Acompanhe nas redes sociais:

14 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 860 / 2016

26/02/2016 - 09:19:18

Cícero Almeida lidera disputa em Maceió

Pesquisa EXTRA/ Innovate mostra Ronaldo Lessa como o mais rejeitado entre os eleitores

Pesquisa encomendada pelo jornal EXTRA ao Instituto Innovate mostra que se a eleição para prefeito de Maceió fosse hoje ela não seria decidida em primeiro turno, como ocorreu há quatro anos. Um segundo turno seria disputado entre os possíveis candidatos Cícero Almeida (PSD) e o prefeito Rui Palmeira (PSDB). Almeida, aliás, e contrariando os articulistas políticos, é quem lidera em intenção de votos: tem 24,5% do eleitorado a seu favor enquanto Palmeira tem 20,8%, quase um empate técnico.

Realizada nos dias 1 e 2 de fevereiro e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09612/2016, a pesquisa ouviu 600 eleitores em 22 bairros da capital, tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e traz um alerta: 20,7% dos eleitores pretendem anular o voto ou simplesmente deixá-lo em branco, enquanto outros 15,6% se mostraram indecisos quanto a quem deve ser o novo prefeito.

O ex-prefeito, ex-governador e hoje deputado federal Ronaldo Lessa, do PDT, desponta como terceiro na preferência dos eleitores: tem 10,8% dos votos, bem à frente do também deputado federal João Henrique Caldas (PSB), que aparece com 4,8% das intenções de votos, e do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB), que tem apenas 2,8% dos votos.

Em termos de renda, o ex-prefeito Cícero Almeida tem 26,4% das intenções de voto na faixa até 2 salários mínimos (a que concentra maior número de eleitores na capital) enquanto Rui Palmeira tem 22,4%. Quando avaliados pelo nível de escolaridade predominante – ensino médio completo – Almeida também desponta na liderança, com 22,5% das intenções de voto enquanto o segundo colocado, Rui Palmeira, tem 18,2%.

REJEIÇÃO

Os dados da pesquisa EXTRA/Innovate mostram Almeida e Palmeira tecnicamente empatados no que se refere à rejeição por parte do eleitorado. Indagados sobre em qual dos possíveis cinco candidatos jamais votariam, 15,3% dos entrevistados citaram Almeida e 15,2% apontaram Rui Palmeira.

O campeão em rejeição é Ronaldo Lessa, em quem 26,2% dos eleitores afirmaram que jamais votariam; 12% descartam votar em JHC, o campeão de votos nas eleições de 2014, e 7,5% em Kelmann Vieira. O presidente da Câmara, aliás, é desconhecido pela maior parte dos eleitores ouvidos. Não sabem ou não responderam 23,8% dos entrevistados.

Rui Palmeira tem aprovação de 48,7% dos maceioenses

A gestão do prefeito Rui Palmeira é desaprovada por 51,3% dos maceionses enquanto 48,7% aprovam as políticas públicas do gestor. Os dados da pesquisa EXTRA/Innovate mostram 1,3% do eleitorado indeciso quanto à avaliação. O maior número de insatisfeitos está na periferia. É o caso do Benedito Bentes onde a gestão alcançou mais de 80% de desaprovação. Já nos chamados bairros nobres, como a Ponta Verde, o índice de aprovação chegou a 81,8%.

Para 40,2% dos entrevistados a administração Rui Palmeira é regular. Apenas 6,5% a consideram ótima e 22,2% qualificam como boa a administração do tucano. No grupo dos insatisfeitos, 15,6% consideram ruim a gestão Rui e 13,2% disseram ser péssima a gestão. Não sabem ou não se posicionaram sobre a questão 2,3% dos eleitores.

A melhor performance da gestão se deu entre eleitores com renda superior a 5 salários mínimos: 37,9% qualificaram como boa a administração Rui Palomeira. Já entre os entrevistados com renda até 2 salários mínimos, a maioria dos entrevistados – 40,4% – a avaliaram como regular.

Renan Filho é aprovado por 31,5% do eleitorado

A pesquisa EXTRA/Innovate também ouviu os eleitores da capital sobre a administração do governador Renan Filho. A aprovação chegou a 31,5% , sendo que 9,5% consideram o governo ótimo e 22% qualificam como boa a gestão do peemedebista. Mas para a maioria – 35,5% – ela é regular, enquanto 15,2% a consideram ruim e 14% a qualificam como péssima. Não sabem ou não responderam 3,8% dos entrevistados.

A avaliação de regular para o Governo Rena Filho é predominante em todos os níveis de escolaridade, em todos os grupos de faixa etária e de renda, bem como entre ambos os sexos.

Mais de 90% dos eleitores estão insatisfeitos com o Governo Dilma

Entre tentativas de blindagem aos pedidos de impeachment, o escândalo da Petrobras e as novas revelações da Lava Jato, a presidente Dilma Rousseff vai perdendo a popularidade também no Nordeste. De acordo com o levantamento EXTRA/Innovate, a gestão da petista é péssima para 68% dos entrevistados, 12% a consideram ruim e 10,8% a qualificam como regular, o que totaliza 90,8% de desaprovação. Apenas 1% analisam como ótimo o governo de Dilma e 6,2% o consideram bom. Não souberam responder ou não responderam 2% dos entrevistados.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia