Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 854 / 2016

07/01/2016 - 19:19:01

Diego Lima lança romance sobre Rainha da Chita

Obra ilustrada pelo artista plástico Edmilson Oliveira será lançada dia 16 em Paulo Jacinto

Maria Salésia [email protected]
Diego Lima lança seu terceiro lçivro no dia em que faz 22 anos

O escritor Diego da Silva Lima escolheu a cidade de Paulo Jacinto como cenário para lançamento de seu 3º livro “Aquarelas para Luísa”. O evento acontece no sábado, 16 de janeiro de 2016, no Clube Recreativo Paulo-jacintense, a partir das 19 horas. O Romance tem como enredo a escolha da rainha da Chita, evento que acontece durante o Baile da Chita, principal atração turística do município e que existe antes mesmo de sua emancipação política.

 “Aquarelas para Luísa” remete o leitor a um cenário onde a mulher é o centro das atenções, a ponto de vez por outra a protagonista se achar autossuficiente. Mas esta mesma mulher forte e decidida também se mostra fragilizada a ponto de buscar ajuda de outras pessoas, inclusive do sexo oposto.

No entanto, sua astúcia é frequentemente posta à prova nas mais variadas situações do cotidiano. Assim, a temática passa pela inconstância de Luísa, fruto da TPM em que se encontra.

No romance, Diego convida o leitor a descobrir as peripécias de Luísa que em cada aquarela das páginas deste livro exibe as cores do amor. E para aguçar a curiosidade, saber como é a escolha da rainha, momento mágico de todas as meninas de Paulo Jacinto um dia já coroadas ou aquelas que sonham um dia desfilar no salão como atração principal, o escritor não poupou detalhes, cores e sabor.

Para a arquiteta Roseline Oliveira, o cenário em que se passa o enredo é frenético, porém leve e colorido. Vez por outra, Diego nos remete a um jogo de palavras onde o popular e o erudito caminham juntos, sem deixar de expressar o cotidiano simples da gente hospitaleira da Terra do Baile da Chita.

Um atrativo a parte é que as aquarelas que ilustram a obra foram criadas e cedidas pelo artista plástico paulo-jacintense Edmilson Oliveira. “Fiquei surpreso com o convite do Diego para o projeto, mas desde o primeiro instante compreendi o conceito da obra e como retratar as cores de Luísa”, afirmou o artista plástico.

O prefácio, “Ave Diego!”, foi um presente de Alberto Rostand Lanverly, vice-presidente da Academia Alagoana de Letras e ex-professor de Diego Lima no curso de engenharia civil da Ufal. E assim, o imortal escreveu sobre a criatura e o criador: “Senti que, como eu, ele vivia o dilema de conciliar as letras com os estudos das ciências exatas, vertentes que tanto o entusiasmavam”. E o professor Rostand foi além ao prefaciar “que Luísa deixe de somente merecer aquarelas, para também receber aplausos de toda a intelectualidade deste Brasil que Deus nos deu”.

Dividido em cinco capítulos, o romance abre os trabalhos com “Antenada”, onde a música “Anjo de vitrô”, de Djavan, aparece como atrativo à parte e aperitivo para mostrar o dia a dia de Paulo Jacinto. Ele traz ainda a questão do diálogo virtual com suas abreviações e mudanças de vocábulos tantas vezes criticadas ou aceitas. O segundo capítulo, “Quadrilha”, apresenta a noite da cidade, pontos turísticos e outros acontecimentos inusitados nos quais o leitor precisa se debruçar na leitura do livro para poder descobrir. Ainda nesta parte, a canção “A fúria do sexo frágil”, de RPM, abrilhanta o cenário. Na terceira parte, “Disputa”, o autor apresenta a história do Baile da Chita, desde seu surgimento até os dias atuais. Nele, Fagner dar o ar de sua graça com a música “Você endoideceu meu coração”. O quarto capítulo mostra a eleição da rainha da chita com seus bastidores e como acontece o baile na atualidade. Vale lembrar que Gonzaguinha é quem aparece para dizer que “Começaria tudo outra vez”. O quinto capítulo faz um elo entre o passado e presente do baile, mas apresenta um enfoque mais artístico com os quadros, já que as aquarelas ganham protagonismo por serem peças fundamentais para o desfecho do romance. Concluindo o repertório, Flávio Venturini com “Céu de Santo Amaro”. Inclusive, o autor simplesmente colocou letra na composição de Bach.

Publicado pela Editora Multifoco, o romance “Aquarelas para Luísa” é composto por 118 páginas, todas recheadas com surpresas, emoção, intrigas, amores, desamores e tudo mais que faz parte do cotidiano do povo da Terra do baile da Chita: “Luísa sintetiza de forma inteligível os elementos da mulher paulo-jacintense. Extrovertida, trabalhadora e contumaz, porém solidária e intensa.”, define o autor.

Vale ressaltar que a publicação desta obra é inovadora, pois em um mesmo projeto o autor conseguiu a façanha de reunir a literatura, as artes plásticas e a música, tudo para contar a história do município. Levando em conta que os artistas envolvidos neste marco histórico são filhos de Paulo Jacinto e que estarão presentes durante a noite de autógrafo de Diego Lima. 

O AUTOR 

Diego da Silva Lima nasceu em Campinas (SP) no dia 16 de janeiro de 1994 e erradicado em Alagoas desde os seis anos. Aos 16 anos ingressou no universo literário com a obra “No Tempo dos Meus Avós”. Aos 19, publica “Sanha das Águas”. Mas o gosto pela leitura vem desde os três anos quando aprendeu a ler e escrever. É estudante do curso de Engenharia Civil da Ufal, organista, bolsista do PET Ciência e Tecnologia e Técnico em Edificações. Tal currículo lhe rendeu em 2012 o prêmio PJ Destaque. Em 2015 é homenageado pelo governo de Alagoas, durante desfile da Emancipação Política do Estado. Cosmopolita, urbano e proativo, sua linguagem literária é sutil e o estilo preciso, onde fantasia e realidade andam lado a lado. Filho de Jorcicley e Josefa, o paulista que completa 22 anos no dia do lançamento do livro, agora, presenteia seu público com “Aquarelas para Luísa”

SERVIÇO  

Livro: Aquarelas para Luísa

Valor: R$ 30,00

Quando: 16 de Janeiro de 2016, às 19h 

Onde: Clube Recreativo Paulo-Jacintense

Contato: 99305-1471 / [email protected] / [email protected]/ facebook.com/diegoedificacoes

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia