim como ele, também faz oposição a gestão da prefeita Célia Rocha.

“Estou tranquilo e não abro mão de disputar a Prefeitura nas eleições de outubro”, disse Freire.

Dando dor de cabeça

Quem vê as fotos bonitas das instalações da FrigoVale, nem sabe o quanto de transtorno está levando para a população. A empresa mal começou a funcionar e já está prejudicando a saúde da população vizinha, que sofre com a falta de tratamento das vísceras dos animais que, além de ficarem expostas, exalam um enorme mau cheiro.

Caso de saúde pública

O mau odor é tão forte que os cerca de 8 mil moradores do conjunto residencial Brisa do Lago, tem a saúde prejudicada. Segundo relatos, vômitos e náuseas fazem parte da rotina diária dos adultos e, principalmente, das crianças do residencial, que inclusive reclamam que não estão nem conseguindo dormir.

Protesto

Buscando uma solução para o problema os moradores do entorno da FrigoVale realizaram um protesto na entrada da empresa, chegando até a queimar pneus. Eles pediram para conversar com diretores e exigiram uma posição da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Passou sufoco

O secretário municipal, José Lopes foi ao local do protesto para tentar solucionar o caso, mas passou o maior perrengue: foi acuado pelos manifestantes e por pouco não apanhou em via pública.

Dizem que 

resolverão

A empresa e a Secretaria de Meio Ambiente de Arapiraca, pediram um prazo de 8 dias para resolver a situação. Caso isso não ocorra os cerca de 8 mil moradores do residencial irão às ruas novamente para acabar com esta situação insustentável.

Marchantes

Os movimento das famílias que moram ao redor da Frigovale contou com apoio e solidariedade dos marchantes arapiraquenses, que mandaram alguns representantes ao local. Eles traçaram recentemente uma verdadeira guerra contra a empresa, a quem acusa de cobrar preços abusivos no abate de animais. 

Prefeito

interviu

O prefeito em exercício, Yale Fernandes, teve que intervir e conseguiu uma trégua entre os donos da empresa e os 

açougueiros arapiraquenses, que também fizeram protestos na porta do frigorifico e ameaçaram abater os animais na cidade de Propriá.  

Só problemas

Desde o início da sua chegada em Arapiraca, favorecida por incentivos por parte da Prefeitura de Arapiraca, a Frigovale só contabiliza problemas.

Primeiro foram os cerca de 200 marchantes de Arapiraca que acusaram a empresa do Mato Grosso de abusar na cobrança dos preços nos abates dos animais.

Não deu outra: o caso foi parar na justiça e a empresa, acuada, teve que ceder e frear os próprios ganhos milionários.

Mau cheiro terrível

Agora, a Frigovale se enrosca em um problema ainda maior: de saúde pública, prejudicando a vida de milhares de pessoas que estão sendo obrigadas a conviver com um mau cheiro terrível provocado por restos de animais abatidos que estão sendo jogados a céu aberto.

Chega!!!!

É preciso que as autoridades de uma vez por todas tomem providências, até porque se o conjunto habitacional Brisa do Lago abrigassem famílias abastadas e endinheiradas com certeza a Frigovale sequer seria instalada no local.

PELO INTERIOR

... Arapiraca terá mais investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura. A afirmação foi feita pelo prefeito Yale Fernandes (PMDB) após encontro com o governador Renan Filho, no Palácio do Governo do Estado, em Maceió, nesta quarta-feira (24).

... Sobre a segurança, Renan Filho comunicou a Yale que já foi criada uma comissão mista para implantação do videomonitoramento.

... “O governador informou a criação dessa comissão, que será responsável por toda elaboração, acompanhamento e efetivação do projeto. Tenho certeza que muito em breve, ele funcionará e vai garantir mais segurança para nossa população”, contou o prefeito.

... A Folha de São Paulo, maior jornal do Brasil, destacou em sua edição do último domingo (21), a geração de empregos em Arapiraca.

... O município, segundo o próprio periódico, lidera o ranking de saldo positivo de vagas de emprego. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelaram que Arapiraca foi destaque mesmo em pleno ano de crise.

... Das únicas 126 cidades que registraram saldo positivo de empregos em todos os anos desde 2002, Arapiraca fica em 1º lugar, com 21 mil novas vagas. Só em 2015, foram mais de 2 mil novos postos de trabalho.

... Foi anunciada na quarta-feira, 24, pelo comitê organizador dos Jogos Rio 2016, que a tocha olímpica virá para Alagoas. O “Tour da Tocha” sairá de Sergipe e passará por 6 municípios alagoanos. Serão dois dias, 29 e 30, de visita, ela partirá para Pernambuco.

... A chama dos jogos olímpicos chegará ao nosso estado no dia 29 de maio e passará pelas Cidades de São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió. 

... No dia 30 a tocha olímpica irá para Murici e União do Palmares, onde subirá para a Serra da barriga visitar o memorial de Zumbi.

... Como parte do programa de incentivo para compras governamentais, a Prefeitura de Arapiraca, por meio de equipes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, com apoio de consultoria do Sebrae, vai iniciar, nesta segunda-feira (29), o cadastramento de mais de quatro mil empresas locais.

... Desejos aos nossos leitores um fim de semana repleto de saúde, paz e entretenimento. Até a próxima edição. Fui!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia