Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 849 / 2015

02/12/2015 - 11:05:00

Madalena Sofia é pioneiro ao adotar ensino bilíngue como Proposta pedagógica

Colégio é o primeiro no Estado a utilizar kits Lego Education, plataforma desenvolvida pela International School

Maria Salésia [email protected]

Em 2016, ano em que comemora 50 anos, o Colégio Santa Madalena Sofia de Maceió inova e oferece ao alunado o que há de melhorar no ensino bilíngue. Pioneiro em Alagoas a utilizar a plataforma desenvolvida pela International School, o Madalena oferece uma nova proposta pedagógica para alunos dos ensinos Infantil e Fundamental, utilizando em seu material didático os kits da Lego. O diferencial é a abordagem de ensino, que leva o inglês para um contexto mais real.

O programa leva em conta referências práticas e pedagógicas análogas a métodos de ensino bilíngue avançado e bem sucedidos, utilizados por instituições educacionais europeias. Com o método, a criança é submetida a uma imersão na língua inglesa e passa a aprender as disciplinas que compõem o programa curricular em inglês, com a possibilidade de participar de exames para certificação internacional.

No Colégio Madalena Sofia de Maceió, da Rede Damas, uma das mais tradicionais redes católicas de ensino do Nordeste, o método vai contemplar os alunos da educação Infantil até o Fundamental.  Nos anos seguintes, o programa será implantado gradativamente, mas o Ensino Médio também será contemplado no próximo ano.

O general Manager da International School, Rone Costa, disse que a escolha do Madalena Sofia para fazer parte do sistema se deu devido à sua credibilidade, pois na busca por novos parceiros que acreditam na educação, na mistura do tradicional com fontes inovadoras, o colégio se encaixou na proposta. “A equipe conheceu escolas onde o programa já funciona e, após algumas reuniões e conversas, o Madalena resolveu ser parceiro e optou em colocar o programa em sua grade em 2016”, comemorou Costa. 

Vale ressaltar que esses novos modelos proporcionam aos alunos uma maior interatividade nas aulas, com novos comandos, novas programações. Assim, o aluno irá desenvolver habilidades que o ajudará em outras disciplinas. As ferramentas buscam  aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, a organização e a concentração.

Costa esclarece que não se trata de uma escola de inglês e sim um programa integrado à proposta pedagógica da escola, integrado a outras disciplinas. Nele, através da interdisciplinaridade, passa-se a ideia de valores e o aluno passa a dominar as línguas portuguesa e inglesa.

Segundo ele, para a escola é um diferencial e para o aluno a vantagem de não ter mais que ir estudar em uma escola de línguas, já que está integrado. “Ele sai pronto, se comunicando bem e preparado para o exame internacional”, diz.

Outro diferencial é que, como o Madalena Sofia tem o ensino como missão e não apenas pensa no material, o aumento da mensalidade por este serviço quase não será sentido no orçamento dos pais. 

Segundo a assessoria de comunicação do Colégio Santa Madalena Sofia, a adesão ao programa se deu junto a outras escolas da Rede Damas no Nordeste por compreender a importância de oferecer desde cedo aos alunos o acesso a um segundo idioma, a língua inglesa. Outra vantagem, disse, é uma forma de enriquecer o trabalho pedagógico, possibilitando que os alunos iniciem desde a educação infantil o processo de aprendizagem de inglês. “A metodologia utilizada, com atividades dinâmicas, interativas e de caráter lúdico favorece o envolvimento das crianças, contribuindo para uma efetiva comunicação na língua inglesa”.

 A assessoria informou ainda que a reação dos pais foi positiva, pois a oferta de um programa de ensino bilíngue representa o compromisso do Colégio Santa Madalena Sofia com a formação integral das crianças e adolescentes, colaborando na construção de novos conhecimentos e valores, sem esquecer os aspectos humanos e espirituais de seu desenvolvimento. “Isto interessa diretamente aos pais, que se enchem de entusiasmo ao saber que, além de tudo o que a instituição já oferece atualmente, podem contar agora com um novo elemento, o ensino em inglês”. 

 Outro argumento é que a adesão ao programa aconteceu de forma planejada e consciente, sem perder de vista o atual quadro da situação econômica do país. “De fato, a iniciativa é uma ousadia. No entanto, maior do que os riscos é a clareza de que essa inovação traz diversos benefícios para os nossos alunos, para as famílias e, enfim, para o colégio como um todo”, afirmou a assessoria.

O diferencial do Madalena Sofia se apresenta na expressão latina registrada na bandeira dos colégios da rede: Duc in altum (“Avance para águas mais profundas”). “Assumir a responsabilidade de participar efetivamente da educação de crianças, adolescentes e jovens requer determinação, empenho, ousadia e capacidade de discernir. Esses são os traços que marcam a história do Colégio Santa Madalena Sofia, que em 2016 celebra seus 50 anos. A adesão ao programa de ensino bilíngue confirma tais características e revela o intuito de avançar, de prosseguir diante dos desafios, mantendo a qualidade e trazendo inovações”, concluiu.

O QUE É

O International School Bilingual Program propõe um ensino bilíngue para crianças e jovens do século 21 empregando um método inovador baseado no conceito “aprender fazendo”, que estimula e promove a alta performance no aprendizado. Trata-se de uma proposta pedagógica avançada, que além de completa e de qualidade para Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, é exclusiva por ser o primeiro programa de ensino bilíngue do mundo a utilizar em seu material didático os kits LEGO® Education. Estes recursos pedagógicos desempenham um papel crucial tanto para a formação e desenvolvimento de professores como para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, propiciando uma experiência prática e lúdica que estimula as crianças e promove a alta performance no aprendizado.

“Estamos lançando o que existe de melhor em programas de ensino bilíngue, uma solução completa e à altura da capacidade, da inteligência e do entusiasmo das crianças que hoje já crescem com seus dedinhos na tela dos tablets”, afirmou Marcos Wesley, presidente da Zoom Education.

Vale ressaltar que o Bilingual Program da International School foi implementado pela primeira vez em 2012, em duas escolas modelo no Rio de Janeiro e hoje já é utilizado com sucesso em vários colégios no Brasil.

 “É comprovado hoje que a exposição a duas línguas estimula o aumento do número de conexões cerebrais melhorando o raciocínio lógico e a criatividade das crianças. O método que estamos propondo eleva a aprendizagem e, ao mesmo tempo, proporciona às escolas uma solução única que atende à demanda por ensino bilíngue de qualidade, hoje imperativa no Brasil”, ressalta Rone Costa, General Manager da International School.

De acordo com Rone Costa, a adoção do Bilingual Program proporciona benefício inclusive para as escolas já consolidadas no mercado, “pois permite aliar à tradição um método singular no mercado, respondendo de forma rápida, confiável e efetiva à forte pressão existente hoje pelo ensino bilíngue”.

O programa oferecido pela International School levou em conta referências práticas e pedagógicas análogas a métodos de ensino bilíngue avançados e bem sucedidos, utilizados por instituições educacionais europeias, assim como de países como Estados Unidos, Canadá e China. Com o método a criança é submetida a uma imersão na língua inglesa e passa a aprender as disciplinas que compõem o programa curricular em inglês, com a possibilidade de participar de exames para certificação internacional (Cambridge English – FCE até a conclusão do Fundamental II).

Está estruturado para oferecer um suporte completo tanto aos alunos e professores, quanto aos gestores escolares. A instituição de ensino pode optar por aplicar o Bilingual Program utilizando sua própria estrutura e recursos, ou adotar o modelo On Site, onde a International School assume a operação pedagógica – provendo em 100% a equipe de coordenadores e professores e usando apenas a estrutura física e administrativa da escola. Além do método e dos Kits (Aluno, Escola e Sala de Aula), a International School oferece às escolas uma estrutura integral de serviços que inclui o auxílio no processo seletivo de docentes, formação de professores, implementação do método, suporte à estrutura e metodologia, monitoramento da qualidade e formação continuada.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia