Acompanhe nas redes sociais:

14 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 847 / 2015

17/11/2015 - 20:58:00

Abc do interior

PSDB dividido

 

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que em décadas passadas teve papel destacado no cenário político de Arapiraca e região Agreste, com políticos de expressão a exemplo da prefeita Célia Rocha atualmente no PTB, e a saudosa deputada federal Ceci Cunha, é atualmente um partido dividido no segundo colégio eleitoral do Estado.O atual presidente do diretório municipal, o suplente de deputado federal Rogério Teófilo, teve o seu nome anunciado pelo secretário estadual do partido em uma nota assinada por Claudionor Araújo, como candidato do partido à sucessão municipal em 2016. (Com informações do jornalista Roberto Gonçalves)

 

Suposta aliança

 

Essa nota foi veiculada após as noticias de uma suposta aliança do PSDB estadual com a prefeita Célia Rocha. Como Rogério Teófilo não tem mais clima para aliança com a atual gestora, teria ficado de fora da suposta aliança com vistas à eleição em 2016 na terra de Manoel André. A nota tenta explicar que não houve acordo para eleição, entretanto, o presidente estadual do partido, o ex-governador Teotônio Vilela Filho, que teve o seu nome mencionado no suposto acordo, não assinou a nota. A tarefa foi imposta para o secretário-geral do PSDB, Claudionor Araújo.

 

Em outro grupo

 

Atualmente o suplente de deputado federal Rogério Teófilo se aliou aos empresários Adoniran Guerra (PR), que anunciou que é pré-candidato a prefeito, e Ricardo Barreto que também teve o seu nome indicado pela direção nacional do partido como o nome do partido para a sucessão municipal em 2016. Esse grupo também é formado pela vereadora Aurélia Fernandes que é dissidente do grupo político do vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) e Célia Rocha.

 

Longas datas

 

Já o deputado estadual Rodrigo Cunha, que é filiado ao PSDB de Maceió, é atualmente um dos aliados políticos da prefeita Célia Rocha e não comunga com o grupo tucano de Arapiraca que é capitaneado por Rogério Teófilo. Essa amizade do neo deputado estadual com a prefeita vem de longas décadas desde os tempos de militância politica de Célia Rocha e da então deputada federal Ceci Cunha. No desfile em comemoração à emancipação política de Arapiraca no último dia 30, Rodrigo Cunha era presença de destaque ao lado da gestora. 

 


Vila Limoeiro

 

A histórica Vila Limoeiro, banhada pelo rio São Francisco, será palco, nesta sexta-feira (13), das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do resistente Lindauro Costa, um filho  ilustre da terra, proprietário rural de ideologia comunista que logo após o Golpe Militar de 1964 foi preso e perseguido pelo regime repressor.Segundo a programação, as comemorações terão início às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, com a solenidade de entrega da Comenda Bráulio Cavalcante ao representante da família do saudoso Lindauro Costa, sendo esta proposição de autoria do vereador Eliezer Farias.

 

Inauguração e desfile

 

À tarde, a partir das 14 horas, o prefeito Jorge Dantas estará inaugurando as obras de reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Lindauro Costa e o sinal  da Praça Digital, no centro da Vila. Logo em seguida, acontecerá um desfile escolar com a participação da banda fanfarra da referida escola, além de outras ações.  

 


Entusiasta

 

Lindauro Costa nasceu na Vila Limoeiro, em 15 de novembro de 1915, e faleceu no dia 9 de fevereiro de 2003, aos 88 anos, em decorrência de uma enfermidade na próstata. Ele foi um grande entusiasta da doutrina de Karl Marx e um dos grandes incentivadores da derrocada do coronelismo político em Pão de Açúcar, no ano de 1992, abrindo as portas de sua residência aos grupos que chegavam a Vila Limoeiro para realizar comícios e outras manifestações políticas em prol da implantação da democracia em Pão de Açúcar, sendo Jorge Dantas um dos ativistas que receberam o seu apoio, na época.

 


Imortalizado

 

“Lindauro Costa está imortalizado porque foi um abnegado e resistente na luta em prol de um Pão de Açúcar livre e  democrático”, disse o prefeito Jorge Dantas.

 

PELO INTERIOR

 

... Ainda Arapiraca: “Fomos muito bem atendidas pelos profissionais que aqui atuam e espero realizar mais consultas com ela no CEO para que minha filha continue sorrindo”, conta Maria Barbosa, mãe de Deyse. Esta última  tem paralisia e epilepsia e já integrou por seis anos a Pestalozzi, sendo hoje atendida no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).

 


... Segundo a coordenadora de Saúde Bucal e gerente do CEO, Hellyclécia Albuquerque, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) encaminham os usuários até lá.

 


... Dispondo de seis modernos consultórios odontológicos com 17 dentistas, o Centro trabalha junto a especializações em endodontia, periodontia, prótese, cirurgia bucomaxilofacial e atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais.  

 


Na quarta (11), a prefeita Célia Rocha fez uma visita ao local. “Fiquei encantada com o trabalho desenvolvido no Centro de Especialidades Odontológicas e de ter encontrado profissionais tão qualificados, motivados e sorridentes. Estamos investindo muito na Saúde, mas de forma muito clara no atendimento humanizado e eficaz. Os recursos têm que ser otimizados para que sejam sempre os mais necessitados os atendidos”, diz.  

 

... Novos equipamentos foram adquiridos este ano pela Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (SME), após investimento na ordem de R$ 434.826,50, a fim de uma melhor assistência à população. Isto deu um novo impulso na qualificação do atendimento odontológico oferecido aos arapiraquenses, nas UBS e no CEO.

 


... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, e Casa Integrada do Trabalho - Sine /CCPAR, está realizando cursos profissionalizantes voltados para jovens e adultos que almejam a inserção no mercado de trabalho.

 


... Desejamos aos nossos leitores um excelente fim de semana, cheio de paz e tranquilidade. Quanto aos desafetos... Deixa pra lá. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia