Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 835 / 2015

26/08/2015 - 20:18:00

Professor acusado de preconceito é demitido da Unit

Ex-coordenador do Curso de Comunicação da faculdade usou termos pejorativos contra estudante

Da redação

O publicitário Raphael Pereira Fernandes de Araújo foi demitido da Universidade Tiradentes, antiga Fits, após voltar de férias. O então coordenador do Curso de Comunicação do estabelecimento de ensino superior foi acusado pela estudante de jornalismo Jullyane Caldas de Farias Matos de atos de preconceito, discriminação e difamação. 

O fato ocorreu quando Jullyane foi entrevistada para a realização de um evento da faculdade – que já se tornou tradicional –, e esse material seria veiculado como divulgação institucional. Poucos dias depois de a estudante do segundo período de Jornalismo dar o depoimento, o professor Raphael Araújo pediu que o vídeo fosse retirado do ar, sob a alegação de que a imagem de Jullyane não poderia ser “associada” ao evento. 

A medida foi tomada porque Jullyane é modelo e recentemente realizou um ensaio sensual. Logo, a imagem da estudante não poderia aparecer. O fato ganhou notoriedade quando Raphael Araújo foi flagrado em diversos áudios usando palavras de baixo calão e termos pejorativos contra a aluna. 

“Tudo que a gente não quer é que uma doida que tá dando o rabo por aí por alguém estrague o evento. [...] No vídeo do ‘É culpa da mídia’, que são as pessoas entrevistando; eu preciso que ele seja retirado do ar, devido mais um problema de compartilhamento de fotos de ‘putaria’ e sacanagem de uma das pessoas que é entrevistada”. Esses foram os termos utilizados por Raphael .

Jullyane Caldas de Farias Matos informou todos os fatos à ouvidoria da Unit e entrou com ação de danos morais contra Raphael Araújo. “A Unit fez o seu papel quanto instituição; demitiu o ex-coordenador. Espero que esse fato sirva de lição para que o preconceito não volte a ocorrer nessa ou em qualquer outra instituição de ensino. Vou aguardar, agora, a decisão da Justiça sobre a ação que foi impetrada”, colocou Jullyane. 

Por fim, a estudante destacou que foi procurada por várias pessoas na Unit parabenizando pela sua coragem de expor o fato e não temer qualquer tipo de represália por se tratar de um coordenador de curso.  

O QUE DIZ O EX-COORDENADOR  

Após a sua demissão, Raphael usou uma rede social para se colocar: “Eu só tenho a agradecer aos dois maravilhosos anos que estive à frente da coordenação dos cursos de Comunicação da Unit. Uma grande escola! Aprendi muito! Hoje, sou o espelho do aprendizado que obtive nessa instituição. Todos os ensinamentos irão ser lembrados por onde estiver, bem como todos os amigos/irmãos que cultivei nesse tempo”. 

Em outro trecho, o publicitário reflete: “Entendam que blogs e sites de mídia estão o tempo todo criando conteúdo enganoso. Pessoas estão perdendo seu tempo sendo atraídas por iscas baratas e retroalimentando o fluxo de informações distorcidas com seus comentários desinformados. Da próxima vez que aparecer uma notícia chocante, valorize sua atenção e não faça interpretações preguiçosas que possam influenciar outros desinformados. A vida das pessoas não é uma brincadeira para ser tratada como tal”.

 Por fim, ele destacou: “Todos acreditam ser justiceiros hoje em dia, com preocupações rasas em saber dos fatos, dos atos, das pessoas. Uma pessoa não pode julgar outras só porque elas pecam de uma forma diferente da sua. Toda informação deve ser tratada com cautela profissional e ética. Notícias de verdade retratam fatos, versões, pesquisas, fontes. O que está acontecendo, atualmente, é que muitos fazem da notícia um produto instantâneo, que rende “curtidas” e comentários”. 

RESPOSTA DA UNIT 

A reportagem do jornal Extra entrou em contato com a assessoria de comunicação da Unit para confirmar a demissão de Raphael pela polêmica envolvendo a estudante e obteve a seguinte resposta: “Por uma questão ética, o Centro Universitário Tiradentes (Unit) não comenta demissões de colaboradores”.

A comunicação da Unit adiantou que a nova coordenadora de comunicação é Valná Dantas, que é formada em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing Estratégico. Ela é, também, proprietária da Revista Due e diretora de Marketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos Alagoas – ABRH/AL. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia